17 de abr. de 2023

Imagens de conceito dos óculos de realidade aumentada da Apple

 A Apple está muito balanceada neste projeto que em tempos tinha o nome de Apple Glass. Os óculos de Realidade Aumentada (RA) é um "segredo bem guardado" desde há quase 4 anos. Ninguém conhece quase nada do projeto. Assim, um designer, com o pouco que se sabe, tentou adivinhar como será o aspeto deste novo gadget. Veja as imagens.

Ilustração das imagens dos Apple Glass para realidade aumentada

A par de algumas patentes registadas, com indícios do que poderá ser um dispositivo de Realidade Aumentada, pouco mais se sabe dos chamados Apple Glass. Apareceram referências de um hipotético sistema operativo, o RealityOS, algumas indicações sobre a interação dos óculos com outros dispositivos da maça e fica tudo no éter!

 

Apple Glass, a Realidade Aumentada pela arte de Marcus Kane

O conceito, partilhado no Twitter, apresenta um design compacto, faixa de cabeça tricotada em 3D com áudio integrado, saídas de ar estilo MacBook e muito mais.

Algumas observações sobre as opções de design:

  • Adicionado um suporte de bateria e estojo. O autor acredita que fará parte da experiência de uso deste produto;
  • Fita da cabeça impressa em 3D com áudio integrado e conexões magnéticas para o cabo de alimentação e dobragem dos elementos para guardar;
  • Saídas de ar estilo MacBook com sensores ocultos integrados para monitorização do ambiente, do solo, do corpo, boca e braço;
  • A forma compacta é derivada do tamanho do ecrã e ótica usada combinada com qualquer outra pilha de tecnologia.

A Apple demonstrou o seu dispositivo de RA  a executivos de topo no mês passado e espera-se que revele o dispositivo na WWDC em junho.

O primeiro conjunto da empresa será provavelmente um dispositivo topo de gama com uma gama de câmaras e ecrãs de alta resolução, e um custo de cerca de 3.000 dólares. Isto limitará significativamente as suas vendas; contudo, dará aos criadores tempo para criar aplicações que possam ser utilizadas num dispositivo de segunda geração mais barato.

Será que este dispositivos vai ajudar a sair dos resultados menos positivos?

Fonte: Pplware.

Apple ID está com problemas nas passwords! Utilizadores estão a perder a paciência

 O Apple ID é um dos pontos centrais do ecossistema da Apple. Este identificador é também a chave de acesso a todos os serviços da empresa e está, por isso, sempre bem guardado e protegidos. Queixas recentes, que se acumulam nas últimas horas, mostram que a password do Apple ID está constantemente a ser pedida. Os estão a perder a paciência.

Apple ID password utilizadores problemas

Problemas com o Apple ID acumulam-se

O último mês têm-se mostrado complicado para os serviços da Apple e para os seus utilizadores. Os problemas e as queixas associadas têm crescido, sempre com prejuízo para quem quer explorar este ecossistema ao máximo, associado a todas as questões nos equipamentos que deles dependem.

A mais recente falha parece estar a acontecer agora, há algumas horas, com muitas queixas dos utilizadores dos serviços Apple a acumularem-se. Falamos do Apple ID e da sua password, que está constantemente a ser pedida, de forma aleatória e sem qualquer razão para que tal aconteça.

Password dos utilizadores pedida repetidamente

Do que é relatado, e tem surgido em muitas redes sociais, muitos Apple ID que estavam a funcionar sem qualquer problema, passaram a pedir constantemente a password. Esta, mesmo estando correta e sendo aceite, acaba depois por voltar a ser pedida, vezes sem conta.

Ainda que inicialmente se julgasse estar apenas limitada a alguns serviços, sabe-se agora estar presente em todos, mesmo na Apple TV, onde é agora impossível ver conteúdos. Muitos utilizadores optaram por fazer logout no Apple ID e estão agora fora dos seus equipamentos.

Utilizadores não estão satisfeitos com a Apple

Naturalmente que esta situação está a ser mal recebida pelos utilizadores, que parecem estar a perder a paciência. O site Downdetector já tem presente esta situação, em muitos serviços da Apple, e o Twitter revela que esta parece estar a crescer, em especial no Brasil e no Japão.

A Apple, no seu site para apresentação de problemas ainda não assumiu esta situação e nem a empresa a assumiu. Como aconteceu nas situações recentes, esta situação deverá ficar resolvida dentro de algumas horas.

Fonte: Pplware.

