17 de jun. de 2022

Reino Unido processa a Apple pela lentificação de 25 milhões de iPhones

 Já não é propriamente uma novidade que os modelos de iPhone antigos começavam a ficar mais lentos assim que novos smartphones da marca da maçã eram lançados no mercado. Esta é uma realidade que muitos utilizadores já reconheceram e com a qual, definitivamente, não concordam.

Assim sendo, agora o Reino Unido processou a Apple por limitar e desacelerar 25 milhões de iPhones dos seus habitantes.

iphone

Apple processada por lentificar iPhones no Reino Unido

De acordo com as mais recentes informações, o Reino Unido processou a Apple devido à limitação e lentificação dos seus iPhones. A ação judicial foi aberta pelo investigador Justin Gutmann, onde é exigido da marca da maçã 907 milhões de dólares para ocultar o software que desacelerou os iPhones em até 58%, o que afetou então 25 milhões de utilizadores britânicos.

Gutmann, que é um defensor dos direitos do consumidor, entrou com a ação no Tribunal de Apelação em matéria de Concorrência do Reino Unido com o objetivo de obter uma compensação pelos danos sofridos pelos britânicos com iPhones afetados pela limitação dos mesmos. Como seria de prever, trata-se de modelos de iPhones mais antigos, uma vez que em causa está uma ferramenta lançada no ano de 2017. Os modelos afetados pela limitação vão deste o iPhone 6 até ao iPhone X.

A ação pede assim que os 907 milhões de dólares sejam distribuídos pelos 25 milhões de utilizadores com os iPhones nestas condições.

Ferramenta para gestão da energia

Foi em 2017, com o iOS 10.2.1, que a Apple integrou recursos de gestão de energia para os iPhones mais antigos, como o iPhone 6, 6 Plus, 6S, 6S Plus, SE, 7, 7 Plus, 8, 8 Plus e o iPhone X. O objetivo era evitar que os equipamentos sofressem apagões inesperados em momentos de consumo máximo de energia quando as baterias já estavam gastas, ao mesmo tempo que contribuía para o aumento da autonomia.

Contudo, uma das consequências foi então a lentificação do sistema dos telefones, que se tornaram menos rápidos. E este recurso manteve-se até ao final de 2017, tendo depois a Apple reconhecido a revelado esta situação.

Mas, para Gutmann, a empresa da maçã integrou estes recursos para disfarçar o facto das baterias dos iPhones não conseguirem lidar com os requisitos das versões mais recentes do sistema operativo iOS. E em vez de recolher os equipamentos ou trocar as baterias, optou por adotar a referida ferramenta que os limitava. O defensor e investigador diz ainda que:

Em vez de fazer a coisa honrosa e legal para os seus clientes e oferecer uma substituição gratuita, serviço de reparo ou compensação, a Apple enganou as pessoas ao esconder uma ferramenta nas atualizações de software que desaceleravam os seus dispositivos em até 58%.

Ao The Guardian, a Apple enviou um comunicado onde garante que, no âmbito deste processo, a sua intenção nunca foi prejudicar o utilizador levando-o a comprar modelos mais recentes. "Nunca fizemos nada para encurtar intencionalmente a vida útil de qualquer produto da Apple ou degradar a experiência do utilizador para impulsionar as atualizações do cliente. O nosso objetivo sempre foi criar produtos que os nossos clientes adoram e fazer com que os iPhones durem o maior tempo possível", disse a empresa de Tim Cook.

Fonte: Pplware.

EUA: Mulher rastreou o namorado através dos AirTags da Apple e acabou por matá-lo

 Para além das notícias sobre as novidades tecnológicas, também existem com regularidade informações sobre situações insólitas e caricatas que acontecem neste segmento.

Recentemente foi então notícia o caso de uma mulher nos Estados Unidos da América que rastreou o namorado através dos AirTags da Apple. A situação não correu bem, e a mulher acabou mesmo por matar o companheiro.

Rastreia namorado com um AirTag da Apple

Os AirTags chegaram ao mercado no dia 20 de abril de 2021 e, para quem não conhece, tratam-se dos localizadores da Apple com o objetivo de ajudar os utilizadores a descobrir e localizar qualquer objeto onde seja colocado, como chaves, carteiras, malas. A localização é depois feita a partir do iPhone, onde o sistema lhe dirá o paradeiro daquilo que perdeu ou que não encontra.

No entanto, para pessoas mal intencionadas, tal tecnologia pode mesmo representar 'ouro sobre azul', uma vez que lhes permite das asas à imaginação e engendrar situações em que conseguem perseguir os seus alvos. E foi exatamente esse o caso que recentemente aconteceu nos Estados Unidos da América.

De acordo com as informações avançadas pelo canal Indianapolis Star, Garlyn Morris, uma mulher norte-americana de 26 anos residente no Estado de Indiana, rastreou o namorado, Andre Smith, também com 26 anos, através de um Apple AirTag, uma vez que suspeitava que o companheiro tinha um caso com outra mulher. O sucedido aconteceu no início deste mês e foi agora revelado devido à existência de mais detalhes dados pela acusada.

Segundo as suas declarações, a mulher confirmou que usou o dispositivo de localização da marca da maçã, o qual a levou a um bar - Tilly's Pub - onde o namorado se encontrava com outra mulher. Ao encarar aquela situação, o casal entrou numa acesa discussão, sendo depois expulsos do bar. Já no exterior, a mulher entrou no seu carro e embateu contra o namorado, atropelando-o por diversas vezes. Morris tentou ainda perseguir a outra mulher, no entanto foi bloqueada pela polícia que entretanto chegou ao local.

A mulher foi então detida pela Polícia Metropolitana de Indianápolis mas, lamentavelmente o namorado foi declarado como morto no local pelos Médicos do Corpo de Bombeiros da região, tendo o atropelamento sido a causa do óbito. Por sua vez, Morris foi então acusada de homicídio.

Embora esta seja uma situação pontual, já não é a primeira vez que relatos do género acontecem. Em março deste ano, por exemplo, demos a conhecer a história de um homem que rastreou o carro da namorada ao prender um Apple Watch no pneu do mesmo.

Fonte: Pplware.