29 de abr. de 2023

Menu oculto no iPhone permite definições apenas para aplicações escolhidas

 O iOS é um sistema operativo muito completo. De tal forma que grande parte dos utilizadores do iPhone desconhece muito do potencial que tem nas mãos. Por exemplo, sabia que pode configurar determinados aspetos para certas aplicações escolhidas por si?

Imagem iPhone com menu Acessibilidade

Aproveitamos uma dúvida enviada para o nosso consultório e pesquisamos se o iOS permitia apenas mudar as configurações em certas aplicações escolhidas por nós. Isto porque existem certas ferramentas que podem ser melhoradas individualmente, em vez de mudarmos uma configuração geral.

Mas será que a Apple pensou nisso?

Use a Acessibilidade para configurar apenas as suas aplicações

A aplicação Definições contém muitos ajustes que permitem personalizar a experiência geral do iPhone. Quando estiver satisfeito com as suas escolhas, elas aplicam-se a todas as aplicações em execução no telefone. Altere-os e o iOS forçará todas as apps a obedecer às novas definições. Mas pode haver casos em que o utilizador deseje definir regras específicas para certas apps.

Como aumentar a fonte e tornar o texto mais legível para aplicações baseadas em texto e apps de mensagens instantâneas? Ou como interromper a reprodução automática em determinadas aplicações de streaming de vídeo que não oferecem a funcionalidade dentro da aplicação?

É aí que entra o menu Acessibilidade da aplicação Definições.

Vamos então a Definições > Acessibilidade > Definições por aplicação. Aqui podemos fazer a magia. A app que vamos demonstrar será o Feedly.

Conforme podemos ver nos screenshots, dentro de cada aplicação existem vários campos que se podem parametrizar, mas "de fábrica" estes estão com a etiqueta predefinição.

Quer isto dizer que seguem as indicações do que for estipulado pelo sistema operativo.

Agora, em vez de estar a aumentar todo o texto do iPhone, porque não aumenta a letra apenas nas aplicações que realmente precisa?

Já agora, veja a diferença entre o Feedly Reader com e sem ajuste no tipo de lera:

Esta dica tem "pano para mangas", pois permite que as suas aplicações reajam de forma adaptada a si e fora das predefinições que chegam de origem.

Fonte: Pplware.

Apple revelou o número de utilizadores ativos mensais da App Store na Europa e é grande!

 Não é normal a Apple revelar os números dos seus serviços e dos seus dispositivos. A empresa faz questão de manter estes dados privados, mas agora teve de revelar mais do que queria. Com esta revelação ficámos a saber o número de utilizadores ativos mensais da App Store na Europa e são muitos!

Apple App Store iOS iPhone Europa

Com a Lei Europeia de Serviços Digitais a União Europeia quer mudar muito a forma como as gigantes da indústria se comportam no mercado. Quer garantir que estas são controladas e que cumprem todas as regras definidas, em especial as que se focam nos utilizadores.

Neste contexto, a Apple viu-se agora forçada a revelar dados que normalmente mantém dentro da sua esfera. Falamos do número de utilizadores da App Store, bem como deste valor, mas repartido pelas diferentes secções e sistemas operativos que lhe acedem.

O número impressiona e do que é revelado ao todo são 101 milhões de utilizadores ativos mensais, mas com uma particularidade simples. Este valor é apenas referente à vertente associada ao iOS e ao iPhone.

Apple App Store iOS iPhone Europa

No que toca ao iPadOS, este número é naturalmente mais reduzido e fica-se pelos 23 milhões. No caso da App Store para os Mac, o valor atinge os 6 milhões, com a App Store da tvOS a atingir 1 milhão e a do watchOS tem menos de 1 milhão.

A Apple também revelou que as assinaturas pagas de Apple Books e Podcasts estão a ser usadas por menos de 1 milhão de utilizadores por mês na Europa. Estes números são baseados numa média registada ao longo do período de seis meses que terminou em janeiro de 2023.

A Lei de Serviços Digitais estabelece regras a serem aplicadas contra as plataformas online muito grandes, que são definidas como tendo 45 milhões de utilizadores ativos mensais ou mais. Como a Apple considera a App Store para cada um dos seus sistemas como uma plataforma separada, apenas a App Store do iPhone iOS terá uma classificação como uma plataforma online muito grande.

Fonte: Pplware.

iPhone 14 salva três estudantes de morrerem congelados num desfiladeiro

 Algumas pessoas podem pensar que o recurso SOS de emergência por satélite da Apple é apenas um truque, mas inúmeras histórias de sucesso provam o contrário. A história mais recente envolve três estudantes que ficaram presos num desfiladeiro de Utah e tiveram que lutar contra a hipotermia.

Tecnologia do iPhone 14 salva jovens

Os pré-graduados da Brigham Young University decidiram fazer uma viagem para a área de recreação San Rafael Swell, que é rica em desfiladeiros e outras formações geológicas, relata a KUTV. Depois de praticarem canionismo durante quase um ano, decidiram partir nesta nova aventura.

Tínhamos lido sobre esse desfiladeiro muito porreiro lá em baixo e praticamos canionismo há cerca de um ano. O grupo teve problemas depois de tropeçar numa sequência de piscinas profundas, cheias de água gelada.

Disse Bridger Woods, um dos alunos.

Suspeitamos que o inverno extremamente húmido de Utah mudou um pouco o canyon, resultando num cenário muito mais difícil do que estávamos preparados.

Explicou Jeremy Mumford, outro entusiasta do canyoning do grupo.

O grupo passou quase três horas na água gelada e alguns dos alunos começaram a apresentar sinais de hipotermia.

Entrei em choque hipotérmico e comecei a entrar em pânico e a congelar.

Contou Mumford.

Perante esta situação todos no grupo acabaram por ficar muito perturbados e a única forma de pedir ajuda foi através do iPhone 14, com qual foi possível enviar um pedido de ajuda através do sistema SOS Emergência via Satélite. 

O desfiladeiro tinha cerca de 150 metros de profundidade em paredes rochosas, mas, apesar das difíceis condições, a cada 20 minutos alinhava-se um satélite na direção dos jovens, que foi o que acabou por ser a salvação de todos.

Os serviços de emergência chegaram rapidamente com um helicóptero que acabou por resgatar o grupo rapidamente. Os casos somam-se e são importantes de serem contados para que todos os que já tenham o serviço disponível, se lembrem de o utilizar, pelo menos, quando mais nada funciona.

No final do ano passado, o mesmo recurso salvou um homem no Alasca e um casal californiano após um acidente com um único veículo... e existem outros casos já relatados.

Fonte: Pplware.