22 de set. de 2021

Surgem os problemas no iOS 15? Utilizadores queixam-se de alerta de falta de espaço

 Após meses de desenvolvimento, o iOS 15 e o iPadOS são já uma realidade acessível a todos. Estes sistemas da Apple, dedicado ao iPhone e ao iPad, trazem um conjunto de novidades importantes e que eram já esperadas pelos utilizadores.

Se tudo parecia correr bem com o que oferecem e com a atualização, a realidade está a ser diferente. Há já queixas de problemas, que surgem no armazenamento. Mesmo com espaço disponível, o iOS 15 e o iPadOS 15 mostram notificações de falta de espaço no iPhone e no iPad.

iOS 15 iPhone iPadOS 15 iPad problemas

Tal como é normal na Apple e nos seus equipamentos, a instalação das novas versões do iOS e do iPadOS é um processo simples e rápido. Não eram esperados problemas e nem falhas nos sistemas, até porque estiveram meses a ser desenvolvidos.

A verdade é que a Internet está a ser inundada de queixas de utilizadores. Estes recorrem às redes sociais para relatar um problema anormal e que não era de todo esperado. Os relatos acumulam-se, sem que a Apple ainda se tenha manifestado.

O que os relatos mostram é que surge um alerta a muitos utilizadores, que relata a falta de espaço de armazenamento disponível no iPhone ou no iPad. Este é errado e incorreto, havendo espaço livre e que resulta num erro do iOS 15 e do iPadOS 15.

A piorar as coisas, esta notificação não pode ser ignorada ou removida. Ao carregar no alerta, o utilizador é encaminhado para a zona das definições onde pode ter acesso à informação do espaço livre, onde existe muito espaço que pode ser usado.

O que o suporte da Apple recomenda aos utilizadores com este problema é que reiniciem os seus equipamentos. Esta ação, do que é também indicado, não tem nenhum resultado prático e o problema continua a manifestar-se.

Além deste problema, existem outros relatados, todos associados à informação do espaço disponível no iPhone e no iPad. Têm um menor impacto, mas são igualmente incómodos. Provavelmente a versão 15.1, já em testes, poderá resolver estes problemas, deixando bem longe o cenário que aconteceu quando o iOS 14 começou a ser usado.

Fonte: Pplware.

Apple oferece 6 meses de Apple Music gratuitos para proprietários de AirPods e Beats

 A Apple está a estender o período de teste do seu serviço Apple Music de 3 para 6 meses aos proprietários de AirPods e Beats. Esta promoção pretende atrair mais utilizadores ao serviço de streaming de música da empresa e também beneficiar, pelo menos enquanto durar a promoção, os utilizadores estes auscultadores da Apple.

A Apple tem feito estas promoções nos seus serviços quando os utilizadores compram dispositivos Apple. Por exemplo, quem comprar um iPhone ou iPad ou Apple TV, terá 3 meses gratuitos de Apple TV+.

Imagem AirPods com Apple Music gratuito 6 meses

AirPods dão 6 meses de Apple Music gratuitos

A Apple está a promover os seus auscultadores com um bónus de 6 meses para quem comprar os AirPods, AirPods Pro, AirPods Max e Beats. Apesar da informação ainda não estar disponível em Portugal, contactamos a Apple que nos informou que esta promoção elege os compradores e utilizadores portugueses.

Segundo as informações, os utilizadores que comprarem estes dispositivos terão 90 dias para ativar a promoção. Os dispositivos iPhone ou iPad que ativarem estes auscultadores terão de ter o iOS 15.

Imagem AirPods e Beats disponíveis na promoção

É de realçar que esta promoção está disponível quer para quem vai comprar os auscultadores, como para quem já comprou, mas os que já têm Apple Music não estão elegíveis nesta promoção.

Estimado Sr. Vitor Martins, boa tarde,

No seguimento da sua consulta, venho por este meio enviar-lhe a informação que dispomos.

Depois de emparelhar o seu dispositivo de áudio qualificado com um iPhone ou iPad a executar o iOS 15 ou iPadOS 15, os clientes podem iniciar a aplicação Apple Music e fazer login com o seu ID Apple. Se elegíveis, receberão a oferta de 6 meses.

Os clientes também podem ter acesso ao separador Ouvir agora para resgatar a oferta de 6 meses no seu iPhone ou iPad. Os clientes qualificados também podem receber notificações para resgatar por e-mail, notificações push e mensagens na aplicação.

Esta oferta não está disponível atualmente no Android.

Portanto, o valor mensal desta assinatura é de 6,99 € o que configura uma oferta de cerca de 42 euros na compra de uns auscultados AirPods ou Beats.

Os dispositivos elegíveis incluem:

  • AirPods (segunda geração)
  • AirPods Pro
  • AirPods Max
  • Powerbeats Pro
  • Powerbeats
  • Beats Solo Pro
  • Beats Studio Buds

A Apple disponibilizou nesta página toda a informação necessária.


Fonte: Pplware.

Precisa de uma ferramenta poderosa para gravar o ecrã? Conheça o Joyoshare VidiKit

Os tempos que correm ainda não permitem voltar à normalidade, a simplicidade que era mostrar algo a um colega de trabalho em pleno escritório ou de trabalhar em grupo na universidade. Nesta nova normalidade, há alguns passos adicionais para que isso aconteça, passando pela partilha de ecrã numa videochamada ou pela criação de uma gravação em vídeo.

