27 de jul. de 2023

Turistas resgatados em Itália graças ao SOS Emergência via Satélite do iPhone 14

 Esta tecnologia é importante e por isso todas as marcas querem ter o seu serviço. Se inicialmente a Apple e a Huawei desenvolveram produtos, a Google equipou o seu sistema operativo Android 14 para ter esta opção e a Samsung já está em negociações com operadores. Os casos mostram que a aposta está ganha. Dois turistas foram resgatados em Itália graças ao SOS Emergência via Satélite do iPhone 14.

Imagem do SOS Emergência via Satélite a funcionar num iPhone 14 na Itália

Comunicações por satélite do iPhone 14 ajudam turistas perdidos na montanha

A Apple disponibilizou este serviço na Europa, para alguns países, em dezembro de 2022. Contudo, em Itália e Portugal só no passado mês de março é que a funcionalidade ficou ativa. Segundo informações agora partilhadas, esta tecnologia foi preponderante no resgate de dois turistas perdidos nas montanhas em Itália. É referido que a utilização do SOS Emergência via Satélite do iPhone 14 é uma estreia em Itália.

serviço de pedido de emergência 112 foi acionado por dois turistas perdidos nas montanhas. Sem outra forma de comunicar, a única salvação foi usar o iPhone 14.

Durante a sua viagem pelos Apeninos, os dois caminhantes viram-se totalmente desorientados numa zona "branca", sem acesso a uma rede móvel. Um dos caminhantes utilizou o seu iPhone 14 para contactar os serviços de emergência, utilizando a opção de mensagens de texto via satélite. Graças a esta funcionalidade, os bombeiros locais puderam intervir rapidamente e encontrar os dois infelizes turistas.

A publicação italiana Corriere Della Sera sugere que esta poderá ser a primeira utilização da função SOS de emergência via satélite em Itália. Naturalmente, este não é o único caso em que a função SOS de emergência se revelou vital.

Em abril passado, a funcionalidade desempenhou um papel crucial no salvamento de três estudantes que poderiam ter morrido congelados num desfiladeiro no Utah, EUA. Em maio o sistema ajudou 10 caminhantes que se tinham perdido na zona de Last Chance do desfiladeiro de Santa Paula, Califórnia. Em junho, uma caminhante utilizou a função para pedir ajuda quando um trilho ruiu, ferindo o tornozelo, também nos Estados Unidos.

Há cada vez mais casos, mostrando como esta tecnologia tem sido preponderante para ajudar os utilizadores do iPhone 14.

Fonte: Pplware.

Apple lança o iOS 15.7.8. Atualização chega a iPhones com 7 anos

 A Apple lançou uma nova atualização de software para os proprietários de iPhones e iPads mais antigos. A versão 15.7.8 do iOS e a versão 15.7.8 do iPadOS corrigem vulnerabilidades de segurança críticas no Apple Neural Engine e no Webkit. As vulnerabilidades estarão a ser ativamente exploradas.


Vulnerabilidades críticas de segurança

A Apple tem estado ativa quanto às questões de segurança, ao ponto de ter criado um sistema rápido de atualização dos sistemas operativos mais modernos. Além disso, mesmo com 7 anos de idade, iPhones e iPads são igualmente considerados para receber estas importantes atualizações.

Assim, atualizar rapidamente os dispositivos é mais importante do que nunca. A equipa da Apple já tinha corrigido as vulnerabilidades para o atual iOS 16 e agora também está a fornecer os dispositivos mais antigos. Os utilizadores de iPhone e iPad estão agora a receber uma importante atualização de segurança para o iOS 15.

De acordo com as notas de lançamento, a nova versão do iOS 15.7.8 traz alterações relevantes para a segurança do Neural Engine e do Webkit, entre outras.

As vulnerabilidades de segurança foram classificadas como críticas e também podem ser exploradas remotamente. Uma aplicação pode ser capaz de executar código arbitrário. A Apple já anunciou alguns pormenores sobre as alterações relevantes em termos de segurança. No entanto, não há muita informação.

