2 de jun. de 2021

App Apple TV agora disponível no sistema operativo Android TV

 A Apple ao longo dos últimos anos alargado a sua ação ao gigante mercado de dispositivos e consumidores Android. A empresa de Cupertino tem lançado aplicações de várias das suas plataformas por forma a captar mais utilizadores para serviços e dispositivos. Há vários exemplos como a app Apple Music, a app Migrar para iOS ou até a app Beats. Agora, os dispositivos Android TV recebem a app Apple TV.

Há algumas horas a Apple disponibilizou a informação e a aplicação na Play Store. Mais uma porta que a gigante tecnológica abre para o seu serviço de streaming de vídeo anunciado em 2019.

Imagem Apple Tv no Android TV OS

PUB

Apple TV nos dispositivos Android

A Google já havia prometido em dezembro passado que a app Apple TV‌ se expandiria para mais dispositivos no ecossistema do sistema operativo Android TV num futuro próximo. Assim, com este lançamento, a app Apple TV‌, que oferece aos espectadores acesso ao conteúdo do Apple TV +, abre-se a milhões de potenciais clientes do serviço de streaming de vídeo.

Aliás, ontem a app Apple TV‌ chegou aos dispositivos Nvidia Shield e à sua plataforma Streaminge, em novembro passado, já tinha sido disponibilizada nas consolas de jogos Xbox, da Microsoft.

Portanto, se quer já descarregar esta app, poderá fazer na Play Store e usufruir dos conteúdos Apple TV +. Curiosamente, a app já tem mais de 500 mil downloads. Não é de todo uma app que passou indiferente aos utilizadores do ecossistema da Google.



Fonte: Pplware.

Bateria de alguns iPhones gastou-se mais rapidamente após atualização do iOS 14.6

 Recentemente a Apple lançou a nova atualização do seu sistema operativo móvel. O iOS 14.6 chegou com muitas novidades interessantes, nomeadamente ao nível das funcionalidades para Podcasts.

No entanto, após instalarem a nova versão do iOS, alguns utilizadores queixaram-se de que a bateria dos seus iPhones se gastou mais rapidamente do que o normal.

PUB

A atualização do iOS 14.6 chegou na semana passada com várias surpresas para todos os utilizadores. De todas, destacam-se as novidades ao nível dos Podcasts, dos AirTags e ferramenta Encontrar, na Acessibilidade, entre outras funcionalidades.

Mas parece que nem tudo correu bem para alguns utilizadores.

Alguns iPhones ficaram sem bateria mais rapidamente com o iOS 14.6

Depois de instalarem as novas atualizações do iOS 14.6 nos iPhones, algumas pessoas repararamque os seus equipamentos começaram a ficar sem bateria mais rapidamente do que seria esperado.

Os utilizadores recorreram a plataformas, como FórunsSuporte da Apple e outras comunidades online, para partilhar esta situação com outras pessoas. E de acordo com as publicações, o problema afeta diversos modelos, desde os iPhones da nova geração, como também outros mais antigos.

Claro que há muitos fatores que podem influenciar a vida útil da bateria dos equipamentos. Mas segundo os testemunhos deste caso, tudo indica que o problema não tem nada a ver com o estado da bateria em si.

Para além do gasto da bateria, alguns deles também notaram que, depois da instalação da atualização, os iPhones ficaram mais quentes ao navegar por páginas web através do Safari. Estas queixas são sobretudo de donos de iPhone 12 Pro e iPhone 12 mini.

Contudo, depois de qualquer atualização, os utilizadores podem deparar-se com um aumento do consumo de bateria nos dias seguintes. Isto acontece porque o sistema reindexa o Spotlight e aciona tarefas de limpeza.

Mas a atualização já foi lançada há uma semana e, como tal, este problema já não deveria estar a acontecer.

Notou um maior consumo de bateria após a atualização do iOS 14.6?

Fonte: Pplware.

Apple poderá apresentar um novo sistema operativo, o homeOS

 Desde há uns anos que a Apple tem dividido a gama de sistemas operativos conforme vai desenvolvendo dispositivos para a sua oferta. Conforme conhecemos, existem o iOS, iPadOS, watchOS, tvOS e macOS. Contudo, a empresa poderá adicionar um novo para aquele grupo de dispositivos ligados ao HomeKit. Assim, segundo alguns rumores, poderá aparecer o homeOS.

Este rumor parte de indícios detetados numa oferta de emprego que foi publicada recentemente pela empresa da Califórnia na sua página.

