17 de mai. de 2023

iPhone 16 Pro terá telas maiores, novo Face ID e zoom maior, diz analista


 A quatro meses do possível lançamento da linha iPhone 15, já começam a pipocar notícias sobre mudanças que poderão chegar no iPhone 16. Até agora, já se falou no tamanho tela — que viria com 6,9 polegadas no modelo Pro —, além de uma suposta introdução de botões hápticos, que respondem ao toque através de uma leve vibração.

Na terça-feira (16), surgiram mais rumores, desta vez através do analista Ming-Chi Kuo, especialista em Apple, que compartilhou suas descobertas sobre os futuros iPhone 16 Pro e "16 Pro Plus" (ou Pro Max/Ultra). Ele deu ênfase às telas e câmeras dos novos dispositivos.

O analista de mercado da TF International afirma que o modelo Pro oferecerá uma tela de 6,3 polegadas, ao passo que o Pro Max virá com uma tela de 6,9 polegadas. Isso significa um acréscimo de 0,2 polegadas, ou pouco mais de meio centímetro, quando comparado às dimensões dos atuais iPhone 14 Pro.

Novas câmeras e novo fornecedor

Uma primeira consequência do aumento do tamanho das telas é que os engenheiros da Apple poderão incorporar novos modelos de câmera. Ming-Chi Kuo confirma isso e informa que o iPhone 16 Pro terá uma lente periscópio (colocada em uma posição perpendicular em relação ao sensor), que poderá oferecer um zoom óptico de até 5-6x.

Em um tweet, o analista explica que essas lentes já seriam fabricadas pela holding Cowell, de Hong-Kong, que seria "a principal beneficiária da possível saída da Sharp da cadeia de suprimentos do iPhone CCM [Compact Camera Module]".

Finalmente, Ming-Chi Kuo falou sobre uma solução de identificação facial que ficaria embutida sob a tela do dispositivo. A tecnologia permitiria ao aparelho capturar a imagem do rosto do usuário através do display.

Fonte: Tecmundo.



iPhone da Apple continua a conquistar cada vez mais utilizadores Android

 O ecossistema Android é gigante e tem uma enorme expressão por todo o mundo. Contudo, sempre ouvimos falar nos movimentos de troca do Android para o iPhone com maior expressividade que ao contrário e, mais que isso, da permanência subsequente no sistema da Apple. 

Apple continua a conquistar cada vez mais utilizadores Android

Um artigo recente da Counterpoint Research revela que os utilizadores do Android que migraram para o iOS, ajudaram a Apple a aumentar a sua participação mercado de smartphones nos Estados Unidos, mesmo com a contração do geral do mercado, nos primeiros meses do ano. Agora, um novo relatório da Consumer Intelligence Research Partners (CIRP) reforça esta ideia e revela a importância desta migração na última década para a Apple.

Apple continua a conquistar utilizadores fieis

A transição entre sistemas operativos móveis costuma ser encarada como um desafio para os proprietários de smartphones, levando a uma forte fidelidade ao sistema operativo atual. No entanto, nos últimos dois anos, houve um aumento percetível na proporção de novos utilizadores de iPhone, que anteriormente usavam dispositivos Android.

O CIRP analisou os dados de compra do iPhone nos últimos nove anos, levando em consideração os smartphones que os compradores do iPhone possuíam pouco antes de comprar o seu novo iPhone. Concluíram que, de março de 2022 a março de 2023, 15% dos indivíduos que compraram um iPhone indicaram que tinham mudado de um telefone Android, enquanto 83% afirmaram que permaneceram fiéis ao iPhone.

Contudo, a frequência de troca de Android diminuiu nos últimos nove anos. Durante os 12 meses anteriores a março de 2016, a taxa de compradores de iPhone que vieram do universo Android atingiu o seu pico, com 21%. Essa taxa diminuiu constantemente para 10% em março de 2020.

Desde então, houve um aumento gradual, chegando ao valor atual de 15%. A taxa de utilizadores de iPhone que compram consistentemente novos iPhones também aumentou de forma constante, o que revela bem a lealdade dos utilizadores Apple.

Ao contrário do que acontecia há 10 anos, hoje as alternativas ao Android e ao iOS são praticamente inexistentes. A Huawei não entra neste estudo que é relativo aos EUA, ao contrário do que poderia acontecer na Europa, uma vez que a sua HarmonyOS é a escolha de alguns utilizadores.

Fonte: Pplware.

Ex-funcionário da Apple acusado de roubar tecnologia de carros autónomos para a China

 Há muito que se fala no desenvolvimento de uma solução automóvel por parte da Apple e hoje essa é uma certeza, ainda que não se saiba ao certo o que esperar nem quando. Sabe-se agora que um ex-funcionário da Apple foi acusado de roubar parte dessa tecnologia da Apple para uma empresa chinesa ligada ao segmento dos carros autónomos. E este não é o primeiro caso.

Ilustração Apple Car

Segundo avança a CNBC, esta é a terceira pessoa que trabalhava para a Apple que está a ser acusada de roubo de informação confidencial relacionada com o desenvolvimento de tecnologias para carros autónomos.

Tecnologias para carros autónomos da Apple valiosas para a China

Um tribunal federal no Distrito Norte da Califórnia abriu acusações contra Weibao Wang, um ex-engenheiro de software da Apple. Wang começou a trabalhar na empresa em 2016 como parte de uma equipa que desenvolvia hardware e software para sistemas autónomos – tecnologia que poderia vir a ser utilizada em carros autónomos.

De acordo com a acusação, em novembro de 2017, Wang aceitou um emprego numa subsidiária americana de uma empresa chinesa que desenvolvia carros autónomos, mas esperou mais de quatro meses para dizer à Apple que se ia demitir. Depois de deixou a Apple em abril de 2018, a empresa descobriu que ele "acedeu a grandes quantidades de informações proprietárias e confidenciais" antes da sua saída, tal como diz o Departamento de Justiça.

"Grandes quantidades de dados retirados da Apple" foram encontradas durante uma busca policial na residência de Weibao Wang em Mountain View em junho. Weibao Wang disse aos agentes que não planeava viajar, mas voltou para a China naquela noite, de acordo com a acusação.

O homem tem seis acusações de roubo ou tentativa de roubo de segredos comerciais. Enfrenta agora uma pena máxima de prisão de 10 anos e uma multa de 250.000 dólares por cada acusação. No entanto, para que tal seja executado é necessário extraditar Weibao Wang, que permanece na China.

Já são três os casos de roubo de informação confidencial para empresas da China

Esta é a terceira instância de um ex-funcionário da Apple sendo acusado de roubar segredos comerciais autónomos para entidades chinesas. Xiaolang Zhang, que trabalhou na Apple ao mesmo tempo que Wang, declarou-se culpado no ano passado do roubo de tecnologia da divisão de carros da Apple. Zhang foi detido no Aeroporto Internacional de San Jose em 2018 quando tentava embarcar num voo para a China.

Em 2019, outro ex-funcionário foi preso antes que pudesse fugir para a China. Jizhong Chen supostamente terá roubado tecnologia de carros autónomos para uma empresa chinesa. Neste caso, o homem declarou-se inocente e o processo continua a decorrer no tribunal federal.

Fonte: Pplware.