22 de fev. de 2021

Silver Sparrow: Apple tomou medidas para erradicar malware misterioso

 Após a descoberta de um malware novo e incomum que tinha potencial para atacar os Macs, embora seja otimizado para os Apple Silicon, a empresa de Cupertino atuou para minimizar qualquer impacto que o software projetado com códigos maliciosos poderia ter no futuro.

Apesar de ser um malware estranho, pois não teve qualquer ação, a Apple desenvolveu contra-medidas para erradicar esta tentativa de ataque.

Ilustração do malware Silver Sparrow no macOS da Apple

Apple Silicon no alvo do Silver Sparrow

No sábado, o malware foi revelado pelos investigadores do Red Canary. Foi notado que esta peça de software usava um vetor de ataque incomum para instalar malware no macOS.

O cluster, denominado pelos investigadores como “Silver Sparrow”, também foi considerado um dos primeiros exemplos de malware que tinha a capacidade de atacar os Macs Silicon da Apple.

 

Malware com “balas de pólvora seca”

Segundo o que foi descoberto, este software malicioso tem traços incomuns. Isto é, o malware parecia estar em desenvolvimento, incompleto, ou fazer parte de algum teste, tendo em conta que não tinha uma carga maliciosa. No entanto, o software tinha a capacidade de adicionar outros itens numa data posterior, através de atualizações repetidas de hora em hora.

Por algum motivo, até agora o malware não teve qualquer ação. No entanto, também não terá de agora em diante. Logo após a publicação dos detalhes do malware, a Apple tomou medidas para reduzir o dano potencial que o Silver Sparrow poderia causar no seu sistema operativo.

Um porta-voz da Apple informou que a empresa já havia revogado certificados para contas de programador usadas pelo criador do malware para assinar os pacotes. A ação evita efetivamente que os novos Macs sejam infetados pelo malware, reduzindo a propagação.

Imagem sistema de atualização e atenção permanente do macOS

Além da revogação de certificado, a Apple observa que também emprega muitas proteções de hardware e software de segurança nos seus produtos e serviços. Além disso, a Apple também desenvolve atualizações regulares de software que podem evitar que as ameaças tenham impacto.

Embora a Mac App Store seja provavelmente um dos lugares mais seguros para adquirir software macOS, devido a estas proteções, o porta-voz acrescentou que o software adquirido fora da Mac App Store também está protegido. O uso do Notary Service, assim como outros mecanismos de segurança, permite às máquinas detetar malware e bloqueá-lo antes que ele seja executado.

Fonte: Pplware.

Apple ultrapassa Samsung como maior fabricante de smartphones do mundo

 A Apple no ano passado desenhou uma estratégia impressionante. Além de lançar um vasto leque de dispositivos, conseguiu com o iPhone 12 recuperar números perdidos outrora para os seus concorrentes Samsung e Huawei. Aliás, desde 2016, a gigante americana não tem sido a principal fabricante de smartphones ao nível mundial. Ao que tudo indica, a Apple voltou a recuperar o apogeu.

Com a Huawei fora do caminho como resultado da proibição dos EUA, a Apple fica apenas com a Samsung para lutar no pódio. De acordo com um recente relatório da Gartner, a empresa de Cupertino é atualmente o maior fornecedor mundial de smartphones, pelo menos a partir do quarto trimestre de 2020.

Imagem smartphones da Apple, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max

Apple: iPhone 12 soma e segue

De acordo com o relatório, as vendas de iPhone no 4.º trimestre de 2020 atingiram 80 milhões de unidades. Os fãs fiéis da Apple esperaram pacientemente pelos primeiros telefones 5G da marca, apesar de terem ficado pelo menos um ano atrás da concorrência.

