11 de fev. de 2022

Apple prepara mudanças na rede Find My para que as AirTags não sejam usadas em crimes

 Apesar de ser um gadget muito útil e interessante, as AirTags estão desde o início envoltas em polémicas. Ao contrário do que seria esperado, estão a ser usadas para obter a localização de pessoas e para as perseguir, ou até para localizar veículos de forma a serem facilmente roubados.

A Apple está ciente deste problema e tem tentado por tudo encontrar soluções para evitar estes problemas. Para isso anunciou novas mudanças na rede Encontrar que vai implementar de imediato. 

AirTags Apple detetar crime notificações

Se por um lado a Apple quer tornar a utilização das AirTags simples, tem a responsabilidade de impedir que estas sejam usadas de forma errada. São bem conhecidos os casos em que estes gadgets são usados para perseguir pessoas ou bens, de forma discreta e anónima.

As novas medidas da Apple aplicam-se em várias áreas do processo de utilização das AirTags. Em primeiro lugar, durante o processo de configuração, o utilizador receberá uma notificação a explicar que as AirTags ficam associadas à sua conta e que usá-las para perseguir pessoas é crime.

AirTags Apple detetar crime notificações

Outra área que terá mudanças são as notificações. A Apple quer corrigir alguns problemas, como o apresentar de mensagens pouco claras e que não ajudam os utilizadores. Além disso, vai implementar uma nova mensagem que informará os utilizadores se uma AirTag estiver a viajar com eles.

Estas novidades estão já a ser implementadas e por isso chegarão muito em breve. Além disso, a Apple quer criar ainda mais mecanismos de segurança, que irá implementar mais tarde, durante o ano de 2022.

AirTags Apple detetar crime notificações

Estas outras novidades, a serem criadas pela Apple, vão incluir uma nova opção chamada Precision Finding. Esta vai permitir que os utilizadores do iPhone 11, iPhone 12 e iPhone 13 detectem e localizem AirTags indesejados de forma muito mais precisa.

A Apple revelou que trabalha num recurso para alertar sobre a presença de AirTags não desejadas no iOS. Com esta notificações, podem depois tomar as medidas certas para as encontrar. Com estas medidas, procura-se tornar a utilização mais clara e impedir ao máximo que sejam usadas em crimes.

Fonte: Pplware.

Apple lança iOS 15.3.1 com importantes correções de segurança

 A Apple está cada vez mais atenta às questões de segurança. Isso leva a que seja igualmente expedita a desenvolver atualizações que resolvam os problemas. Depois de ter lançado há duas semanas o iOS 15.3 para utilizadores em geral, a empresa lança agora o iOS 15.3.1 com várias correções importantes.

Também está a ser disponibilizado o iPadOS 15.3.1 e o watchOS 8.4.2.

O que há de novo no iOS 15.3.1?

Esta é uma atualização importante, porque vem atuar sobre falhas reportadas à Apple.

Assim, conforme referem as notas de lançamento

O iOS 15.3.1 fornece atualizações de segurança importantes para o seu iPhone e corrige um problema que pode fazer com que os ecrãs Braille parem de responder.

Aqui estão os detalhes específicos sobre a correção de segurança:

WebKit

  • Disponível para: iPhone 6s e posterior, iPad Pro (todos os modelos), iPad Air 2 e posterior, iPad 5.ª geração e posterior, iPad mini 4 e posterior e iPod touch (7.ª geração)
  • Impacto: o processamento de conteúdo da Web criado com códigos maliciosos pode levar à execução arbitrária de código. A Apple está ciente de um relatório de que este problema pode ter sido explorado ativamente.
  • Descrição: Foi abordada uma utilização após a emissão gratuita com uma melhor gestão da memória.
  • CVE-2022-22620: um investigador anónimo

Além do iOS 15.3.1, a Apple também está a lançar as seguintes atualizações:

  • iPad OS 15.3.1
  • watchOS 8.4.2
  • macOS Monterey 12.2.1

O iOS 15.3 foi lançado para todos os utilizadores do iPhone no mês passado com várias correções de desempenho e correções de segurança.

Uma das alterações mais notáveis ​​nesta versão foi uma correção para uma vulnerabilidade do Safari que pode estar a vazar o seu histórico de navegação e dados do ID Google para os sites que visitou.

A atualização de hoje refina ainda mais a experiência com melhorias adicionais.

Fonte: Pplware.