13 de set. de 2021

60% dos leitores utiliza o sistema operativo Windows, seguido do Debian com 13%

 Não é novidade para ninguém que o Windows é o sistema operativo mais usado em todo o mundo. No entanto, cinco anos depois de termos realizado a primeira questão semanal sobre este tema, voltamos a colocá-la aos nossos leitores como forma de determinar o 'estado da arte' neste segmento.

Assim, e depois de apurados todos os votos, chegámos à conclusão que o sistema da Microsoft se mantém no 1º lugar, mas há algumas novidades na nova tabela.

Qual o Sistema Operativo que mais usa atualmente no computador?

Finalizada a questão da passada semana, segue então agora a divulgação de todos os resultados através da análise das 5.201 respostas obtidas.

Através da análise quantitativa dos resultados, verifica-se então que a maioria dos leitores, com 60% das votações, continuam a usar o sistema operativo Windows no seu computador (3.104 votos). Em segundo lugar ficou o Debian com 13% (663 votos), seguido do macOS com 11% (579 votos) e do Ububntu com 6% (326 votos).

Linux Mint foi escolha de 4% dos leitores (184 votos), seguindo-se o Arch Linux com 2% (78 votos), e o Fedora (49 votos) e openSUSE (29 votos), ambos escolha de 1% dos votantes.

Com menos expressão ficaram os seguintes sistemas:

  • elementary OS (15 votos)
  • FreeBSD (13 votos)
  • FreeDOS (11 votos)
  • Slackware (9 votos)
  • CentOS (8 votos)
  • Mandriva Linux (7 votos)
  • Gentoo (5 votos)
  • PCLinuxOS (4 votos)
  • Unix System V (4 votos)
  • OpenBSD (3 votos)
  • NetBSD (3 votos)
  • Mageia (2 votos)
  • Solaris (2 votos)
  • ReactOS (1 voto)

Resultados em gráfico

Para uma melhor perceção visual, segue então o gráfico com os resultados:

Estes resultados não fogem do esperado, mas são ligeiramente diferentes aos apurados em 2016, como pode ver aqui.

Mas se não respondeu à nossa questão, diga-nos então agora qual é o sistema operativo que mais utiliza atualmente no seu computador.


Participe na nossa questão desta semana

Questão desta semana:

Confia mais na condução autónoma ou na do ser-humano?

  •  
  •  

Ver Resultados


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, para conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Assim, caso queiram ver algum tema votado nas nossas questões semanais, basta deixarem um comentário com o mesmo ou enviem para marisa.pinto@pplware.com.

Fonte: Pplware.

WhatsApp trabalha num novo recurso que é dos mais pedidos pelos utilizadores

 É inegável que cada vez há mais utilizadores na rede social WhatsApp. Nesse sentido, para satisfazer os pedidos dos mais de 2 mil milhões de utilizadores, o Facebook implementa paulatinamente novos recursos. Depois da encriptação das conversas dos utilizadores na cloud, das ferramentas de migração entre sistemas operativos e da promessa de uma app para iPad, surge agora a informação que está na mesa de trabalho uma nova funcionalidade.

A WhatsApp trabalha já num recurso para transformar mensagens de voz em texto. Há muito que os utilizadores ambicionam esta ferramenta.

Ilustração WhatsApp com transcrição de voz para texto no iOS

WhatsApp ouve a voz e traduz para texto em tempo real

No últimos tempos, a plataforma de mensagens WhatsApp tem lançado muitas novas funcionalidades e dado a saber que não está parada. Na semana passada, foi revelado que a WhatsApp estava a melhorar as suas opções de encriptação, permitindo que as suas mensagens cifradas fossem armazenadas no Google Drive ou iCloud. Está também a introduzir uma nova conceção de balões de fala.

Na continuação desta introdução implacável de novas funcionalidades, a plataforma de mensagens do Facebook planeia revelar um recurso de transcrição de voz. Basicamente, a nova funcionalidade permitirá aos utilizadores converter o conteúdo áudio das mensagens de voz em texto legível.

Acontece que a nova funcionalidade ainda se encontra em fase de desenvolvimento e destina-se inicialmente à aplicação iOS da WhatsApp.

Imagem WhatsApp terá transcrição der voz para texto

 

Funcionalidade opcional e produzida no dispositivo

Estas informações partem do fiável site Wabetainfo. Este recolhe regularmente novidades relacionadas com a WhatsApp e desta vez refere que a transcrição será feita no dispositivo, ou localmente. Assim, isto quer dizer que as mensagens de voz não serão enviadas para o servidor WhatsApp ou Facebook para obter a transcrição.

A funcionalidade recorrerá à tecnologia "Reconhecimento de voz" da Apple. Segundo as informações, a transcrição do texto será feita numa secção separada que terá o título "Transcrição" e os utilizadores poderão também saltar para uma data/hora específica.

