18 de jun. de 2020

Quatro em cada cinco smartphones de topo vendidos são Apple

O mercado dos smartphones está a atravessar uma fase complexa. A pandemia da COVID-19 veio criar uma instabilidade na economia que afetou imediatamente os setores associados a bens supérfluos. No caso dos smartphones, a grande quebra de vendas deu-se nos segmentos de gama alta, mas todo o setor foi afetado.
Ainda assim, no primeiro trimestre do ano, registaram-se tendências de vendas interessantes, colocando a Apple num lugar de destaque.
Quatro em cada cinco smartphones de topo vendidos são Apple

Apple vende quatro em cada cinco dos smartphones topo de gama

O segmento dos smartphones de topo caiu 13% em todo o mundo, durante o primeiro trimestre do ano de 2020, segundo dados da Counterpoint. O motivo desta quebra é essencialmente um: o Coronavírus. A pandemia da COVID-19 fez de certa forma que o mundo estagnasse e entrasse numa esfera de incertezas. 
Ainda assim, o segmento de topo continua a contribuir de forma global para o mercado dos smartphones em 22%, um valor semelhante ao registado no ano anterior. Assim, contribuiu com quase 57% da receita total global de telefones neste primeiro trimestre.
Apple vende quatro em cada cinco dos smartphones topo de gama
A Apple acabou por ser a empresa que, em todo o mundo, mais equipamentos de topo vendeu. Aliás, já tínhamos informado que o iPhone 11 havia sido o smartphone mais vendido neste período. Em concreto, quatro em cada cinco equipamentos vendidos são Apple neste segmento de topo.
Apple vende quatro em cada cinco dos smartphones topo de gama
Assim, a empresa de Cupertino, arrecadou para si 57% deste mercado. Bem atrás surge a Samsung com 19% e a Huawei com 12%. A destacar surge a OPPO com 3% do mercado de topo impulsionada pelas séries Reno 3 e Reno 3 Pro 5G. Esta marca teve um crescimento de 67%, tendo sido, a par com a Xiaomi, das únicas a crescer neste período.
Ainda assim, o grande segmento da Xiaomi não é o de topo. Onde mais vimos a marca a destacar-se foi nas gamas média e média baixa, também de forma a responder à procura de modelos mais acessíveis em tempo de pandemia.

Huawei domina na China, Apple domina o mundo

Apesar deste posicionamento da Apple, na China foi a Huawei que dominou de forma absoluta. A marca chinesa arrecadou para si 90% das vendas no segmento de topo. Aliás, estes valores contribuíram mesmo para que, de forma global, a marca tenha conseguido ultrapassar a Samsung durante o mês de abril.
Huawei domina na China
De resto, todas as outras regiões do mundo são dominadas pela Apple, seguida pela Samsung. A Huawei, apesar de não poder oferecer os serviços Google nos seus smartphones, ainda assim consegue ter uma presença de destaque em todos os mercados.

Os smartphones de topo mais vendidos

Neste estudo, foram avaliados os modelos à venda por preços superiores aos 400 dólares. O iPhone 11, obviamente, foi o modelo mais vendido, tal como já tinha sido referido.
Seguem-se as variantes do iPhone 11, o Pro Max e o Pro, e ainda há espaço para o iPhone XR. Com um forte impulso da China, eis que o Huawei Mate 30 Pro 5G surge como o quinto smartphone mais vendido em todo o mundo, no período em análise.
Os smartphones de topo mais vendidos - Apple vende quatro em cada cinco dos smartphones topo de gama

O futuro é incerto, mas depois da pandemia, o segmento de topo poderá sair reforçado. As marcas continuam a trabalhar arduamente nos seus modelos e este ano teremos a Apple a entrar no mundo do 5G, o que vincará ainda mais a sua posição no mercado.
Fonte: Pplware.

Qual o Sistema Operativo que mais usam em contexto de trabalho?

Assuntos relacionados com o sistema operativo dão sempre o que falar. Seja sistemas para equipamentos móveis, portáteis, desktops, entre outros, cada um tem os seu grupo de fieis utilizadores que tentam argumentar e demonstrar que a sua escolha é a melhor.
Assim, na nossa questão desta semana pretendemos saber qual o sistema operativo que mais utiliza em contexto de trabalho no seu computador.
Sistema operativo no trabalho
A vida pessoal e a vida profissional têm várias diferenças claras. Desta forma, é natural que os equipamentos tecnológicos, como o sistema operativo, que usamos nestes dois contextos também sejam diferentes.
Se, por exemplo, preferimos usar um computador mais básico para os nossos afazeres pessoais, provavelmente que essas características essenciais não são suficientes para garantir a boa execução de tarefas que devemos realizar no nosso trabalho.
Sistema operativo no trabalho
Recentemente demos a conhecer um estudo que indicava que as empresas estão a aceitar e optar cada vez mais por computadores Mac nos seus locais de trabalho. A notícia reacendeu o debate sobre qual é, afinal, o sistema operativo mais adequado para ser utilizado no trabalho.
Claro que também depende bastante do género de trabalho a ser executado, e muitas áreas dedicadas a design, arquitetura e afins optam na sua maioria pelos computadores com o sistema operativo da Apple.
Assim, queremos saber a sua opinião sobre este assunto. Participe e diga-nos qual o sistema operativo que mais usa em contexto de trabalho.
Nas nossas questões semanais temos conseguido verificar alguns resultados interessantes relacionados com diversas áreas da tecnologia. Muitas das nossas questões são também recicladas passado um tempo significativo, de forma que termos sempre os dados o mais atualizados possível.