O Diretor responsável pela análise de mercado da Gartner, Anshul Gupta, disse…

Mesmo enquanto os consumidores se mantiveram cautelosos nos seus gastos e retiveram algumas compras discricionárias, os smartphones 5G e as funcionalidades pró-câmara encorajaram alguns utilizadores finais a comprar novos smartphones ou a atualizar os seus atuais smartphones no trimestre.

Dados comerciais mostram que a quota de mercado do iPhone subiu cerca de 15% em relação ao ano anterior. No ano passado, vendeu cerca de 70 milhões de iPhones no quarto trimestre de 2020. Isto é, menos 10 milhões de unidades do que o seu desempenho atual.

Quanto à Samsung, a sua quota de mercado baixou 11,8%. No 4.º trimestre de 2019, a Samsung vendeu mais 8 milhões de dispositivos do que vendeu no último trimestre do ano que passou.

 

Consumidores apertaram o cinto e compraram menos smartphones

O ano 2020, apelidado comummente como ano pandémico, ficou também marcado por uma queda no consumo de smartphones. As marcas em geral venderam menos. Ou melhor, só a Xiaomi e Apple registaram um aumento nas suas vendas globais entre as cinco principais marcas.

Segundo os relatórios, apesar das fracas vendas do iPhone 12 mini, este poderá ter ajudado a Apple a ultrapassar a Samsung. Isto porque muitos compradores foram cuidadosos com os gastos durante a pandemia. Os utilizadores queriam telefones 5G mais baratos em vez dos modelos caros de 1400 euros. No entanto, a adoção global e generalizada de 5G é o fator principal.

Portanto, a Apple este ano de 2021 terá um objetivo alto deixado pela sua estratégia de 2020. Além dos números, a lista de produtos a lançar será mesmo um desafio.

Fonte: Pplware.

Há um novo malware para macOS que está a intrigar os investigadores de segurança

 Com toda a sua aura de segurança, os produtos da Apple têm estado sob um forte ataque de malware nos últimos meses. Os hackers perceberam que esta é uma franja de mercado que interessa e por isso têm voltado a sua atenção para estes sistemas.

Com provas dadas em ataques recentes, esta é cada vez mais uma certeza. Agora, e do que foi revelado, existe um novo malware que está a espalhar-se no macOS. A sua forma de atuação é estranha e está a intrigar os investigadores de segurança.

malware Apple M1 segurança hackers

Há cada vez mais malware para o macOS

Mesmo com todas as suas medidas de segurança implementadas, o macOS da Apple é cada vez mais um sistema onde os hackers e os atacantes se focam. Existem formas de destes ataques terem sucesso e isso tem estado a ser explorado ativamente.

O interesse é tal que até o novo SoC M1 da Apple parece estar já sob ataque. Ainda na semana passada foi encontrado um malware dedicado a este SoC e que conseguiu escapar ao controlo da Apple, sendo, entretanto, desabilitado e inutilizado.

Não se sabe como ataca a segurança

Agora há um novo malware, também com uma atenção especial para o SoC M1, que está a intrigar os investigadores de segurança. O Silver Sparrow segue o mesmo modelo de infeção que muitos outros, mas neste momento não está dedicado a fazer nada, ainda.

Quem revelou este novo ataque analisou o comportamento do malware e concluiu que o seu comportamento é tudo menos normal. De hora a hora contacta um ponto central, a tentar receber novas ordens e potencialmente um payload maligno. Até agora, nada é transmitido de volta.

malware Apple M1 segurança hackers

M1 da Apple é também uma das vítimas

Até agora sabe-se que este malware está espalhado em cerca de 30 mil máquinas, em mais de 150 países. Há ainda informações que o Silver Sparrow tem um mecanismo de autodestruição e uma versão dedicada ao SoC M1, para poder ser mais efetivo.

A grande questão neste momento é o que este malware poderá fazer ao macOS e aos equipamentos da Apple. A porta de entrada está aberta e os hackers podem a qualquer momento enviar a sua carga destrutiva para fazer os estragos que ninguém deseja.

Fonte: Pplware.