19 de jul. de 2023

Apple desenvolve chatbot de IA para integrar ao iPhone já em 2024


 A Apple está aos poucos construindo um novo modelo de linguagem de inteligência artificial (IA) que será incorporado em seus produtos e serviços no futuro. A informação é do jornalista Mark Gurman, que costuma ter fontes precisas sobre novidades da Maçã.

Segundo ele, a companhia mantém desde o ano passado uma pequena divisão em funcionamento que já tem um framework próprio chamado Ajax, construído para ser a base de desenvolvimento de chatbots e outras ferramentas de IA. Além disso, a marca abriu múltiplas vagas de trabalho para funcionários especializados no assunto, provavelmente para trabalhar nesse projeto.

Até mesmo uma interface de bate-papo, resumo de textos e geração simples de conteúdo já teria sido desenvolvida como um protótipo, sendo chamada internamente e de forma provisória por alguns engenheiros de "Apple GPT".

Muito trabalho pela frente

Entretanto, os executivos da Apple ainda não definiram como esse tipo de tecnologia será disponibilizada ao público. Uma das opções é lançar uma IA generativa, mas a concorrência já é pesada atualmente com serviços como o ChatGPT e o Google Bard, citando apenas dois exemplos de peso com funcionamento muito similar ao que a companhia está desenvolvendo.

Apple iPhoneInteligência artificial da Apple pode estrear em apps do iPhone. (Foto: Shutterstock/Reprodução)

Uma das ideias ainda em aprovação é incorporar recursos de IA em plataformas como Siri, Mapas e o buscador presente em aparelhos como o iPhone. Só que a própria Apple ainda não teria batido o martelo sobre a estratégia de mercado a seguir: em entrevista recente, o CEO da empresa, Tim Cook, disse até que usou e aprova o ChatGPT, por mais que ele seja restrito para funcionários.

Por enquanto, apenas um número restrito de funcionários da Maçã têm acesso ao Ajax e ao "Apple GPT", fazendo pequenos testes de uso da plataforma em diferentes aplicações.

Ainda assim, não há qualquer previsão de lançamento desse tipo de tecnologia ao público consumidor, embora Gurman diga que a marca prepara "um anúncio significativo para o setor de IA" em 2024. Procurada pela reportagem original, a empresa não comentou oficialmente o caso.

Fonte: Tecmundo.

Alterações no serviço Mapas da Apple estão a tirar utilizadores ao Google Maps

 A Apple tem melhorado substancialmente os seus mapas e acrescentado funcionalidades de grande valor para os utilizadores. Segundo um relatório, estas melhorias estão a conseguir trazer de volta utilizadores do iPhone para o Apple Maps em vez do Google Maps.

Durante muito tempo, o Mapas da Apple era uma confusão. Aliás, seguramente estarão lembrados que até o CEO da empresa, Tim Cook, pediu desculpas pela fraca qualidade. A plataforma apresentava resultados erráticos, imagens sem grande detalhe o que levou muitos utilizadores a, depois de iniciarem o seu iPhone, instalar o Google Maps.

Agora, as coisas melhoraram finalmente e os proprietários de iPhone começam a apreciar as mudanças que a Apple fez na sua aplicação de mapas, de acordo com um relatório do Wall Street Journal.

O Google Maps costumava ser a aplicação de mapas predefinida no iPhone e no iPad, mas isso mudou depois de o iOS 6 ter sido anunciado. O Mapas da Apple tinha muitos erros, incluindo etiquetas mal colocadas para pontos de referência e empresas e estradas em falta nas cidades. A experiência do utilizador era tão má que chegava a envergonhar a gigante de Cupertino.

Possivelmente esse foi o ponto de viragem. A empresa começou a desenvolver um trabalho fantástico nos Mapas e hoje já se bate lado a lado com o Google Maps em muitas funcionalidades basilares.

Reprodutor de vídeo
00:00
00:00

 

Design e fiabilidade são atualmente um trunfo nos Mapas da Apple

Alterações como um design atrativo, direções claras para os transportes públicos, rotas mais rápidas e uma melhor gestão da imprevisibilidade das rotas, estão a mudar a imagem da aplicação. Muitos utilizadores hoje já não abrem o Google Maps e deixam-se guiar pelas informações que o Mapas oferece. Mais ainda porque funciona num ecossistema muito completo.

Alguns utilizadores assíduos do Google Maps partilharam a sua opinião e ficaram surpresos com os resultados que obtiveram, quando a app Mapas da Apple foi utilizada num aeroporto. A aplicação foi capaz de detetar que estava no aeroporto e recomendou lojas e restaurantes no seu terminal.

 

Os utilizadores notaram que a plataforma da Apple está, em muitos casos, mais clara na informação que oferece do que o Google Maps. Aliás, comparando atualmente lado a lado as duas plataformas no que toca às informações de localização, ambas estão muito parecidas, com os trajetos muito idênticos e até com informações de trânsito a ombrear uma com a outra. Já para não falar em alertas de radares, entre outros motivos de interesse para o condutor, por exemplo.

Aliás, alguns dos utilizadores acham mesmo que o serviço da Apple, quando mostra as estradas permite uma melhor compreensão, isto porque os da Google estão cada vez mais carregados de pontos de interesse, que prejudicam a análise da rota.

Imagem Mapas da Apple no iOS 17

App nativa é um grande trunfo para a Apple

Embora o iPhone traga nativamente o Mapas da Apple, a maioria dos utilizadores de imediato descarregava o Google Maps como alternativa. Contudo, o Mapas está mais integrado no iOS e os serviços que necessitam de direção utilizam o Apple Maps.

No Apple Watch, quando utilizamos a app Mapas a conduzir, permite perceber as informações através dos toque hápticos, o que ajuda os condutores a mudar de direção, sem ter de distrair a atenção da condução. Assim como muitas aplicações de terceiros hoje já não trazem o Google Maps, creditando confiança nos mapas que a Apple disponibiliza.

Mas atenção, a maioria dos utilizadores a conduzir ainda prefere o Google Maps. E o serviço da gigante das pesquisas ainda é o melhor do mercado. A verdade, contudo, é que o fosso entre os dois serviços é hoje infinitamente menor, o que dá à Apple um grande crédito sobre o seu esforço dos últimos anos.

No iOS 17, a Apple voltou a aproximar o seu serviço ao da Google e trouxe, entre outras coisas, a possibilidade do utilizador usar mapas em offline. Um trunfo que era da Google e que em breve cai por terra. Mas há mais, algumas novidades aparecerão com o lançamento final.

Fonte: Pplware.