Hoje damos a conhecer uma ferramenta capaz não só de fazer captura de ecrã e som, mas também de fazer edição básica e conversão de vídeo. Conheça o Joyoshare VidiKit.

Precisa de uma ferramenta poderosa para gravar o ecrã? Conheça o Joyoshare VidiKit

Este tipo de software tem uma utilidade diária. Começando pelas tarefas mais simples, como mostrar os passos para uma determinada tarefa ou preparar uma demonstração ou apresentação, esta ferramenta permite ir mais longe e gravar aqueles vídeos que não permitem fazer download, ou mesmo gravar uma videochamada de forma simples e sem complicações.

O Joyoshare VidiKit é um software gravador de ecrã que permite fazê-lo de forma muito prática e intuitiva, quer seja para Windows ou para Mac OS. Além disso, também permite fazer cortes em vídeo, juntar vídeos, converter e até comprimir, algo que poderá ser determinante em algumas situações.

 

A gravação do ecrã no Joyoshare VidiKit

A funcionalidade que mais se destaca no Joyoshare VidiKit é precisamente a gravação do ecrã, permitindo definir com precisão a área que quer gravar, o som que pretende incluir nessa gravação e a qualidade pretendida no vídeo final.

Permite gravar vídeo em diversos formatos, com uma grande abrangência na compatibilidade de dispositivos onde se vai pretender reproduzir esse conteúdo, incluindo ainda os mais populares serviços e formatos de vídeo na Web. São cerca de 100 configurações pré-definidas, agrupadas em 4 categorias, que pretendem garantir que não terá problemas na reprodução do conteúdo.

E claro, além de vídeo e vídeo com som, permite também gravar apenas som, quer a partir do microfone, quer a partir do som do próprio sistema.

Na gravação de vídeo, pode definir manualmente parâmetros como o Codec, a resolução, taxa de imagens, taxa de bits e qualidade. Já no som, pode definir o Codec, canais (mono/stereo), taxa de amostragem e taxa de bits.

 

Como gravar o ecrã no Windows ou Mac OS

Após abrir o Joyoshare VidiKit, precisa apenas de clicar em Screen Recorder, disponível na secção Record.

Surgirá então uma pequena janela onde pode definir a área de captura, ativar ou desativar a captura de som do sistema e/ou do microfone, e iniciar a gravação de vídeo+som ou apenas som.

Para definir a área de captura, só tem que clicar no retângulo a tracejado para ativar a seleção de área no ecrã. Tanto pode definir uma resolução específica, disponível no menu suspenso junto ao botão, ou então ajustar a área de captura manualmente. 

Se quiser ajustar outras opções mais, basta clicar na roda dentada. A janela é imediatamente expandida, mostrando opções como o formato de captura, adicionar marca de água, duração da gravação ou agendamento, e o comportamento do cursor.

Assim que tudo estiver definido a seu gosto, basta clicar no botão REC.

Adicionalmente, no canto superior direito existe um botão que permite aceder ao histórico de gravação, podendo recuperar e rever todas as gravações anteriores.

 

Conversão, compressão, reparação e ajuste de vídeos

O Joyoshare VidiKit, por se tratar precisamente de um kit, tal como o nome sugere, inclui outras sub-aplicações que alargam a abrangência desta ferramenta.

Assim, tem disponíveis as seguintes sub-aplicações em Convert:

  • Video Converter: converter vídeo, áudio e DVD noutros formatos de vídeo, para que a reprodução possa ser feita convenientemente noutros dispositivos
  • Video Cutter: tem um vídeo que precisa de um corte no início e precisa de eliminar uma pequena gafe pelo meio? é esta a ferramenta
  • Video Joiner: junte os vídeos que quiser num só
  • Video Compressor: se o vídeo ocupa espaço em demasia, pode fazer uma redução de espaço ocupado em percentagem

Depois, na secção Repair, tem mais duas sub-aplicações que podem ser determinantes em algumas situações:

  • Video Repair: se tem vídeo ou áudio corrompido, que falha quando tenta iniciar a reprodução, com esta ferramenta conseguirá recuperar a maioria dos casos
  • Watermark Wizard: quer seja em imagem ou vídeo, poderá remover ou adicionar marca de água

 

Outras funcionalidades

Mas o Joyoshare VidiKit não se fica por aqui e oferece mais 3 sub-aplicações disponíveis em Other:

  • Media Player: é capaz de reproduzir todos os formatos de vídeo e áudio
  • HEIC Converter: converte fotos no formato HEIC para os formatos JPG ou PNG
  • LivePhoto Converter: converte LivePhoto (pequenos vídeos MOV ou MP4) em fotos

 

Em conclusão...

O Joyoshare VidiKit demonstrou ser um software muito simples e intuitivo de usar, disponibilizando as funcionalidades mais relevantes na gravação do ecrã, oferecendo ainda um conjunto muito útil de aplicações multimédia, num total de 11 sub-aplicações.

Como já referido, está disponível para Windows e Mac OS. Com a versão Trial poderá experimentar a quase totalidade das funcionalidades, podendo assim experimentar e comprovar a qualidade da gravação. A versão completa pode ser adquirida por cerca de 17€ ($19,95) num plano mensal, ou por cerca de 48€ ($55,95) em pagamento único. Pode ainda usufruir de um desconto de 30% utilizando o código de desconto Pplware30, válido para todas as modalidades disponíveis e durante 2 semanas.

Joyoshare VidiKit

Homepage: Joyoshare Software

SO: Windows | Mac OS