28 de ago. de 2022

Mais uma app da Apple que poderá ser removida do iPhone! Descubra qual é


 O ecossistema da Apple assenta muito nas apps que disponibiliza para dispositivos como o iPhone ou o iPad. Por norma estes são peças fundamentais dos seus sistemas e por isso nem sempre podem ser removidos.

Claro que a Apple tem aberto mais a sua estrutura e já dá aos utilizadores alguma liberdade. Agora, e segundo foi descoberto, poderá haver uma nova app que poderá ser removida. Venha descobrir qual é a próxima eleita da gigante de Cupertino. 

Apple Wallet iOS iPhone iPadOS

A Apple tem estado muito ativa nos desenvolvimentos das novas versões dos seus sistemas operativos. Isso leva a que surjam novidades, muitas delas de forma não oficial, mas presentes no código destas novas versões.

Foi assim, e com a primeira versão de testes do iPadOS 16.1, que se percebeu que muito em breve a app Wallet da Apple poderá ser removida. Tendo o iOS uma base comum com o sistema do iPad, é esperado que esta mudança transite também para a versão dedicada ao iPhone.

Por agora, e tomando como base o código presente, é possível ver mensagens que o iOS e o iPadOS virá a usar. Estas focam-se no Apple Wallet e mostram o que poderá ser mostrado ao utilizador se tentar realizar um pagamento ou usar uma das funcionalidades desta app.

Ainda é muito cedo para saber se esta será uma mudança que irá avançar ou se a Apple a está apenas a testar. Fica ainda por esclarecer se será algo que se limitará ao iPadOS ou se vai, como esperado, ser alargado para o iOS e para o iPhone.

Apple Wallet iOS iPhone iPadOS

Não se sabe a razão para esta mudança por parte da Apple, mas há já quem esteja a apresentar justificações. Poderá ser a forma desta gigante evitar problemas com as autoridades e assim impedir que seja acusada de posições monopolistas, como se tem vindo a avançar.

Com o iOS 16 praticamente pronto, a Apple deverá focar-se de seguida na versão seguinte. Já se sabe que o iPadOS chegará mais tarde e provavelmente a empresa irá alinhar as versões e apresentar mais novidades quando os novos iPad forem revelados.

Fonte: Pplware.

iPhone 14 com novo visual: o que esperar do lançamento da Apple


 A Apple marcou a data oficial para realizar o evento de lançamento do tão esperado iPhone 14, além de algumas outras novidades que devem marcar presença na apresentação, como a nova geração do Apple Watch.

Pensando nisso, o TecMundo elaborou uma compilado do que podemos esperar do evento Far Out no próximo dia 7 de setembro, em pleno feriado nacional, às 14h no horário de Brasília.

iPhone 14 de visual novo

k AppleInsider/reprodução 

iPhone 14 certamente será a grande estrela do evento da Apple, que volta a ser presencial em Cupertino, Califórnia (EUA). A nova geração de smartphones já é especulada há muito tempo e deve trazer algumas mudanças importantes para os usuários.

A companhia deve apresentar quatro novos modelos: o iPhone 14 padrão de 6,1 polegadas; iPhone 14 Max de 6,7"; iPhone 14 Pro de 6,1"; e o iPhone 14 Pro Max, também de 6,7". Caso você esteja sentindo falta de algum modelo, neste ano possivelmente não teremos um iPhone 14 mini, visto que a procura pela geração anterior, o iPhone 13 mini, não foi de encontro com as expectativas financeiras da Apple.

De acordo com alguns rumores, os modelos base e o iPhone 14 Max receberão o processador A15, o mesmo usando nas versões mais parrudas da geração atual. O destaque fica para os iPhone 14 Pro e 14 Pro Max, que podem estrear o A16. O novo chip deve ser um dos primeiros a ser lançado com litografia de 3nm da TSMC, oferecendo mais performance, eficiência energética e vida útil para a bateria, além de ter melhorias em IA.

