16 de nov. de 2022

Apple lançou a beta 3 do iOS 16.2 para programadores e trouxe novidades

 A Apple está a acelerar os testes da sua última versão do software iOS 16.2 para a poder lançar dentro de poucos dias. Como tal, a empresa disponibilizou o iOS 16.2 beta 3 aos programadores. Esta versão traz atualizações e algumas novidades. A juntar a este lançamento, a Apple disponibilizou também a beta 3 para watchOS 9.2, tvOS 16.2 e macOS Ventura 13.1.

As atualizações servem acima de tudo para manter os equipamentos atualizados e seguros, o que atualmente é um trunfo para o utilizador.

Apple lançou a beta 3 do iOS 16.2 para programadores e trouxe novidades

O que há de novo no iOS 16.2?

Os utilizadores Beta podem atualizar o seu iPhone e iPad para o iOS 16.2 beta 3 e terão acesso à versão 20C5049e, conforme podemos ver no site developers.apple.com.

O iOS 16.2 e o iPadOS 16.2 incluem algumas alterações notáveis. A aplicação de colaboração Freeform está agora disponível para utilizadores de iPad, iPhone e Mac. Há também alterações à aplicação Casa, atualizações à aplicação Meteorologia e muito mais.

Aqui está um resumo de tudo o que descobrimos até agora:

Atividades ao Vivo ou Live Activities mais frequentes

Há várias novidades ainda por disponibilizar no iOS 16 e que foram prometidas na WWDC2022. Por exemplo, esta nova versão beta irá permitir que os utilizadores mantenham atividades ao vivo atualizadas com mais frequência com iOS 16.2.

A nova opção, que ainda não está ativada no iOS 16.2 beta 1, fornecerá “Atualizações mais frequentes” para atividades ao vivo. O código já identificado confirma que, quando essa opção estiver ativada, as Atividades ao Vivo (e, consequentemente, as interações da Ilha Dinâmica) solicitarão atualizações em intervalos mais curtos para mostrar “mais informações em tempo real”.

Forma livre

Forma livre é a nova app de produtividade para desenvolver ideias e colaborar. É ideal para tirar notas, partilhar ficheiros e inserir documentos, vídeo, áudio e ligações para páginas web.

App Casa ganha mais organização

O iOS 16.2 beta 3 melhorou a nova arquitetura na aplicação Casa para uma experiência mais fiável.

Um dos principais destaques do iOS 16 é a aplicação Casa redesenhada, que faz parte dos esforços da Apple para impulsionar o HomeKit e o novo padrão Matter para dispositivos domésticos inteligentes.

Agora com o iOS 16.2 beta 3, a empresa continua a melhorar a nova arquitetura prometida na aplicação Casa, que se espera que torne a experiência mais fiável para os utilizadores.

 

SOS acionado por engano?

Com esta nova versão beta, o iOS 16.2 permite que os utilizadores informem à Apple quando o SOS de emergência é acionado involuntariamente.

A beta 3 agora solicita feedback dos utilizadores quando eles cancelam o modo SOS de emergência. O sistema mostra uma notificação que abre o Feedback Assistant para enviar dados à Apple sobre o que aconteceu naquele momento.

Ativou intencionalmente o SOS de emergência no seu iPhone?

Pode-se ler na mensagem.

Com a funcionalidade SOS emergência, o utilizador do iPhone ou Apple Watch pode pedir ajuda e avisar os seus contactos de emergência de forma rápida e fácil. Assim, quando efetua uma chamada com a funcionalidade de SOS, o iPhone liga automaticamente ao número de emergência local (112).

Também pode adicionar contactos de emergência. Quando uma chamada de emergência termina, o iPhone envia uma mensagem de texto aos seus contactos de emergência para os avisar, a menos que cancele esta opção. O iPhone envia a sua localização atual e, durante um determinado período de tempo após ter ativado o modo SOS, os seus contactos de emergência recebem atualizações sempre que a sua localização mudar.

 

Ecrãs Always-On do iPhone 14 Pro pode ser todo negro no iOS 16.2

Esta nova opção pode ser encontrada na aplicação Definições > Ecrã e brilho. Dentro deste menu encontraremos o menu Always On Display. Agora aqui existem 3 opções. A primeira é para ativar e desativar o Always On Display, depois as outras duas, uma mostra o Wallpaper(Show Wallpaper) e a outra mostra notificações (Show Notifications).

Ora, na verdade, é uma opção há muito pedida. Deixar o ecrã negro, como muitos pediram logo após o lançamento desta funcionalidade no iPhone 14 Pro. Fica muito mais interessante, no nosso ponto de vista, e com menos luminosidade para este ecrã do iPhone 14 Pro e Pro Max em "repouso".

tvOS traz mais interação com a Siri

Apesar de não ser uma funcionalidade que esteja disponível em Portugal, esta não deixa de ser uma novidade. Como tal, fica registado que a nova versão do tvOS 16.2 beta traz reconhecimento de voz multiutilizador para a Siri na Apple TV.

Que mais haverá?

Para utilizadores do iPad, o iPadOS 16.2 permite suporte para um ecrã externa com Stage Manager. No entanto, não está claro neste momento se esta atualização estará disponível ao público.

Ainda há alguns novos recursos anunciados inicialmente pela Apple na WWDC. Isso inclui atualizações no SharePlay, alterações contínuas no Stage Manager, SOS de emergência via satélite para iPhone 14 e iPhone 14 Pro... entre outras coisas.

Fonte: Pplware