27 de jul. de 2021

Ainda não instalou o Homebrew no seu macOS? Nem sabe o que perde…

 Já ouviu falar no poderoso Homebrew?  Na prática, o Homebrew é um gestor de pacotes para o macOS ao estilo dos que existem para Linux.

Isto que dizer que, com a instalação do Homebrew, pode facilmente instalar ferramentas no Terminal. Saiba como instalar este utilitário.

Ainda não instalou o Homebrew no seu macOS? Nem sabe o que perde...

Para quem é utilizador de sistemas Linux, uma das ferramentas que irá certamente gostar no macOS é o terminal. No macOS, este terminal não é tão completo como o que vem com as distribuições Linux. Há comandos que simplesmente não estão disponíveis mas isso resolve-se facilmente com o gestor de pacotes Homebrew.

Como instalar o Homebrew no seu macOS?

A instalação do Homebrew em qualquer versão do macOS  é uma tarefa relativamente simples. Para tal basta que siga os seguintes passos:

Depois de instalado, o utilizador facilmente pode instalar ferramentas no terminal e não só. Toda a documentação desta ferramenta está disponível aqui.

Instalar apps com o Homebrew

Para instalar um desses pacotes, basta usar o comando brew install. Por exemplo, para instalar o firefox basta que executem o comando brew cask install firefox.

No caso de instalarem outras ferramentas, e não conhecerem a sintaxe de utilização, podem sempre aceder ao manual da mesma usando o comando man (ex: man nmap). Relativamente ao Homebrew podem usar o comando brew help para saber como o podem usar.

Com o comando brew list podem aceder à lista de pacotes disponíveis. Obviamente, que atualizando os repositórios, podem instalar outras apps.

Podem também usar o perfil do Homebrew no Terminal.

Para outras operações, ao nível do gestor de pacotes brew, podem sempre consultar a documentação oficial aqui. Experimentem e qualquer dúvida ou questão deixem nos comentários.
Fonte: Pplware.


Vendas do iPhone 12 ajudaram a Apple a ter mais um trimestre com recordes históricos

 Um dos momentos mais esperados é sempre a apresentação de resultados trimestrais da Apple. A gigante de Cupertino escolhe sempre o final do mês seguinte para revelar os dados do trimestre anterior, que por norma são crescentes.

O segundo trimestre de 2021 seguiu a linha dos anteriores e este foi mais um momento de recordes. As vendas cresceram e o iPhone 12 foi um dos responsáveis pelos excelentes resultados que a Apple revelou agora.

iPhone Apple resultados trimestre receita

Mais um trimestre de receitas para a Apple

Os últimos trimestre da Apple têm sido muito positivos no que toca a resultados financeiros. A cada três meses a marca de Cupertino tem revelado números cada vez mais elevados, tanto na receita como nos lucros.

O mais recente trimestre de 2021 seguiu esta linha e a marca apresentou agora os seus resultados. Nestes 3 meses a Apple 81,43 mil milhões de dólares de receita, um crescimento de 36% face e novo recorde para o trimestre de junho. Em termos de lucros, a marca declarou 21,7 mil milhões de dólares.

iPhone Apple resultados trimestre receita

iPhone dominou as vendas e foi importante

Este é, por norma, um trimestre pouco positivo para as vendas do iPhone, mas ainda assim este ano revelou um cenário oposto. O valor deste trimestre foi 50% superior ao do mesmo período de 2020, contando com 39,6 mil milhões, quase metade da receita declarada.

No que toca aos serviços da Apple, o desempenho voltou a ser muito acima do esperado. Esta área é das que mais tem crescido e conta agora com 17,5 mil milhões de receita. Este valor representou um crescimento de 33% face ao passado.

iPhone Apple resultados trimestre receita

Outras áreas impulsionam resultados

Na categoria “vestíveis, casa e acessórios”, onde temos o Apple Watch, o HomePod mini e as novas AirTags, a marca declarou um crescimento de 36%, com 8,8 mil milhões de dólares. Já o iPad e os Mac tiveram um desempenho mais modesto com 8,2 mil milhões no Mac e 7,37 mil milhões para o iPad.

Estes voltam a ser resultados fantásticos para a Apple, que volta a bater recordes, neste caso para o trimestre. A ajuda do iPhone foi essencial e as suas vendas dispararam, em especial face a 2020.