Ilustração Apple homeOS

PUB

Na oferta pode-se ler claramente que a Apple procura um engenheiro para trabalhar no departamento iOS dedicado ao Apple Music. No anúncio refere que a pessoa contratada“começará a trabalhar com engenheiros de sistema da Apple, onde aprenderá o funcionamento interno do iOS, watchOS, tvOS e homeOS”.

 

Então o que será o homeOS?

O homeOS será provavelmente uma nova marca do HomeKit. Para estarmos dentro do assunto, podemos descrever o HomeKit como uma framework de software da Apple, disponibilizada para iOS e iPadOS, que permite aos utilizadores configurar, comunicar e controlar eletrodomésticos inteligentes usando dispositivos Apple.

Já por várias vezes se questionou qual será o nome do sistema operativo que equipa, por exemplo, as colunas HomePod. No passado chegou-se a falar que poderia aparecer o audioOS e mais recentemente chegou-se a especular que este software estaria debaixo do tvOS. Nos últimos lançamentos de sistemas operativos, contudo, apenas havia a referência do software 14.6 para HomepPod e HomePod mini.

The Apple Music Frameworks team owns the technology stack that enables the system-integrated Apple Music experience on all of our mobile platforms: iOS, watchOS, and homeOS.

 

Mas não existe já a “marca” HomeOS?

De facto existe. Curiosamente, HomeOS (com “H” maiúsculo) é o título provisório de um sistema operativo de automatização residencial que estava a ser desenvolvido na Microsoft Research. O projeto foi anunciado em 2010, mas nunca ganhou força.

Na altura, alguns funcionários da iSome que trabalharam no projeto HomeOS, citaram o então CEO da Microsoft, Steve Ballmer, que disse que o foco mudou para outros projetos e com isso este projeto do HomeOS ficou estagnado.

Portanto, há rumores, há a própria Apple a usar a terminologia, há a Microsoft com algo muito parecido e tudo isto poderá ficar esclarecido dentro de dias na WWDC21.

A WWDC21 começa com o Apple Keynote às 10h (Pacífico) na segunda-feira, 7 de junho, 18 horas de Portugal continental. A gigante da tecnologia irá revelar novas atualizações para todas as plataformas da Apple ainda este ano. O endereço principal estará disponível em apple.com , na app Apple Developer, na app Apple TV e no YouTube.

Fonte: Pplware.

Descoberta mais uma utilidade “SOS” para o MagSafe do iPhone 12

 A Apple em toda a linha do iPhone 12 introduziu um conjunto de ímanes para uma série de utilidades. A primeira seria o facilitar o carregamento sem fios, orientando as bobinas de transmissão corretamente com o carregador, a outra será a utilização de acessórios que se ligam magneticamente ao dispositivo e há ainda uma outra que ajudou a descobrir um iPhone 12 perdido.

Segundo um programador alemão de apps para iOS, um amigo deixou cair o seu iPhone 12 no canal em Berlim. Com a ajuda de uma espécie de “cana de pesca magnética”, o jovem foi capaz de encontrar e recuperar o seu iPhone no meio da lama das águas turvas do riacho.

Imagem iPhone 12 preso pelos ímanes do MagSafe num canal em Berlim

PUB

MagSafe salva iPhone 12… e dá ânimo à carteira do proprietário

A criatividade poderá, muitas vezes, ser o último recurso viável quando precisamos de “desenrascar” alguma coisa. Apesar deste termo só existir na língua portuguesa, a verdade é que dois jovens, tiveram que recorrer a esta arte. Enquanto conversavam na margem do Landwehr Canal, em Berlim, um dos jovens deixou cair o seu iPhone 12 ao rio.

Os dois tentaram recuperar o iPhone perdido, mas as suas ações iniciais em nada resultaram. Recorrendo então à criatividade, depois de algumas horas de brainstorming, ambos arranjaram ímanes que colocaram na ponta de um fio e usaram uma vara, uma espécie de cana de pesca magnética.

Sem qualquer visibilidade, embora a pouca profundidade de água, os jovens vasculharam a zona e conseguiram “agarrar” o iPhone 12 perdido. Este veio preso pela traseira (pelo MagSafe) aos ímanes da cana de pesca. Curiosamente também encontraram uma Nintendo Switch.

O iPhone estava em perfeitas condições, sem qualquer desgaste ou sinal de infiltrações. Já a Nintendo Switch estava irremediavelmente perdida. Este caso, que vale pela criatividade do “gadget” para recuperar o iPhone, dá uma nova funcionalidade ao MagSafe… para este utilizador, o dinheiro já foi recuperado, basta ver pela cara de satisfação.

Fonte: Pplware.