20 de dez. de 2019

O próximo negócio da Apple pode estar na área dos satélites, para suportar os seus serviços

A Apple, ao longo dos anos, reinventou-se e investiu em diferentes segmentos de mercado. Segundo rumores, o próximo negócio da Apple pode estar na área dos satélites, para suportar os seus serviços e produtos como o iPhone.
O projeto, aparentemente secreto, está a ser desenvolvido e poderá concorrer com empresas como a Amazon ou SpaceX.
O próximo negócio da Apple pode estar na área dos satélites, para suportar os seus serviços
As empresas tecnológicas, como é natural, antes de lançar um produto ou serviço para o mercado, passaram anos a desenvolvê-lo. Há projetos mais ambiciosos e que requerem mais recursos, sendo que a Apple pode estar a entrar numa área inédita até hoje!
Segundo o que foi adiantado pelo Bloomberg, a empresa de Tim Cook está a trabalhar num projeto de satélites e tecnologias sem fios inerentes de modo a enviar serviços – como Internet – e dados de forma direta entre os seus dispositivos.
Apple
A informação, aparentemente divulgada por pessoas familiarizadas com o projeto, revela que a missão está numa fase inicial de desenvolvimento e que conta com cerca de uma dúzia de engenheiros da área aeroespacial. Segundo consta, o objetivo passa por ter algo pronto no espaço de cinco anos e que Tim Cook olha para o projeto como algo prioritário… Não obstante, existe a possibilidade de ser abandonado caso os progressos não correspondam às expectativas!
Atualmente, os produtos da Apple comunicam entre si e com outros dispositivos recorrendo a tecnologias e serviços fornecidos por outras empresas, como operadoras de Internet. Contudo, a criação deste projeto na área dos satélites pode mudar o jogo e dar assim mais poder para a empresa de Cupertino neste processo de comunicação.
Para além disso, é mencionada a possibilidade de a Apple usar esta nova área de negócio para aprimorar o seu serviço de Mapas e ainda proporcionar mais e melhores serviços aos seus clientes.

Negócios dos satélites pode competir com Amazon e SpaceX…

De momento, a principal dúvida é a envergadura do trabalho secreto que está a ser desenvolvido… Será que a Apple está a desenvolver satélites do zero? Ou será que conta com a colaboração da SpaceXBoeing ou Northrop Grumman na tarefa? Será que o objetivo passa por ter uma rede de satélites própria ou estará apenas a desenvolver uma nova tecnologia de comunicação com estes dispositivos?
As questões são várias e decerto não serão respondidas, especialmente após um porta-voz da empresa se ter recusado a comentar o caso. A Apple, tendo em conta o seu poder e recursos, pode muito bem estar a trabalhar num negócio tão ambicioso… Contudo, a empresa tem a tradição de apenas investir definitivamente em algo quando tem certezas da sua utilidade e rentabilidade financeira.

Acredita que a Apple está a preparar uma rede de satélites? Ou estará a focar-se sobretudo em tecnologias de comunicação wireless? Deixe a sua opinião nos comentários!
Fonte: Pplware.

iPhone de 2020 terá componente que vai melhorar a qualidade dos vídeos

O iPhone 11 está há alguns meses no mercado e tem demonstrado a sua qualidade. No entanto, a Apple está já a trabalhar nos seus smartphones de 2020 e os rumores indicam a presença de um novo componente que vai melhorar bastante a qualidade dos seus vídeos!
A atual geração do iPhone já se destaca neste quesito, mas parece que em 2020 tal será elevado a um novo nível!
iPhone de 2020 terá componente que vai melhorar a qualidade dos vídeos
A Apple, todos os anos, melhora a performance e a prestação fotográfica dos seus smartphones. Tal é uma garantia sempre que estamos na presença de uma nova geração do iPhone. Em 2019, as diferenças foram consideráveis… Especialmente no modelo Pro!
Não obstante, em 2020 a empresa de Tim Cook aparenta querer continuar com o mesmo rumo, não se limitando a conceder melhor desempenho com o chip A14. Segundo os últimos rumores, as diferenças na câmara serão notórias nos resultados finais dos vídeos, mas também em fotos.
A estabilização de imagem é um elemento crucial numa câmara. Sem este componente, as fotografias captadas seriam bem mais desfocadas e os vídeos não teriam a mesma qualidade e harmonia. Atualmente, praticamente todos os smartphones recorrem a estabilização de imagem eletrónica (EIS) ou estabilização ótica de imagem (OIS).

