29 de jan. de 2022

Executivo do WhatsApp diz que empresa “adoraria” lançar a sua app para iPad

 Não é novidade que os utilizadores do iPad desejam que a empresa Meta desenvolva uma app para o iPadOS. Aliás, estranha-se como depois desta ter saído em iOS, ainda não exista para iPad. No entanto, percebemos melhor a razão depois de o executivo da empresa responsável pelo WhatsApp vir dizer que esta "adoraria" lançar a sua app para esta plataforma e para os utilizadores do iPadOS não perderem a esperança.

O iPad é desde sempre o tablet com mais utilizadores e desde há vários anos que tem apostado em servir um segmento mais profissional. Aqui faz falta esta app, até porque o serviço web... não é a mesma coisa!

Ilustração do WhatsApp no iPad da Apple

WhatsApp para iPad? Quando?

Numa entrevista ao site The Verge, o executivo do WhatsApp, Will Cathcart, disse que a Meta adoraria fazer uma app para a plataforma tablet da Apple.

As pessoas querem uma aplicação para iPad há muito tempo. Nós adoraríamos fazer isso.

Disse Cathcart.

Assim como o Instagram para o iPad, uma versão do WhatsApp para o tablet da Apple também tem estado há muito tempo na lista de desejos dos utilizadores. Contudo, Cathcart não avançou com qualquer ideia ou data de quando poderá acontecer.

O máximo que se poderá retirar das suas palavras é que não deverá estar longe esse dia, mas nada de compromissos com datas.

Trabalhamos muito na tecnologia para suportar vários dispositivos. A nossa web app e as nossas aplicações de desktop agora têm isso. Se eu tiver vários dispositivos ativados, posso desligar o meu telefone ou perder a minha conexão de rede e ainda receber mensagens na minha área de trabalho. Isso seria muito importante para uma aplicação para tablet, para poder usar a app mesmo que o telefone não esteja ligado. Portanto, a tecnologia subjacente está lá.

Explicou Cathcart, referindo-se ao lançamento do suporte opcional para vários dispositivospara o WhatsApp no ano passado.

 

Qual será então o impedimento?

Não é dito concretamente onde está o impedimento, O que é referido por este executivo da rede social é que por causa da maneira como o WhatsApp criptografa as mensagens, historicamente, não consegue sincronizar as conversas entre dispositivos pela Internet, como a maioria das outras aplicações de mensagens funciona.

Portanto, se o WhatsApp do seu telefone não tiver acesso à Internet, o cliente de desktop não funcionará. A versão beta do suporte a vários dispositivos permite sincronizar a sua conta do WhatsApp até quatro dispositivos em simultâneo, um processo que envolve o mapeamento de identificadores de dispositivo para uma chave de conta nos servidores do WhatsApp de maneira ainda criptografada.

Agora que existe esta tecnologia de sincronização, há uma boa hipótese de que um WhatsApp para iPad esteja finalmente no horizonte.

Fonte: Pplware.

Apple anunciou que já tem mais de 1,8 mil milhões de dispositivos ativos

 A mais recente apresentação de resultados da Apple revelou a excelente saúde financeira da empresa, mesmo num período em que o mercado estava limitado. Conseguiu inverter uma tendência e gerir de forma única esta crise.

Esse mesmo relatório tinha muito mais informação e no meio desta destacam-se alguns dados. Um dos mais interessantes está no número de dispositivos que a Apple tem ativos. Este ultrapassa já o valor dos 1,8 mil milhões e parece não ir abrandar.

Apple dispositivos ativos 2021 número

Há muitas métricas pelas quais a Apple pode ser avaliada. Estas vão muito para além dos resultados financeiros e mostram a dimensão da empresa em várias áreas, todas importantes e todas focadas nos utilizadores e na sua adesão à marca.

Apple tem 1,8 mil milhões de dispositivos

Assim, ficámos a saber que, como esperado, o número de dispositivos ativos da Apple cresceu durante o ano passado. Este atinge já um valor que supera os 1,8 mil milhões de dispositivos e espera-se que durante 2022 atinja os 2 mil milhões. Um dispositivo ativo é aquele que interagiu com um serviço Apple nos últimos 90 dias.

Apple dispositivos ativos 2021 número

Em termos de comparação, no início de 2021 a Apple contava com 1,65 mil milhões de dispositivos ativos, nos quais se encontravam o iPhone, iPod touch, iPad, Mac, Apple TV e o Apple Watch. Também em janeiro de 2020 esse número foi apresentado e situava-se nos 1,5 mil milhões de dispositivos ativos.

A concorrência tem número de ativos elevados

Na verdade, este valor está longe de um dos sistemas concorrente do que a Apple oferece. A Google revelou em maio de 2021 que existiam 3 mil milhões de smartphones Android ativos e a serem usados. Este número deverá ter crescido também de forma elevada ao longo de 2021.

Apple dispositivos ativos 2021 número

Também a Microsoft apresentou recentemente dados similares e revelou que tem 1,4 mil milhões de dispositivos a correr o Windows 11 e o Windows 11. Para este número de instalações ativas contam também as Xbox One e Xbox Series X / S.

Após um trimestre único, no fim de 2021, este é mais um número importante para a Apple. O seu número de utilizadores não para de crescer e isso fica também patente neste valor agora apresentado sobre dispositivos Apple ativos.

Fonte: Pplware.