8 de ago. de 2023

Novas imagens mostram iPhone 15 com bordas finas na tela e entrada USB-C


 A Apple deve anunciar os novos celulares da linha iPhone 15 no dia 13 de setembro. De acordo com recentes vazamentos, eles terão um novo botão, a entrada USB-C e mudanças na moldura.

Do iPhone 15 padrão ao iPhone 15 Pro Max, a linha deve contar com entrada USB-C substituindo a Lightning. A troca faz parte do novo regulamento da União Europeia, que tornará os cabos norma a partir de dezembro de 2024.

Nos modelos Pro, a porta deve suportar transferência de dados em alta velocidade. Os aparelhos mais básicos seguem com a velocidade do USB 2.0, mesma do cabo Lightning. Os celulares da Apple também devem aceitar apenas acessórios com certificação MFi (Made for iPhone, ou Feito para iPhone).

A entrada USB-C nos novos iPhones foi vazada no X, antigo Twitter, pelo engenheiro @lipilipsi.A entrada USB-C nos novos iPhones foi vazada no X, antigo Twitter, pelo engenheiro @lipilipsi.Fonte:  Reprodução 

Novo botão e tamanho maior

Esquemáticos vazados mostram ainda um novo botão do lado esquerdo do celular, que deve substituir a chave de silenciar o iPhone. A novidade vai ainda substituir a função do botão de volume na hora de tirar fotos ou iniciar vídeos com a câmera aberta.

As imagens exibem um iPhone 15 Pro mais espesso do que o irmão mais velho, iPhone 14 Pro, com 8,2 milímetros, 0,3 milímetros a mais que o do ano passado. O conjunto de câmeras também pode ser mais largo e menos alto, mas com as mesmas lentes. O smartphone também dever ter moldura mais fina ao redor da tela.

Os planos mostram o novo botão e as medidas do iPhone 15 Pro.Os planos mostram o novo botão e as medidas do iPhone 15 Pro.Fonte:  Reprodução 

Fonte: Tecmundo.

Apple lançou o iOS 17 beta 5 para programadores

 A Apple está a trabalhar a todo o gás na sua nova coleção de sistemas operativos. Após uma semana da beta 4, chega-nos hoje o iOS 17 beta 5.

Imagem iOS 17 beta 5 lançado hoje pela Apple

iOS 17 beta 5... a caminho da versão final

Está cada vez mais perto o dia e a Apple quer tudo afinador. Como tal, hoje os utilizadores que tenham acesso às betas de programadores já podem descarregar a beta 5 do iOS 17, iPadOS 17, tvOS 17, watchOS 10 e macOS Sonoma.

A Apple revelou o iOS 17 no seu evento Worldwide Developers Conference anual no passado dia 5 de junho. Prometeu novos recursos para o iPhone, incluindo novidade para a app Mapas, Mensagens, os novos Live Stickers, o modo Em espera (StandBy), Live Voicemail, atualizações do AirDrop e muito mais.

Imagem iOS 17

O iOS 17 está disponível como versão de pré-lançamento desde o início de junho. A partir do mês passado, a Apple expandiu os testes do iOS 17 também através do seu programa beta público.

Este ano, a Apple tornou possível participar do programa beta para programadores sem pagar a taxa anual de 100 euros. A única diferença entre a versão beta para programadores e a versão beta pública é a rapidez com que as novas versões ficam disponíveis.

As versões iniciais das versões beta para programadores são lançadas com bastante antecedência para garantir que nada de crítico acontece aos utilizadores da versão beta pública. No entanto, mais perto do lançamento, ambas as versões ficam normalmente disponíveis ao mesmo tempo.

Esperamos que o iOS 17 esteja pronto para o lançamento do próximo mês. A empresa de Cupertino deverá anunciar a data oficial de lançamento em setembro, durante o evento do iPhone 15. Consta que o próximo evento da Apple tenha lugar no dia 13 de setembro.

Fonte: Pplware

Chip A17 de 3 nm do iPhone 15 Pro vai arrasar a concorrência

 A Apple lidera no que toca ao desenvolvimento do seu SoC que combina alta tecnologia com um chip fabricado com litografia de 3 nanómetros. Segundo informações, o chip A17 do iPhone 15 Pro vai arrasar a concorrência graças ao acordo vantajoso com a TSMC.

A17 Bionic é o chip mais poderoso da atualidade

No final de 2022, várias empresas avançaram com a informação que estariam já a iniciar o fabrico de chips de 3 nanómetros. Falou-se que a TSMC teria já encomendas para os processadores Silicon M3, mas outras empresas badalaram igualmente estarem a alinhar-se para fabricar este tipo de tecnologia, a Samsung foi uma delas.

A verdade é que a Apple parece estar já com o produto final pronto, e o novo iPhone 15 Pro estreará a tecnologia.

Assim, prevê-se que o iPhone 15 Pro da Apple seja o primeiro e único smartphone equipado com um processador de 3 nanómetros durante algum tempo. Um novo relatório do The Information explica como um acordo secreto entre a Apple e a TSMC, está a ajudar a colocar no mercado o chip A17 de última geração.

Segundo o relatório, a Apple e a empresa de fabrico de chips têm um acordo especial que coloca a TSMC na linha de frente para o custo de defeitos na produção do A17. A TSMC estará também a fabricar exclusivamente chips de 3 nm para a Apple durante o primeiro ano do seu novo processo de fabrico.

Imagem do CEO da Apple e o CEO da TSMC

Segundo consta, este acordo permite à Apple poupar milhares de milhões de dólares em custos associados à resolução dos problemas de um novo processo de fabrico. Entretanto, a TSMC ganha o suficiente com a Apple como o seu maior cliente para que faça sentido do ponto de vista financeiro assumir os custos de produção de chips defeituosos.

Por sua vez, a TSMC pode melhorar o custo/qualidade do seu processo de fabrico de chips de 3 nm antes de abrir encomendas a outras empresas para além da Apple.

The Information acrescenta que o processo de fabrico de chips de 3 nanómetros da TSMC tem registado taxas de rendimento entre 70% e 80%. Isto significa que 1 em cada 5 pastilhas fabricadas com o novo processo tem defeitos, mas a Apple não é responsável pelo pagamento dos produtos inutilizáveis.

Ilustração chip A17 para o iPhone 15 Pro e Macs com M3

Dia 13 de setembro a Apple poderá apresentar o novo iPhone 15

Em suma, o facto de a Apple ser o maior cliente da TSMC está a ajudar o fabricante do iPhone a manter-se à frente da concorrência, poupando milhares de milhões de dólares.

Quanto ao grau de avanço da Apple em relação à concorrência, o relatório aponta a Intel como o único outro cliente com um negócio de chips de 3 nanómetros em cima da mesa no próximo ano, por enquanto.

Espera-se que a Apple revele o iPhone 15 e o iPhone 15 Pro por volta de 13 de setembro. Apenas o iPhone 15 Pro terá o novo chip A17.

Fonte: Pplware.