24 de nov. de 2020

macOS Big Sur: 10 dicas para usar as novidades apresentadas

 O macOS Big Sur é um sistema operativo poderoso, bonito e elegante no mundo dos computadores. O look&feel Apple está presente nos mais diversos detalhes, pormenores gráficos e mecânicos que o sistema apresenta. Além disso, por trás do aspeto, a empresa de Cupertino equipou o macOS Big Sur com ótimas funcionalidades.

Depois de ter sido lançado, o novo sistema operativo da Apple revela-se e mostramos algumas funcionalidades.

Imagem macOS Big Sur

macOS Big Sur é bonito e poderoso

A Apple quer uniformizar a linha gráfica dos seus vários sistemas operativos. Como tal, desde o iOS, iPadOS, watchOS, tvOS até ao macOS, as ferramentas, funcionalidades e design estão cada vez mais homogéneas.

Para além do aspeto, o macOS Big Sur traz algumas novidades de gestão, melhoramentos de segurança e privacidade no Safari, assim como outras particularidades. É sobre isso que hoje nos vamos debruçar.

10 dicas para usar as novidades macOS Big Sur

1 – Conheça a nova Central de Controlo

A Central de Controlo desempenha um papel importante no iPhone e no iPad e, finalmente, está aqui no macOS Big Sur. Mas onde?

Ok, para ter acesso, basta clicar no ícone do Central de Controlo (parece um par de controlos deslizantes empilhados uns sobre os outros) no canto superior direito do ecrã. Clique e vai aparecer imediatamente.

Assim, como seria esperado, a Central de Controlo traz muito do que já conhecíamos do iOS e iPadOS. Tem o controlo para o Wi-Fi, Bluetooth, AirDrop, Não incomodar, entre outros. Tudo muito bem organizado e com controlos deslizantes, botões bem destacados para gerir a luminosidade do ecrã, para projetar a imagem do ecrã nos dispositivos, como na Apple Tv, por exemplo, volume e o player de música/vídeo.

Imagem macSO Big Sur Central de Controlo

Conforme pode ver, a maioria destes controlos podem expandir para mostrar mais opções. Por exemplo, se no controlo Monitor clicar para expandir, poderemos ativar opções modo escuro e o Night shift.

 

2. Arraste os itens da Central de Controlo para a Barra de Menu

Ainda sobre a Central de Controlo, se algum dos comandos for usado tanto que precisa de estar sempre à vista na barra de menu, podemos isolar nessa área arrastando o ícone de dentro da Central até à barra.

Imagem arrastar ícone da Central de Controlo para a Barra de Menu

Assim, podemos arrastar um destes ícones para a Barra de Menu do Big Sur. Dessa forma, a opção disponível na Central de Controlo fica individualizada.

 

3. Gerir as notificações rapidamente

O macOS Big Sur traz agora uma Central de Notificações renovada. Assim, como no iOS e iPadOS, as notificações agora são agrupadas por aplicação, o que as torna significativamente mais fáceis de gerir.

Basta clicar com o botão direito numa notificação ou pilha de notificações de uma aplicação específica. Em seguida, selecione Silenciar ou Desativar. Desta forma pode ter as notificações a cair neste sítio, mas sem “incomodar”. Podemos também desligar as notificações e elas não serão colocadas aqui.

Imagem gestão de notificações

Além disso, pode clicar na opção Preferências de notificações para uma gestão detalhada das notificações.

 

4. Redimensionar widgets rapidamente

Central de Notificações também apresenta os mesmos widgets redesenhados que temos no iOS 14 e iPadOS 14. Estes não têm interatividade (por exemplo, a Calculadora tem um link direto para a aplicação Calculadora), mas a maioria tem algumas opções.

Conforme podem ver na imagem, a maioria dos widgets no macOS Big Sur são redimensionáveis, permitindo que se possa alternar entre vários níveis de detalhes rapidamente.

Basta clicar com o botão direito num widget e escolher qualquer um dos tamanhos disponíveis (pequeno, médio ou grande).

 

5. Mostrar a percentagem da bateria

Depois de atualizar para o macOS Big Sur num MacBook, notará imediatamente a falta de uma leitura percentual no ícone Bateria na barra de menu.

Se quiser trazê-lo de volta, comece por ir para Preferências do Sistema >, clique em Dock e barra de menu > Bateria. Marque a caixa ao lado de Mostrar percentagem.

Imagem do menu Dock e barra de menu no Big Sur

 

6. Mostrar a vida útil restante da bateria

Com o lançamento do macOS Sierra (em 2016), a Apple descartou a leitura do ‘tempo de duração’ das baterias do MacBook. Felizmente, essa funcionalidade está de volta ao macOS Big Sur.

Assim, para ter acesso a esta informação, basta clicar no ícone Bateria na barra de menu. Aí irá poder verificar uma estimativa do tempo restante de uso da bateria no seu MacBook.

Conforme podemos ver na imagem, a ferramenta dá-nos agora algumas recomendações e informações.