O componente alternativo que a Apple irá incorporar para melhorar a qualidade dos vídeos do iPhone de 2020…

Não obstante, existe ainda o “sistema de estabilização de imagem com sensor adaptável” – do inglês sensor-shift image-stabilisation system – que é muito usado em máquinas fotográficas de determinadas marcas como Sony, Olympus ou Pentax. Esta solução, segundo os especialistas, concede ainda mais qualidade na estabilização do que o OIS.
Nesse sentido, o DIGITIMES adiantou que a Apple irá incorporar um sistema destes no próximo iPhone topo de gama.
Rumores: novo iPhone mais barato já no início de 2020 e iPhone 12 Pro com mais RAM
Para além da qualidade na estabilização em si, o “sistema de estabilização de imagem com sensor adaptável” é caracterizado por não estar dependente da lente para o processo de estabilização. Ou seja, ao incorporá-lo no smartphone, a Apple concederia esta capacidade a todos os sensores do iPhone!

Por exemplo, o iPhone 11 Pro Max tem OIS em dois dos seus sensores fotográficos – principal e telefoto – mas não no ultra-angular. Ao recorrer a esta solução, todos passam a ter estabilização de imagem com qualidade.
Fonte: Pplware.

Apple continua a liderar nos lucros da indústria mundial de smartphones

O mercado dos smartphones tem sido um forte pilar de muitas empresas. Contudo, os lucros globais dos dispositivos diminuíram 11%, para 12 mil milhões de dólares, no terceiro trimestre de 2019. A responsabilidade desta baixa de lucros resulta da entrada de produtos de nível médio e de uma queda nas receitas dos principais OEMs de smartphones.
Dentro das dez maiores marcas, apenas a Samsung e a Huawei conseguiram aumentar as suas receitas numa base anual. Mas a Apple ainda domina no mercado mundial.
Imagem iPhone 11 Pro Max. Smartphone premium da Apple
Smartphones Premium voltam a crescer nas preferências e a trazer lucros 
Apesar do lucro global ter diminuído, pelas causas apontadas, o ciclo de substituição dos smartphones premium aumentou. Segundo a empresa de análise de mercado, Counter Point, as recentes funcionalidades de hardware não conseguiram oferecer uma razão atraente para a atualização no segmento de média gama.
No que toca a este mercado mundial, a Apple domina e recolhe 66% dos lucros da indústria e 32% da receita total dos aparelhos.
Imagem da posição dos lucros das empresa de smartphones no mercado global

Leais e fieis seguidores da Apple seguram receitas e lucros

empresa de Cupertino conta com uma base de seguidores premium em mercados fortes, como Estado Unidos, União Europeia e Japão. Como resultado, a Apple ainda pode operar com um nível de lucro que os seus concorrentes só podem desejar.
Um trunfo da Apple é a sua oferta. Existe uma forte estratégia de serviços, o ecossistema global da Apple é suficientemente forte para lhe garantir um fluxo constante de receitas nos próximos anos. No futuro imediato, como refere a Counter Point, o lucro da Apple para a temporada de férias aumentará com as novas linhas do iPhone que ganharam uma boa tração.