Cuidado, o popular ransomware LockBit está a chegar aos computadores da Apple

 O macOS, fruto de uma aposta clara da Apple, é hoje um dos sistemas mais seguros do mercado. As barreiras de proteção são fortes e dificilmente podem ser ultrapassadas. Agora, do que foi descoberto, há uma nova ameaça. O ransomware LockBit está a chegar aos computadores da Apple e a causar estragos.

ransomware macOS Apple LockBit segurança

Apple tem uma nova ameaça de segurança

Por norma, devido à segurança que a Apple coloca nos seus sistemas operativos, o ransomware ataca o Windows, o Linux ou máquinas virtuais. Esta é um verdadeiro problema para os utilizadores, que assim vêm as suas máquinas e os seus dados bloqueados até que um resgate seja pago.

Se o macOS estava até agora protegido, há notícias de que surgem as primeiras ameaças reais ao sistema da Apple. Falamos do conhecido ransomware LockBit, que surgiu agora em várias amostras, o que revela que estará já a ser testado para infetar esta nova plataforma.

Ransomware LockBit descoberto a atacar o macOS

A informação que, entretanto, surgiu sobre este ransomware LockBit foi criado para os SoC Silicon da Apple, com o nome de compilação sendo "locker_Apple_M1_64". Além disso, e a mostrar o impacto desta ameaça, foi também descoberto que existem versões para PowerPC.

O anúncio agora feito vem colocar o ransomware LockBit numa posição de destaque, ao ser a primeira proposta de elevado perigo a surgir para o macOS. Este já tinha sido visto no final do ano passado, mas surge agora como ativo e pronto a fazer estragos junto dos dados dos utilizadores.

Atenção a este ataque que agora se foca no macOS

Sendo um dos ransomwares mais ativos no mundo digital, vindo de um grupo baseado na Rússia, tem ganho uma forma e uma visibilidade ainda maior desde começou a ser oferecido como RaaS (Ransomware as a Service). Mediante um pagamento, qualquer grupo pode usar esta ameaça para visar computadores e assim exigir dinheiro para desbloquear os dados cifrados.

Esta é uma situação que traz para os utilizadores do macOS a necessidade de uma atenção especial. Com este novo ransomware o sistema da Apple fica vulnerável e exposto a potenciais ataques. Não se sabe ainda a forma como este se propaga, mas em breve muito mais será conhecido.

Fonte: Pplware.

Partilhar ficheiros entre o Android e o macOS? Já há uma alternativa ao Nearby Share

 O Nearby Share parece ser uma das grandes apostas da Google para o Android. Este sistema para partilha de ficheiros e outras informações cresceu e já ultrapassou as barreiras do sistema operativo móvel, havendo até versão para Windows. Agora, para ser mais abrangente, surgiu uma versão para o macOS. Venha conhecer o NearDrop.

Android macOS Nearby Share NearDrop Apple

Nearby Share para macOS? Já existe!

Há muito que se esperava que a Google surgisse com uma solução como o Nearby Share. Este sistema é dedicado à partilha de ficheiros e informação entre os smartphones Android, funcionando de forma muito simples e quase transparente para os utilizadores deste sistema da Google.

A informação recente mostrou também que a versão dedicada ao Windows está disponível e já pronta para ser usada, ainda em testes limitados. Assim, ficou em falta o sistema da Apple, para haver uma solução verdadeiramente universal, ao contrário, por exemplo, do AirDrop.

NearDrop traz este sistema para a Apple

Essa lacuna foi agora resolvida, num projeto pessoal criado por um programador. Este criou o NearDrop, que pretende trazer para o macOS tudo o que o Nearby Share já oferece, superando assim a Google e todos os seus programadores.

Esta solução está já acessível no GitHub e pode ser instalada por todos em qualquer versão recente do macOS. Sendo ainda uma solução a ser desenvolvida, tem alguns pormenores a serem melhorados. Por exemplo, ainda só permite que sejam enviados ficheiros do Android para o macOS.

Android macOS Nearby Share NearDrop Apple

Enviar ficheiros do Android para o macOS

Há ainda a necessidade de ter os equipamentos na mesma rede Wi-Fi e de ter o macOS visível na rede para todos permanentemente. Estes pormenores devem ser resolvidos em breve e em novas versões as funcionalidades em falta devem surgir.

Esta é uma solução que vem para já trazer algo que estava em falta para o Android e no Nearby Share. O NearDrop garante uma ligação importante entre os smartphones com este sistema e os equipamentos da Apple, simplificando de forma elevada a troca de ficheiros e informação, ainda que apenas num único sentido.

Fonte: Pplware.