22 de fev. de 2020

Apple quer banir livro de ex-funcionário por revelar segredos da App Store

Um antigo funcionário da Apple publicou um livro na Alemanha intitulado “App Store Confidential“.
No entanto, acreditando que a obra contem segredos comerciais relativamente à App Store, a empresa de Cupertino tem tentado banir a comercialização do livro.

Ex-funcionário publicou livro sobre App Store e Apple quer bani-lo

Tom Sadowski é um antigo funcionário da Apple que recentemente escreveu e publicou o livro “App Store Confidential“. O livro está à venda na Alemanha desde o início desta semana.
No entanto, a empresa de Tim Cook quer banir o livro de ser comercializado. A razão é porque a Apple acredita que o livro revela informações e segredos comerciais acerca da App Store, os quais não devem ser divulgados ao público.
Tom Sadowski, ex-funcionário da Apple e autor do livro "App Store Confidential".
Tom Sadowski, ex-funcionário da Apple e autor do livro “App Store Confidential”.
Com esse objetivo, os advogados da Apple enviaram uma carta ao autor e à editora do livro, a pedir que o mesmo fosse retirado das vendas, seja em lojas físicas ou online.
A carta solicita ainda que todas as cópias já vendidas sejam recuperadas, assim como todos os manuscritos sejam destruídos. No entanto, até ao momento, o livro continua à venda.
Segundo um resumo da editora, o livro “App Store Confidential” explica quais os meios e procedimentos para que uma aplicação tenha sucesso na App Store. Para além disso, o autor fala ainda da sua experiência com a Apple e das suas reuniões com Tim Cook.
Contracapa do livro "App Store Confidential"
Contracapa do livro “App Store Confidential”
O livro, escrito em alemão, encontra-se à venda nalgumas livrarias na Alemanha, mas também está disponível na Amazon. Pertence à editora Murmann Verlag e é um livro pequeno.

Um pouco mais sobre o ex-funcionário da Apple

Tom Sadowski não foi um funcionário ‘comum’. Ele era o gerente da App Store da Alemanha, Suiça e Áustria, entre os anos 2014 a 2019.
Ou sejam ao longo de 5 anos, Sadowski trabalhou de perto com o sistema e práticas da empresa de Cupertino, nomeadamente quanto à loja de aplicações.
Tim Sadowsky
Publicação de Tom Sadowsky na sua conta do Instagram
Em entrevista ao Der Spiegel, Tom Sadowsky afirma que a Apple sabia do conteúdo do livro, muito antes dele ter sido publicado. Isto porque foi mesmo enviado à Apple um manuscrito.

Por outro lado, Sadowski refuta a ideia de ter tido más intenções com o livro, adiantando que até esperava que o “App Store Confidential” promovesse positivamente a marca da maçã.
Fonte: Pplware.

E se a Apple deixasse escolher apps de terceiros para usar nativamente no iPhone?

Uma das maiores diferenças entre o iOS e os restantes sistemas operativos é a possibilidade de escolher as apps que usamos. Claro que as podemos instalar e usar, mas nunca como as nativas e que sistema operativo da Apple usa.
Este cenário poderá ser alterado em breve, segundo informações agora reveladas. Com o iOS 14, a Apple poderá abrir a possibilidade de serem usadas outras apps de terceiros como as principais e que abrem com o iOS.
Apple apps iOS nativas iPhone

Uma novidade importante para o iOS

A Apple habituou os seus utilizadores a usarem as suas apps para as principais funcionalidades. Desta forma consegue controlar a experiência de utilização e as funcionalidades que estão disponíveis para serem usadas no iPhone.
Muitos queixam-se desta atitude, mas a verdade é que se mantêm fieis e aprendem a viver com estas limitações impostas. As outras apps podem estar presentes, mas têm de ser abertas manualmente para serem usadas como o utilizador pretende.

Uma abertura sem precedentes da Apple

Claro que a Apple tem mudado muito da sua postura e uma nova informação dá agora conta de uma abertura ainda maior. Com o iOS 14, a empresa poderá mudar o seu sistema e permitir que os utilizadores escolham algumas apps a serem usadas. Assim, o email, o browser e a app de música vão poder ser escolhidas.
Não se sabe ao certo como será feita esta escolha ou como funcionará, mas mostra que a Apple está a continuar a mudança e adaptação do seu sistema e do iPhone. Na verdade, este processo começou há alguns anos, com a mudança do teclado.
Apple apps iOS nativas iPhone

Estas apps substituem as nativas no iPhone

A mesma informação que fala do iOS 14 e das mudanças, dá também conta de que esta irá mais longe. Fala-se que também o HomePod poderá permitir a escolha do Spotify, deixando o Apple Music de fora deste hardware, se o utilizador assim o preferir.

Não se sabe a razão para a mudança, mas há quem aponte pressões por parte dos reguladores europeus. Assim, a Apple dá um passo histórico ao abrir o iOS e o HomePod, ao mesmo tempo que apazigua os decisores. Consegue também dar mais liberdade ao seu sistema, aproximando-o mais da liberdade do Android.

Fonte: Pplware.