Participe na nossa questão desta semana

Qual o Sistema Operativo que mais usam em contexto de trabalho?

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Obrigado pela vossa participação!

Fonte: Pplware.

Apple continua alegadamente a trabalhar na base de carregamentos sem fios AirPower

A Apple, em 2017, aquando da apresentação do iPhone X, deu a conhecer a base de carregamentos sem fios AirPower. Este produto conseguiria gerir o carregamento do iPhone, do Apple Watch e dos AirPods, em simultâneo. No entanto, dificuldades na gestão das cargas, mais concretamente na gestão do calor gerado, estiveram na causa da desistência do produto.
Segundo as imagens apresentadas pelo conhecido leaker Jon Prosser, a empresa de Cupertino continua a melhorar o AirPower. Poderá ser um produto ainda para este ano.
Imagem AirPower da Apple
A Apple continua a trabalhar num tapete de carregamento sem fios do tipo AirPower. Conforme a empresa o apresentou, esta base seria capaz de carregar vários dispositivos ao mesmo tempo. Agora, conforme as imagens apresentadas na web, há um alegado protótipo desta base com o nome de código “C68”.

AirPower, um produto Apple apresentado e cancelado

A Apple revelou os seus planos para a base de carregamento sem fios, a AirPower, no seu evento iPhone X, em setembro de 2017. A característica chave da base seria a capacidade de carregar o iPhone, Apple Watch e AirPods, em simultâneo, independentemente da posição de cada dispositivo na base.

Além disso, este produto teria uma integração profunda com o iOS, partilhando algumas tecnologias existentes noutros dispositivos Apple. No entanto, alguns meses mais tarde, a empresa lutava com dificuldades que apareceram nesta base. Em 2018, muitos rumores começaram a pressionar a Apple sobre o motivo do atraso do lançamento. Supostamente, este era um produto para ser lançado no ano a seguir à sua apresentação.
A Apple cancelou o AirPower em março de 2019, tendo verificado que a base não cumpria os seus elevados padrões, sem mergulhar em pormenores específicos. Graças às patentes, sabemos que a AirPower estava equipada com várias bobinas sobrepostas no interior e que seriam problemas de aquecimento que estavam na base do abandonar do projeto.

Base C68 poderá estar na mesa de trabalho da Apple

O conhecido leaker Jon prosser deu a conhecer umas imagens que são idênticas à base da Apple. A Prosser disse anteriormente que a Apple estava a enfrentar problemas com o carregamento do Apple Watch, mas aparentemente ultrapassou este problema.
As imagens mostram o Apple Watch e uma caixa de AirPods Pro a carregar na base.
Well, you guys wanted a better picture of “C68”... 😏

Remember how I said that the main problem was that current prototypes didn’t support Apple Watch?

Yeah.
Well.

They got the Watch working... 👀

Ver imagem no TwitterVer imagem no Twitter

889 pessoas estão falando sobre isso
Supostamente, a Apple terá resolvido o problema do sobreaquecimento, reduzindo o número de bobinas e integrando um chip A11 que pode gerir dinamicamente a temperatura. Prosser acrescentou que a base sem fios poderia ser lançada entre o quarto trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021, caso os testes fossem bem sucedidos.
Assim, voltam os rumores em volta de mais um produto para o ecossistema Apple. Afinal, a empresa tinha uma ideia já bem definida para este dispositivo.
Here’s my concept of “C68”
Apple’s most current internal prototype.

- Fewer coils, with less overlap
- A11 chip inside to manage heat
- Lightning cable on right side
(Though I’d expect that to change on the retail models)

If they pull it off — expected Q4 2020 / Q1 2021

~ $250

Ver imagem no Twitter

364 pessoas estão falando sobre isso
Em janeiro, o analista Ming-Chi Kuo previu que um dos principais novos produtos de hardware da empresa no primeiro semestre de 2020 incluiria uma “base de carregamento sem fios mais pequena”, mas acredita-se que se trata de uma solução de um único dispositivo.
Esta base poderá ser anunciada na WWDC 2020, na próxima semana, mas é bem possível que o calendário se altere, devido à crise global de saúde.
Fonte: Pplware.