 

7. Ver o histórico de uso da bateria

Por falar em bateria, o macOS Big Sur também vem com detalhes e estatísticas da bateria do seu MacBook. Vamos a Preferências do Sistema > Bateria para verificar o Nível da Bateria e Utilização com ecrã ligado. Isto pode ser visto nas últimas 24 horas ou nos últimos 10 dias.

Não é para si uma novidade? Pois claro que não, quem usa o iOS ou iPadOS seguramente que já conhece esta ferramenta.

Se abrir o seu iPhone ou iPad e for a Definições > Bateria, vai perceber por que dizemos que cada vez mais a Apple quer uniformizar os seus sistemas operativos.

 

8. Personalize os separadores do Safari

Muitas novidades foram adicionadas ao browser do macOS Big Sur. Assim, o Safari ganhou uma série de melhoramentos que lhe proporcionarão um maior desempenho e velocidade (50% mais rápido do que o Chrome de acordo com a Apple).

Além disso, as modificações irão trazer a este navegador uma interface do utilizador mais moderna, suporte para API WebExtensions (que permite aos programadores portar extensões de outros navegadores) e novos recursos interessantes, como a pré-visualização dos separadores em segundo plano.

Imagem Safari com pré-visualização dos separadores

Neste campo, há, na nossa perspetiva, uma novidade mais interessante, que são os novos separadores personalizáveis. Para ativar, clique no ícone Personalizar (parece uma pilha de controlos deslizantes no canto inferior direito do ecrã) e pode rapidamente ativar ou desativar novas seções do separador, como Favoritos , Mais visitados, Relatório de privacidade, entre outros, como mostra a imagem a seguir.

Imagem das novas opções no Safari

Conforme pode ver, aqui irá ter a possibilidade de adicionar planos de fundo à página de entrada. Existem vários exemplos, mas pode também escolher uma imagem sua. Ficou fantástico o Safari agora!

 

9. Exibir rastreadores de sites bloqueados

O Safari no macOS Big Sur não apenas evita que os rastreadores do site mantenham o controlo sobre o utilizador por padrão, mas o utilizador também pode ver os rastreadores bloqueados em tempo real. Ao navegar em qualquer site da Web, basta clicar no ícone Privacidade à esquerda do endereço para abrir um menu desdobrável com uma lista de rastreadores bloqueados.

Imagem Safari com bloqueio de rastreadores

 

10. Mensagens – Manter as conversas organizadas

Com o novo sistema operativo, a app Mensagens está ainda melhor. Agora, poderá responder diretamente a uma mensagem anterior na conversa ou escrever o nome de alguém para se lhe referir especificamente.

Pode igualmente afixar conversas importantes: passe o dedo para a direita por uma conversa e clique no botão Afixar. As conversas afixadas aparecem por cima da lista, na parte superior da barra lateral.

Em resumo… muitas destas são funcionalidades muito importantes no dia a dia e outras acrescentam algo à experiência de utilização. Contudo, além destas, o novo sistema operativo da Apple trouxe muitas mais.

Fonte: Pplware.

Migrar do Windows para o novo macOS Big Sur? A Apple já atualizou a app que precisa

 Com cada vez mais Macs a serem usados, os utilizadores precisam de uma forma simples de migrar os seus dados para estas máquinas. Se este é um processo simples dentro do ecossistema Apple, o mesmo não poderia ser dito para quem vem de um Windows.

Claro que a Apple não deixa este processo para mãos alheias e tem uma ferramenta dedicada. Esta foi agora atualizada e permite finalmente fazer a passagem dos dados dos utilizadores do Windows para o mais recente macOS Big Sur.

Windows macOS Big Sur migrar Apple

Migrar do Windows para o macOS

Migrar entre sistemas operativos pode ser um processo complicado. Para além das diferenças naturais entre os dois sistemas, há ainda o volume de dados do utilizador que precisam de ser copiados para ser feita uma migração da forma correta.

No caso do macOS e do Windows, a Apple tem uma ferramenta para este fim, ainda que não seja das mais conhecidas. De forma simples, e sem complicações, o Windows Migration Assistant trata de todo o processo, com a intervenção mínima do utilizador.

Windows macOS Big Sur migrar Apple

Ajuda para o fazer para o Big Sur

A nova versão agora lançada, que tem o número 2.3.0.0, tem como grande novidade o suporte para o novo macOS Big Sur. Este novo sistema da Apple passa assim a ser suportado nos processos de migração de dados do Windows, mantendo a forma como o processo é feito.

Está garantida a transferência dos dados do utilizador das principais apps, tal como seria esperado. Assim, elementos como imagens, documentos, contactos, calendários ou contas de emails vão ser transferidos para o macOS Big Sur de forma transparente.

Apple atualizou a sua app de apoio

Como acontecia anteriormente, o Windows Migration Assistant requer uma ligação ao macOS para onde os dados vão ser migrados. Depois deste emparelhamento, os dados são recolhidos e migrados para o macOS Big Sur, arrumados certamente nos locais certos.

O novo sistema operativo da Apple foi lançado de forma oficial no passado dia 12. Este esteve vários meses em testes e traz para os utilizadores novos ícones, botões e controlos. O centro de notificações foi totalmente redesenhado e existem também melhorias no software, como o Safari, Mensagens ou Mapas da Apple.