 

Como obter o iOS 15.7.8

A distribuição ocorre como uma atualização over-the-air (OTA), dependendo das configurações do utilizador, no horário pré-selecionado ou diretamente após a disponibilidade. Como alternativa, pode usar o iTunes no seu PC com Windows ou com macOS, para puxar a atualização.

A atualização é fortemente recomendada para todos os restantes utilizadores do iOS 15 devido às alterações relevantes em termos de segurança. Se quiser receber a atualização o mais rapidamente possível e não quiser esperar pela instalação automática, pode procurar a atualização de software nas definições e instalá-la diretamente.

Para o fazer, vá a Definições -> Geral -> Atualização de software. A atualização do iOS é aí apresentada e pode iniciar a transferência diretamente e instalá-la. Desta forma, normalmente recebe a atualização mais rapidamente do que se esperar por uma notificação de atualização ou selecionar a função automática.

O iOS 15.7.8 contém melhorias, correções de erros e atualizações de segurança. Para obter informações sobre os aspetos de segurança das atualizações de software da Apple, visite este sítio web.

  • Disponível para: iPhone 6s e posterior, iPad Pro (todos os modelos), iPad Air 2 e posterior, iPad 5.ª geração e posterior, iPad mini 4 e posterior e iPod touch (7.ª geração).
  • Motor Neuronal da AppleCVE-2023-23540
  • Find My (Encontrar): CVE-2023-32416
  • Kernel: CVE-2023-32441, CVE-2023-38606, CVE-2023-32433, CVE-2023-35993
  • WebKit: CVE-2023-38572, CVE-2023-32409, CVE-2023-38594, CVE-2023-38597, CVE-2023-38133
Fonte: Pplware.

O que é o iPhone StandBy e como usar este recurso?


O iPhone StandBy é uma das novidades do iOS 17, próxima versão do sistema operacional da Apple, apresentada em junho. Por enquanto, este e outros recursos ainda não estão disponíveis para todos, mas usuários do beta público do iOS 17 já podem testá-lo.

Também conhecida como modo Em Espera, a funcionalidade transforma o iPhone em um monitor inteligente. Ela entra em ação enquanto o celular carrega e exige que o dispositivo fique posicionado na horizontal.

A partir daí, o smartphone exibe diversos conteúdos, das horas aos lembretes agendados, passando pelo clima, dispositivos conectados ao app Casa e muito mais. O recurso mostra ainda as músicas em reprodução, eventos ao vivo, notificações de apps e mensagens.

O modo de espera estará disponível para todos em breve, no iOS 17.O modo de espera estará disponível para todos em breve, no iOS 17.Fonte:  Apple/Divulgação 

Com o iPhone StandBy, o usuário também interage com a Siri, programa a exibição de fotos e acessa outras funções. Além disso, há a possibilidade de personalizar o modo em espera, escolhendo mostradores de relógios, informações exibidas e tantos outros detalhes.

Como ativar o iPhone StandBy?

Disponível nos aparelhos com o iOS 17 beta público instalado, o modo de espera do iPhone pode ser ativado da seguinte maneira:

  1. Conecte o iPhone com a tela bloqueada ao carregador;
  2. Posicione o celular na horizontal, em uma superfície plana;
  3. Aguarde a tela inicial de boas-vindas ser exibida, seguida pelo relógio analógico e o calendário;
  4. A função já pode ser usada.

Personalizando a tela do modo de espera do iPhone.Personalizando a tela do modo de espera do iPhone.Fonte:  Make Use Of/Reprodução 

Para personalizar o iPhone StandBy, siga estes passos:

  1. No modo de espera, pressione e segure a tela de exibição que deseja configurar — relógio, calendário ou fotos;
  2. Desbloqueie o iPhone;
  3. Toque no botão “+”, no canto superior esquerdo;
  4. Navegue entre as opções de widgets, selecione os desejados e os arraste até onde irão ficar.

Também é possível realizar modificações no app Ajustes da nova versão do iOS, na opção “Em Espera”. Nesta área, o usuário pode deixar o modo ativado por padrão, habilitar ou desabilitar as notificações e ligar o “Modo Noite”, alternando a tonalidade da tela para um visual mais agradável aos olhos durante o período noturno.

Fonte: Tecmundo.