A Samsung segue na segunda posição

Atrás da Apple, a uma boa distância, segue a Samsung. A empresa sul-coreana recolheu 17% dos lucros globais da indústria dos dispositivos. O aumento do mix da série Galaxy A, assim como o início positivo do Galaxy Note10, foi a razão chave para o crescimento.
No que toca às badaladas marcas chinesas, estas estão ainda mais populares. Contudo, os seus smartphones geram margens de lucro baixas. Apesar disso, os valores apresentados mostram que este ano estão melhores que os do ano anterior.
Se no passado algumas destas marcas ficavam confinadas ao mercado chinês, atualmente estão já a fortalecer a sua presença em vários mercados mundiais. Isso permite que tenham preços mais altos e margens de lucro maiores.
As marcas chinesas oferecem propostas atraentes aos utilizadores (novos e velhos), onde disponibilizam uma oferta repleta de funcionalidades e recursos a preços acessíveis. Além disso, algumas destas marcas estão já lançadas numa oferta enorme de outros acessórios e até produtos IoT e até serviços financeiros.
Imagem Galaxy Note10+ do ano de 2019

5G trará novo impulso

O desafio que estas marcas terão de enfrentar, será agora o de terem melhores produtos, venderem menos a pessoas satisfeitas e terem de ombrear com a redução de preços que a Apple tem estado a fazer com alguns produtos, isso limita o espaço de manobra.
Nos próximos trimestres, a adoção do 5G irá impulsionar alguns upgrades. Isto provavelmente levará ao crescimento das receitas dos OEMs que já se estão a preparar para a comercialização completa de 5G.

Conforme temos acompanhado, na China, marcas como a Huawei, Oppo, Vivo e Xiaomi irão ganhar com o agressivo impulso de 5G. Esta tecnologia e a sua implementação no segmento dos smartphones ajudará a aumentar as receita. Contudo, como terão de apostar numa nova lista de novos materiais, portanto, no resultado final as margens de lucro podem não ser muito expressivas.
Fonte: Pplware.

Homebrew: O macOS Catalina 10.15 com o poder do Linux

Para quem é utilizador de sistemas Linux, uma das ferramentas que irá certamente gostar no macOS é o terminal. No entanto, no macOS, este terminal não é tão completo como o que vem com as distribuições Linux. Há comandos que simplesmente não estão disponíveis.
Como solução, existe o Homebrew! Hoje ensinamos como podem instalar esta ferramenta no novo macOS Catalina 10.15.
Homebrew: O macOS Catalina 10.15 com o poder do Linux
Já experimentaram executar o comando wget no terminal do macOS? E o poderoso nmap? Pois… o terminal do macOS não os conhece, mas podem ser facilmente adicionados. 

Como instalar o Homebrew no macOS Catalina 10.15?

A instalação do Homebrew no macOS Catalina 10.15 é uma tarefa relativamente simples.  Para tal basta que siga os seguintes passos:

Obter o Homebrew

/usr/bin/ruby -e "$(curl -fsSL https://raw.githubusercontent.com/Homebrew/install/master/install)"
Nota: Se não tiver o Xcode instalado, o script irá fazer o download.
Homebrew: O macOS Catalina 10.15 com o poder do Linux

Procurar apps com o Homebrew

Depois de instalado o gestor de pacotes, basta usar o comando brew search para procurar o que pretendemos. Vamos, por exemplo, procurar pelo wget usando o comando brew search nmap.
Homebrew: O macOS Catalina 10.15 com o poder do Linux

Instalar apps com o Homebrew

Para instalar um desses pacotes, basta usar o comando brew install. Por exemplo, para instalar o nmap basta que executem o comando brew cask install zenmap.
Homebrew: O macOS Catalina 10.15 com o poder do Linux
No caso de instalarem outras ferramentas, e não conhecerem a sintaxe de utilização, podem sempre aceder ao manual da mesma usando o comando man (ex: man nmap). Relativamente ao Homebrew podem usar o comando brew help para saber como o podem usar.
Com o comando brew list podem aceder à lista de pacotes disponíveis. Obviamente, que atualizando os repositórios, podem instalar outras apps.
Para outras operações, ao nível do gestor de pacotes brew, podem sempre consultar a documentação oficial aqui. Experimentem e qualquer dúvida ou questão deixem nos comentários.
Fonte: Pplware.