Fonte: Pplware.

Apple consegue registo de patente para Touch ID e Face ID no ecrã

O Face ID e o Touch ID sempre deram aos utilizadores garantias necessárias para serem a primeira linha de segurança nos pagamentos com dispositivos Apple. Portanto, se o acesso ao dinheiro é um dos motivos maiores para a segurança, estes métodos são atualmente dos melhores. No entanto, a empresa sempre adotou evoluções destas tecnologias, o caso do Touch ID é disso um exemplo, passando de um botão na frente do ecrã para um botão geometricamente diferente na lateral do dispositivo Apple. Ao que parece isto não fica por aqui.

Os primeiros rumores sobre o iPhone 14 sugerem que a Apple planeia alterar o posicionamento das suas tecnologias Touch ID e Face ID para debaixo do ecrã. Segundo uma patente concedida hoje, há duas formas de o fazer.

Imagem ilustração iPhone 12 Pro Max com Touch ID

Patente da Apple mostra tecnologia biométrica debaixo do ecrã

A Apple poderá em breve incorporar o Touch ID e o Face ID debaixo do ecrã. Pelo menos a patente agora concedida à empresa assim o indicia. Apesar de tecnicamente a Apple descrever a forma de o fazer, como mostra a patente, será mais simples o leitor de impressão digital passar para essa fase. Os sensores e câmaras face ID poderão não ser tão simples de recolocar.

Segundo o que é descrito, é colocado um sensor de imagem posicionado abaixo da placa de proteção, adjacente à camada do ecrã. Assim, um dispositivo eletrónico convencional, que incorpora camadas no ecrã e um sensor de imagem, normalmente requer uma cobertura protetora de grande área que se estende para além da periferia dessas camadas no ecrã, de modo a reservar espaço para acomodar o sensor de imagem.

Esta construção convencional aumenta de forma indesejável as margens do ecrã, assim como aumenta a caixa do próprio dispositivo. Contudo, a Apple não especifica como o fará. O foco principal da patente é a incorporação de um sensor de imagem no ecrã de modo a ler uma impressão digital, ou seja, o Touch ID incorporado.

No entanto, a Apple observa que a mesma abordagem pode ser adotada para outras formas de identificação biométrica, incluindo Face ID. Isto é, o dispositivo eletrónico pode implementar imagens através da visualização para qualquer imagem adequada, deteção, agregação de dados, ou para fins de captação de luz, podendo fazer então o reconhecimento facial.

 

Será possível a Apple ter ambos os sistemas implementados em conjunto?

Ter o Face ID e o Touch ID incorporados no ecrã seria uma forma de manter todos os utilizadores felizes. Além disso, este passo abriria também o Face ID aos ecrãs dos Macs. Já não haveria necessidade dos computadores terem aquela margem no ecrã mais larga para ter câmaras e sensores.

Aliás, a Bloomberg sugeriu recentemente que o Face ID deveria chegar aos Macs dentro de alguns anos. Bom, ter uma câmara debaixo do ecrã poderá não ser para já. Não será simples manter uma imagem nítida com uma câmara debaixo de um ecrã que projeta imagem do dispositivo. Há ainda algumas limitações e as imagens já tentadas por algumas marcas mostraram uma fraca qualidade.

Para já o iPhone trará um notch menor, mas, quem sabe, quando esta tecnologia estiver mais madura, um iPhone, iPad ou Mac poderão trazer leitores biométricos no ecrã.

Fonte: Pplware. 

Apple lança novo beta do iOS 15 e iPadOS com novidades no Safari


 Nesta terça-feira (27), a Apple lançou quarto beta do iOS 15 e iPadOS 15 para os inscritos no programa desenvolvedores
Além destas versões, o tvOS 15 para Apple TVs, o watchOS 8 para Apple Watches e o macOS Monterey também foram atualizados.

Com número de build 19A5307g, usuários podem atualizar o beta 3 do iOS por meio dos "Ajustes". Basta abrir o aplicativo, escolha a opção "Geral" e, logo depois, "Atualização de Software" — o mesmo vale para iPads.

E o que tem de novo?

Jornalistas e entusiastas têm revelado as iniciativas observadas nesta nova versão do iOS; Federico Viticci, editor-chefe do Macstories, postou em seu perfil do Twitter algumas das alterações.