Quando uma mensagem é transcrita pela primeira vez, a sua transcrição é guardada localmente na base de dados WhatsApp, pelo que não será necessário transcrevê-la novamente se se quiser ver a sua transcrição mais tarde.

Refere o site na descrição da tecnologia.

Conforme é indicado, a funcionalidade será opcional, e os utilizadores terão de fornecer uma única vez a permissão do dispositivo para a ativar.

Embora o relatório diga que a funcionalidade está a ser testada em dispositivos iOS, é provável que a WhatsApp também a estenda aos dispositivos Android, como sempre faz.

Fonte: Pplware.

Rumor: Apple pode saltar o iPhone 13 e lançar o iPhone 14 esta semana

 Parece já estar tudo a postos para o tão esperado evento da Apple onde serão apresentados os mais recentes produtos da marca de Cupertino. O mais aguardado, claro está, é o novo iPhone 13, sobre o qual já muita tinta se escreveu.

No entanto, estão a ganhar força alguns rumores recentes que indicam que a marca da maçã poderá passar o iPhone 13 e lançar já esta semana o iPhone 14. O motivo estará relacionado com questões de superstição.

Apple

iPhone 13 dará lugar ao iPhone 14?

Pelo menos é isso que os rumores indicam. A Apple poderá então descartar o iPhone 13 e apresentar o iPhone 14 já esta semana, mais concretamente na terça-feira, dia 14 de setembro.

Esta informação começou a ganhar força durante este fim-de-semana através de algumas fontes que acompanham as tendências da rede de produção da marca da maçã.

Sobre o potencial motivo, talvez o leitor já esteja a ver mais ou menos qual é. Tudo indica que esta possibilidade esteja relacionada com questões de superstição. Isto porque em vários países do mundo, Portugal incluído, o número 13 representa um número de azar. Nos EUA, por exemplo, há alguns edifícios que passam do 12º para o 14º e alguns aeroportos não possuem a plataforma de embarque nº 13.

Apple iPhone

Para já ainda não há nenhum dado oficial da Apple que aponte neste sentido. E provavelmente será lançado o iPhone 13, tal como se espera. Até porque parece que a superstição não é uma preocupação da marca da maçã. Prova disso são o lançamento do MacBook de 13" e do iOS 13.

No entanto já não falta muito para apurarmos o que vai na verdade apresentar a empresa de Tim Cook. O evento da Apple está agendado para esta terça-feira, dia 14 de setembro, pelas 18 horas, em Portugal Continental. Tal como já é hábito, vamos acompanhar tudo em direto aqui no Pplware para lhe dar a conhecer todas as novidades.

Fonte: Pplware.

iPhone 13: como assistir ao evento de anúncio da Apple


 Após meses de rumores, vazamentos e muita espera dos fãs, a Apple vai realizar na terça-feira (14) mais um evento para anunciar as novidades da marca. Como era esperado, a empresa não confirmou quais produtos serão mostrados, mas ao que tudo indica, o grande destaque está no lançamento do iPhone 13. Confira o que esperar do evento da Apple!

iPhone 13

O anúncio mais esperado do evento é o do iPhone 13. O celular deve ganhar melhorias na tela, com taxa de atualização de 120 Hz, mudanças no notch, que será, ao que tudo indica, bem menor, e no conjunto de câmeras. A expectativa é que o iPhone 13 seja equipado com o novo chip da Apple, o A15 Bionic, além de possuir 1 TB de armazenamento interno nos modelos da linha Pro.

Concept Creator/LetsGoDigitalConcept Creator/LetsGoDigital

AirPods 3

Além do iPhone 13, a Maça também deve lançar a terceira geração dos fones sem fio da marca. Segundo vazamentos, os AirPods 3 receberão um novo design, mais parecido com os modelos da linha Pro. As hastes deverão ser menores, e o case mais largo.

O analista Ming-Chi Kuo, conhecido por acertar as previsões da Apple, afirma que, infelizmente, a terceira geração não terá cancelamento de ruído ativo, mas contará com melhorias na conectividade Bluetooth, novos recursos e case de carregamento com bateria 20% maior em comparação com os ‌AirPods‌ 2.

Apple Watch 7

O smartwatch da Apple também deve ganhar um novo visual, com um design mais quadrado e tela maior, se comparado aos modelos anteriores. Segundo vazamentos, o produto poderá chegar em duas versões: 41mm e 45mm, sendo que o maior terá aproximadamente 1,9 polegada. Em relação aos novos recursos, o Apple Watch Series 7 deve contar com monitor de temperatura corporal e identificação de glicose no sangue.

Além dos produtos, é provável que a empresa anuncie  as datas de lançamento das versões finais dos seus sistemas operacionais (iOS 15, iPadOS 15, watchOS 8 e tvOS 15).

Como assistir ao evento da Apple

O evento da Apple será realizado amanhã (14), às 14 no horário de Brasília. Para assistir à transmissão, basta acessar o site oficial ou o canal no YouTube da marca. Fique ligado no TecMundo para não perder as novidades!



Fonte: Tecmundo.