Além da poderosa CPU, podemos esperar 6 GB de RAM LPDDR5 nos modelos Pro e Pro Max. Isso também seria uma grande novidade para os consumidores, visto que a Apple nunca lançou um smartphone com essa quantidade de RAM. Com isso, os principais especialistas da indústria sugerem que finalmente também devemos ver um sensor de câmera principal de 48 MP.

a MacWorld/reprodução 

Por fim, os modelos topo de linha da família iPhone 14 podem trazer mudanças importantes no visual. Se os rumores estiverem corretos, o notch que abriga a câmera frontal será removido, e entra em cena um entalhe em formato de pílula, como demonstrado na imagem abaixo.

Apple Watch Series 8, SE 2 e 8 Pro

s Jon Prosser/Ian Zelbo: reprodução 

Já faz algum tempo que alguns insiders afirmam que a companhia iria anunciar pelo menos três novos smartwatches em um evento no fim do ano. Agora, as fichas ficam centralizadas para a revelação do Apple Watch Series 8, 8 Pro e o SE 2.

Para o Watch 8, é esperado que a empresa não faça mudanças drásticas no tamanho ou visual, mantendo as opções de 41 e 45mm. No entanto, alguns analistas sugerem que uma versão com tela maior está sendo desenvolvida. Ademais, não seria surpresa se a Apple anunciasse um modelo com acabamento reforçado para esportistas radicais, segundo informações da Bloomberg, que pode ser considerado como o Apple Watch Series 8 Pro.

Dentre as novas características, o novo relógio deve trazer sensor de temperatura corporal, nível de glicose, pressão sanguínea e um detector de acidentes de carros. A respeito das especificações, o Apple Watch Series 8 pode ganhar um processador muito similar com a geração anterior, sem grandes novidades nesse campo.

Para o Watch SE 2, o aparelho mais em conta da linha de relógios inteligentes deve trazer sensor de nível de oxigenação do sangue e eletrocardiograma, mas sem o sensor de temperatura. O chip utilizado deve ser o mesmo do Series 8, e fora isso, não devemos esperar mudanças radicais.

AirPods Pro 2

s MacRumors/reprodução 

No evento de setembro, também é esperado que a Apple anuncie o esperado AirPods Pro 2. O modelo deve contar com processador H1, e terá suporte ao CODEC de áudio LC3 e conexão Bluetooth 5.2.

O LC3 é um codec criado para garantir mais estabilidade na transmissão de dados em redes sem fio. Dessa forma, será possível transmitir e receber arquivos de áudio com maior bitrate, e consequentemente, maior qualidade.

iOS 16

No panteão de sistemas operacionais da Apple, essa é uma incógnita maior para o evento. A Apple já está cozinhando o iOS 16 há alguns meses, então é provável que vejamos o software junto ao iPhone 14 em setembro, sem nenhuma surpresa.

iPads e Macs só em outubro

Por fim, se o que você queria ver é relacionado ao mundo dos iPads e Macs é bom esperar até outubro. Segundo novas informações da Bloomberg, a companhia está trabalhando em diversos produtos dessas linhas, mas o anúncio oficial só deve acontecer realmente a partir de outubro.

Fonte: Tecmundo.

Google, Twitter, Apple, Amazon e Facebook: qual empresa recolhe menos dados dos utilizadores?

 Atualmente, os dados dos utilizadores são o ouro da internet. Saber quem navega, o sexo, a idade, as preferências e compras, são essenciais para as empresas que vendem publicidade, como a Google e outras plataformas digitais. Então, qual será a empresa que recolhe menos e que mais cuidado tem com o utilizador?

Há um estudo que coloca lado a lado as 5 maiores empresas: Google, Twitter, Apple, Amazon e Facebook.

Ilustração de privacidade Google

Apple é a que mais "respeita" o utilizador

A Apple é conhecida pelo seu empenho na privacidade, afirmando mesmo que é um "direito humano fundamental". Diferente da maioria das empresas Big Tech, a Apple diz que não é uma empresa dirigida por anúncios, o que significa que não precisa de recolher os seus dados para vender produtos, ainda que as mais recentes notícias possam fazer questionar tal afirmação.