Fonte: Pplware.

Windows Migration Assistant

Apple pode lançar iPad Pro com tela OLED em 2021


 Apple pode começar a deixar os displays LCD de lado na linha iPad Pro a partir do ano que vem. Segundo rumores vindos da Coreia do Sul, lar das principais fabricantes de painéis da indústria, a próxima geração do tablet da Maçã deve chegar na segunda metade de 2021 com uma tela OLED.

Segundo informações vindas do site sul-coreano TheElec, a Apple está preparando pelo menos um modelo do iPad Pro com display OLED para o ano que vem. Ou seja, a tendência é que a firma ainda lance dispositivos com LCD, mas comece uma transição para o novo material.


A companhia também estaria preparando para o começo do ano que vem o primeiro iPad com tecnologia mini-LED, que melhora a iluminação em zonas escuras. Segundo analistas, caso a novidade seja bem recebida pelo público, a Apple pode adiar os modelos com OLED.

Atualmente, a Apple já utiliza tela OLED na linha de celulares iPhone 12. Segundo as especulações, o iPad Pro com o mesmo padrão de display contará com uma tecnologia mais robusta e com mais proteções contra problemas como Burn-in.

A produção das telas OLED que podem aparecer no iPad Pro será realizada pela Samsung ou LG. As fabricantes sul-coreanas são renomadas no mercado de displays e já trabalharam com a Apple anteriormente.

Até o momento, a Apple não comentou oficialmente sobre o assunto e não forneceu detalhes sobre o futuro de seus tablets. A empresa está focada atualmente na distribuição da linha iPhone 12, que traz modelos com tela OLED e também suporte para 5G.

Fonte: Tecmundo.



iPhone 12 tem custo de R$ 2.187 e 27% das peças são sul-coreanas


 Uma reportagem do jornal japonês Nikkei Asia divulgou hoje (24) que empresas sul-coreanas se tornaram os fornecedores majoritários de componentes para a fabricação de iPhones da Apple, principalmente dos novos iPhone 12 e iPhone 12 Pro.

Uma análise feita pela empresa Fomalhaut Techno Solution no modelo Pro revelou que que 26,8% do seu hardware tem origem sul-coreana, o que supera os 21,9% de peças norte-americanas, 21,9% da Europa (e outros mercados), 13,6% do Japão, 11,1% de Taiwan e 4,6% da China.

A maior participação de componentes da Coreia do Sul pela Apple pode ser explicada pela decisão da empresa de Cupertino em adotar a tecnologia OLED para os painéis da linha iPhone 12 deste ano, beneficiando diretamente as sul-coreanas Samsung Display e LG Display.

E quanto custa a produção de um iPhone 12?

Embora a participação chinesa e japonesa na composição de hardware do iPhone 12 seja mais reduzida, é importante destacar que os nipônicos respondem pelo fornecimento dos componentes para o 5G, importante diferencial da linha, enquanto a China simplesmente monta quase inteiramente o aparelho.

Quando a japonesa Fomalhaut desmontou o iPhone 12 Pro, avaliou o custo das peças em US$ 406, o equivalente a R$ 2.187 hoje, com os sensores de imagem para as câmeras custando na faixa de US$ 5,40 (R$ 29) e US$ 7,40 (R$ 40), e uma redução de 3,9% nos componentes norte-americanos.

Outra curiosidade descoberta pelos técnicos foi uma redução de 32 gramas no peso do iPhone 12 em relação ao seu antecessor, graças principalmente ao motor de vibração que pesa 10 gramas a menos (redução de 1/3), além de a bateria ser 10% menor, após passar a ser fabricada pela Amperex, uma subsidiária da japonesa TDK.

A conclusão final foi de que houve um incremento de 9,1% na linha 2020 dos iPhones, o que impressiona em um ano de “demonização” da tecnologia asiática nos EUA.

Fonte: Tecmundo.


iOS 15 deve deixar três modelos de iPhone de fora, diz rumor


 O site The Verifier, bem referenciado nos vazamentos sobre a Apple, afirmou nesta segunda-feira (23) que o novo iOS 15 deve chegar apenas nos modelos a partir do iPhone 7.

Caso o rumor se confirme, a nova atualização do sistema operacional deixará de fora os modelos de iPhone 6s e também sua versão Plus, bem como o iPhone SE de primeira geração. Seu lançamento deve ocorrer apenas em junho do próximo ano, junto do iPhone 13.

Inicialmente, o iPhone 6s seria atualizado apenas até o iOS 13, lançado no último ano. Contudo, a Apple estendeu seu plano de atualização para o modelo por mais um ano, permitindo que ele fosse atualizado para o iOS 14 — dessa maneira, a decisão de deixar o modelo de fora das próximas atualizações se torna mais compreensível

Enquanto o iOS 15 não for oficialmente anunciado, o rumor serve como indicativo para os usuários que pensam em efetuar a troca para um aparelho mais recente da marca.

O novo sistema operacional da Apple deve chegar em uma versão de testes para desenvolvedores nos próximos meses, com lançamento esperado para a WWDC 2021, em junho do próximo ano.

Fonte: Tecmundo.