30 de jan. de 2023

Apple poderá lançar iPad dobrável no 1.º trimestre de 2024

 A criação de um dispositivo dobrável no portfólio da Apple é algo que tem vindo a ser explorado há já alguns anos. Historicamente, sabe-se que a Apple não tem propriamente o interesse em ser a primeira a colocar certas tecnologias no mercado, mas quando as lança têm que já ser consistentes para responder às exigências da sua comunidade.

O segmento do iPad, apresar de ser de oferecer elevado desempenho, não tem trazido grandes novidades... e este ano a situação não deverá ser muito diferente. Contudo, o arrancar de 2024 poderá trazer grandes novidades, inclusivamente, o tão aguardado iPad dobrável.

Apple poderá lançar iPad dobrável no 1.º trimestre de 2024

Ainda que as informações sejam escassas, existem vários indícios que levam os analistas do mercado da Apple a apontar o possível lançamento de um dispositivo dobrável em 2024.

Inicialmente, a proposta seria para um smartphone, contudo, adensam-se as previsões para que este dispositivo seja um iPad. Algo que, aliás, já está a ser falado há alguns meses.

Agora, Ming-Chi Kuo usou o Twitter para deixar algumas ideias relacionadas com o futuro do iPad dentro da Apple, segundo as suas investigações.

Novo iPad da Apple só em 2024?

Segundo a informação partilhada por Kuo, a Apple não deverá apresentar novidades para o iPad num futuro muito próximo. "Pode não haver novos lançamentos de iPad nos próximos 9 a 12 meses". Com esta informação, podemos esperar que possa haver alguma novidade perto do Natal, mas sem grande relevância.

É ainda indicado que o modelo que venha a receber novidades seja o iPad Mini. Assim, as vendas do iPad poderão mesmo vir a sofrer um declínio de 10 a 15% ao ano, em 2023.

iPad dobrável entra em produção em massa no 1.º trimestre de 2024

Já sobre o iPad dobrável, as informações parecem ser mais concretas. Um produto que será revolucionário para o mercado e para a própria Apple, poderá começar a ser produzido em massa no primeiro trimestre de 2024, o que deverá alavancar as vendas dos produtos iPad, mais do que compensando do declínio de vendas de 2023.

A Anjie Technology será a fabricante responsável pelo design do iPad que deverá ser lançado com um suporte em fibra de carbono, tornando a estrutura mais leve e resistente.

Portanto, se esperava um smartphone dobrável vindo da Apple em breve, poderá ter que esperar ainda mais. O primeiro dispositivo dobrável deverá ser um iPad, que irá revolucionar o mercado.

Fonte: Pplware.

Apple: Serviços de emergência dos Alpes do Japão recebem 100 chamadas falsas por mês

 A Apple no iOS 16.3 trouxe melhorias no sistema de pedido de emergência do iPhone. Estas afinações servem para travar muitos pedidos de emergência que são feitos acidentalmente, sem intenção para tal. Contudo, a empresa terá ainda de melhorar o sistema de Deteção de acidente, que só num mês fez mais de 100 chamadas falsas a pedir ajuda nos Alpes Japoneses.

Segundo o Japan News, os Bombeiros de Kita-Alps Nagano, na região de Hakubao, Japão, receberam, através do número de emergência, 919 pedidos de ajuda entre 16 de dezembro do ano passado e 23 de janeiro deste ano. Destas, 134 eram chamadas falsas de áreas de esqui próximas, desencadeadas principalmente pela função automática do iOS.

Ilustração Deteção de acidente no Japão

Japão: Deteção de acidente da Apple dispara falsos positivos

A região de Hakubao no Japão tem 10 estações de esqui com mais de 200 pistas. Atrai milhares de amantes dos desportos de inverno que fazem ski com os seus smartphones no bolso e smartwatches no pulso. Tendo o iPhone 14 e Apple Watch Series 8 e Ultra a mais recente tecnologia de Deteção de acidente, o problema das falsas chamadas estará de novo em causa.

Conforme vimos anteriormente, a Deteção de acidente destes dispositivos fez disparar os pedidos de SOS em sítios e situações que não tinham de facto esse propósito. Primeiro começaram os problemas por causa dos utilizadores a andar numa montanha-russa, depois foi nas pistas de ski nos EUA que o problema se manifestou.

Quando o iPhone acredita que ocorreu um acidente, desencadeia uma contagem regressiva nos dispositivos do utilizador (acompanhada com um som de sirene bem alto) antes de iniciar a chamada automática para serviços de emergência, isto permite que o utilizador possa parar o processo se der conta que foi um erro.

Contudo, durante atividades em locais mais dinâmicos, como nas montanhas-russas ou nas pistas de ski, o utilizador pode não ouvir a sirene e, portanto, não está ciente do que se estará a passar no bolso ou no pulso. Não dando conta, não cancela a chamada.

Reprodutor de vídeo

Foram estas deteções, falsos positivos, que desencadearam as tais 134 chamadas que, na verdade, não tinham nada de emergência. Isto, por sua vez, causa o caos nos serviços de emergência que recebem as chamadas e destacam os veículos para se descolar aos locais.

Segundo informações, Apple estará a acompanhar as situações junto dos serviços de emergência locais que enfrentam as chamadas falsas regulares de deteção de acidentes numa tentativa de mitigar ainda mais o problema.

No final de dezembro, as notas de lançamento do iOS 16.1.2 indicavam que a empresa incluiu “melhorias na deteção de acidentes para o iPhone 14 e iPhone 14 Pro”.

 

Não deveria a Apple parar para já este sistema?

Não, os proveitos são muito maiores que os problemas. Uma vida que seja salva já pende seguramente para que todo o sistema esteja a funcionar. E foi justamente este sistema que há poucas horas foi usado para alertar os serviços de emergência sobre um acidente de carro na Austrália, permitindo que a polícia chegasse ao local em apenas oito minutos após o acidente.

A polícia foi notificada automaticamente depois que o veículo se despistou e bateu contra uma árvore, ferindo as 5 pessoas que ocupavam o veículo. Depois da chegada das autoridades e de emergências, os ocupantes foram levados para o hospital.

O recurso Deteção de acidentes está disponível no iPhone 14, iPhone 14 Pro, Apple Watch Series 8, Apple Watch SE (2.ª geração) e Apple Watch Ultra.

Embora a recomendação geral seja deixar o recurso ativado, se quiser desativá-lo, vá para Definições -> SOS emergência -> e desative o seletor para a configuração "Ligar após acidente grave".

Fonte: Pplwrre.