Agora, um novo estudo mostra que, de facto, a empresa de Cupertino é a que recolhe menos dados em comparação com outras empresas.

imagem de campanha da Apple pela privacidade

Segundo a análise da StockApps, das cinco maiores empresas digitais, que incluem Google, Twitter, Apple, Amazon, e Facebook, a Google recolhe o maior número de dados relacionados com os seus utilizadores.

Enquanto a Google recolhe 39 pontos de dados por cada utilizador, a Apple apenas recolhe 12. Nesta análise importa também verificar um dado interessante: a análise da StockApp mostra que o Facebook recolhe apenas dois pontos a mais do que a Apple.

Então o Facebook também recolhe poucos dados dos utilizadores?

Na verdade, e como é referido no relatório da StockApp, o utilizador é que "dá ao Facebook esses dados."

Tanto o Twitter como o Facebook guardam mais informação do que precisam. No entanto, com o Facebook, a maior parte dos dados que armazenam são informações que os utilizadores introduzem.

De acordo com o estudo, a Apple apenas armazena a informação necessária para manter as contas dos utilizadores.

A Apple está numa liga acima da Amazon na proteção da privacidade dos utilizadores. É a empresa mais atenta à privacidade que existe. A Apple apenas armazena a informação necessária para manter as contas dos utilizadores. Isto porque o seu website não depende tanto das receitas de publicidade como o Google, Twitter, e Facebook.

A StockApp diz que "cada uma destas empresas de dados centra-se numa categoria particular de dados e não na quantidade de dados. A Google recolhe mais tipos diferentes de informação para utilizadores individuais.

A gigante das pesquisas precisa destes dados para vender publicidade direcionada, em vez de confiar em localizadores de terceiros.

Recomendações de segurança?

Contra este tipo de recolha, principalmente aquela que é feita de forma intrusiva, há algumas leis já a tentar regular. Contudo, há outras formas de podermos agir.

Para quem elaborou o estudo, uma dessas formas é usar aplicações que elas próprias tenham políticas de privacidade mais aguerridas. Um dos exemplos dados é a utilização do navegador DuckDuckGo em vez do Google Chrome.

Um dos grandes alertas, segundo a StockApp, é que o Google "mantenha os locais específicos dos utilizadores", dizendo que é uma "grande preocupação". Sim, porque mais que saber onde navega o utilizador, o Google quer saber onde está fisicamente essa pessoa, a sua morada.

Devido à sua importância na ligação dos perfis online e offline dos consumidores, os dados de localização são um tema muito debatido em matéria de privacidade de dados.

Portanto, além daquilo que o utilizador faz online, a Google quer saber onde está esse cidadão, onde mora, para onde se desloca, quais são os seus horários e muita outra informação que desenha o tipo de consumidor.

Fonte: Pplware.

10 notícias mais importantes da semana (22/08 a 26/08)

 

Bom dia! Para se manter atualizado neste início de sabadão (27), o TecMundo separou tudo o que rolou de mais importante nesta semana (22 a 26 de agosto). Além de várias notícias sobre tecnologia e ciência, o mundo do entretenimento e dos games também foram bastante movimentados no período.

Logo na segunda-feira (22), o Nubank anunciou a criação do Nunos, um programa de recompensas com cupons e descontos. Na quarta-feira (24), a Apple revelou a data de quando apresentará o iPhone 14. Nesta sexta-feira (26), a HBO anunciou a renovação de House of the Dragon para uma 2ª temporada.

Esse foi só um aperitivo de tudo o que bombou! Confira, abaixo, tudo o que rolou de mais importante na semana. Para acessar cada notícia na íntegra, basta clicar nos links a seguir.

1. Nubank cria programa de recompensas Nunos com cupons e descontos. A iniciativa do Nubank, chamada de Nunos, incentiva o cliente a concentrar as operações financeiras no banco; confira os detalhes.

2. Álbum da Copa: figurinha rara de Neymar pode custar até R$ 9 mil. O cromo extra do craque do PSG é considerado raro e bastante disputado pelos colecionadores do álbum da Copa do Mundo 2022.