Entre as principais novidades, podemos citar mudanças de design no Safari em iPhones, como um botão de compartilhamento na barra de abas; um atalho para atualizar a página ao lado do endereço do site e a minimização da interface durante a navegação.

O usuário também pode tocar e segurar a barra de URL para o acesso rápido aos favoritos, além de acessar o modo "Leitor" em artigos.

O modo "Foco" do iOS 15 permite filtrar notificações, ligações e mensagens, além de transmitir respostas automáticas informando a ausência do dono. Com o beta 4, é possível configurar o envio dos avisos para contatos específicos.

O iOS 15 também está disponível aos usuários do beta público, mas ainda não recebeu esta atualização. Segundo o portal especializado 9to5Mac, é possível que a próxima versão de testes seja oferecida ainda hoje ou amanhã (28).

MacOS Monterey e iPadOS 15

Com o beta 4 do MacOS Monterey, o sistema de reconhecimento óptico de caracteres Live Text agora funciona em Macs com chips Intel.

Por fim, o design do Safari no iPad agora é similar ao disponível no beta 3 do Monterey, sendo que novas abas ficarão abaixo da barra de endereço. O antigo modo "Compacto" ainda está disponível nas configurações.
Fonte: Tecmundo.

Novo iPad mini terá um ecrã de 8,3 polegadas, não terá botão Home e será mais elegante

 A Apple parece que finalmente se vai virar para o iPad mini. Depois de aparecer em 2012, o seu aspeto em quase 10 anos praticamente não foi alterado. Apesar de não ser um dispositivo tão relevante como os seus irmãos de maior porte, este iPad tem muitos utilizadores de diversos nichos de mercado. Então, segundo alguns rumores mais marcados, a Apple estará já a preparar um novo iPad mini que terá boas e modernas novidades.

O renovado tablet mini da Apple terá um ecrã de 8,3 polegadas, bordas mais finas e outras novidades que poderão atrair novos mercados.

Ilustração iPad mini 6

Novo iPad mini deverá estar já na mesa de trabalho da Apple

Muitos rumores falam num grande número de mudanças para o

iPad mini. Novo design, seguindo o formato “quadrado”

dos seus irmãos, novo SoC, um ecrã otimizado, permitindo,

sem aumentar o chassi, um tamanho de 8,3 polegadas,

entre outras novidades.

Se o anterior tinha 7,9 polegadas, esta alteração

de 0,4 polegadas poderá fazer toda a diferença.

Aliás, foi o que aconteceu, se bem se lembram,

com o design da 4ª geração iPad Air.

Anteriormente, o conhecido analista Ming-Chi Kuo afirmou em várias ocasiões que o novo iPad mini, que será a sexta geração,

poderia aumentar o tamanho do ecrã

8,5 ou mesmo para 9 polegadas. Mark

Gurman também confirmou este aumento

no ecrã, associado a uma redução nas

bordas.

 

Adeus botão Home… olá botão Home?

Neste caso não será um adeus à tecnologia, possivelmente

será um adeus ao botão tradicional que a Apple ainda

mantém no iPad de 10,2 polegadas e no iPad mini

(e ainda no iPhone SE 2020). Contudo, a tecnologia

biométrica, com leitura da impressão digital, poderá

também passar para o botão ligar/desligar, tal como

vimos no Air. Possivelmente não terá Face ID, isso

tornaria o iPad mini “fora de preço”.

O iPad mini de 6.ª geração terá um SoC A15 ou A16

e deverá ter uma porta de ligação USB-C substituindo

a porta lightning que tem estado connosco nos

últimos anos na linha de iPhone e iPad até

o lançamento da linha Pro do iPad.

Botão ligar/desligar do iPad Air com Touch ID. Tecnologia 

que poderá vir no próximo iPad mini.

Para tornar verdadeiramente este iPad num

must have” era o ecrã trazer tecnologia

mini-LED . Será pedir muito? Segundo o site

dedicado ao mundo da tecnologia na Ásia,

DigiTimes, poderá ser uma possibilidade,

mas, se o Face ID seria um acrescento 

grande no preço, o mini-LED também o seria,

pelo que deverá estar fora de hipótese.

Assim, com estas novidades a saltar como 

pipocas, resta a Apple de facto lançar o 

tablet renovado. Mas nos próximos meses 

já se saberá mais sobre este tema.


Fonte: Pplware.