3. Euro perde paridade com o dólar pela primeira vez em 20 anos. Movimento financeiro representa temor do mercado frente ao controle da Rússia sob o gás natural e o petróleo na Europa; entenda.

4. Congresso dos EUA admite que existem OVNIs não feitos por humanos. Documento do orçamento do Pentágono afirma que ameaças estão crescendo exponencialmente.

5. iPhone 14: Apple marca evento de lançamento para dia 7. Nova geração do celular da Apple, o iPhone 14 já tem data para ser apresentado! Saiba mais detalhes sobre o evento.

6. Gamescom 2022: confira tudo o que rolou na Opening Night Live!Foram reveladas novidades de dezenas de jogos; confira!

7. WhatsApp só lançará Comunidades no Brasil em 2023. O aplicativo de mensagens WhatsApp confirmou ao MPF que a função de Comunidades não chega neste ano ao país, para evitar complicações nas eleições de 2022.

8. TSE anuncia que eleitor deverá entregar celular antes de votar. A depender da decisão do juiz eleitoral, o eleitor também poderá ser revistado com auxílio de um detector de metais; saiba mais detalhes.

9. House of the Dragon é renovada para a 2ª temporada pela HBO. A renovação de House of the Dragon já era esperada, já que a estreia teve boa repercussão nas redes sociais e entre os críticos.

10. 'Doença do tatu': o mal que matou um adolescente no Piauí. A cidade de Simões confirmou a morte de um adolescente pela chamada 'doença do tatu', nome popular dado à paracoccidioidomicose.

Fonte: Tecmundo.

Conectividade via satélite no iPhone 14? Novo rumor aponta isso como novidade da Apple

 Não é nova a ideia de que a Apple poderá trazer para o novo iPhone conectividade via satélite. Este é um rumor já avançado antes, mas que agora ganha nova força graças a uma interessante movimentação do mercado.

Depois da SpaceX e da T-Mobile apresentarem esta novidade, há agora quem aponte esse como um novo caminho para a Apple. Esta deverá ser uma das novidades da próxima keynote, sendo um serviço para o iPhone 14, em parceria com a Globalstar.

iPhone Apple conetividade satélite Globalstar

Uma surpresa da Apple para o iPhone 14

Os serviços de conetividade via satélite estão agora a ganhar força, em especial com o impulso que a Starlink e Elon Musk estão a dar a este serviço. Estes parecem estar a ganhar novas áreas, segundo a apresentação agora feita pela SpaceX e a T-Mobile, que poderá estar a antecipar a novidade da Apple.

A grande (potencial) novidade está agora a ser avançada por Tim Farrar, fruto da análise de uma nova informação partilhada. A operadora escolhida para esta novidade da Apple deverá ser a Globalstar e o serviço que oferece aos seus clientes.

Globalstar traz conectividade via satélite

Para fornecer o serviço, a Globalstar irá fazer uso da sua constelação reduzida de satélites, que comprou recentemente. São 17 satélites, adquiridos em fevereiro, e vão ter serviço para "dar continuidade do serviço a um potencial cliente".

De notar que esta conectividade via satélite não servirá para dar acesso à Internet no iPhone 14. Irá permitir o envio de mensagens SMS e MMS mesmo que não exista cobertura móvel, e sem qualquer custo adicional, embora seja possível que essas mensagens sejam reservadas para momentos de emergência e não para uso diário.

iPhone Apple conetividade satélite Globalstar

SMS e MMS grátis, mas mais pode vir em breve

Alguns serviços de mensagens adicionais também podem funcionar para dar suporte ao serviço. Esta adição não deve aumentar os custos se o próprio iPhone 14 já incluir o chip necessário para torná-lo possível. A questão permanece se isso também poderia ser possível com chamadas.

Curiosamente, o convite da Apple para a keynote "Far Out" é inspirado no espaço. Este poderá ser o sinal de que o iPhone 14 possa vir a ter conectividade via satélite. Apenas no dia 7 de setembro tudo será conhecido, dando a Apple certamente um destaque grande a esta novidade.

Fonte: Pplware.