16 de jun. de 2021

iPad volta a esmagar concorrência no primeiro trimestre de 2021

 O iPad foi apresentado no dia 27 de janeiro e lançado a 3 de abril de 2010. Portanto, está há 11 anos na liderança de um mercado que muitos vaticinaram como um fracasso. Mais de uma década depois, em 2021, os números do primeiro trimestre mostram que continua forte e esmaga completamente os seus concorrentes.

O último relatório da empresa de análise de mercado Counterpoint mostra que a linha de iPads da Apple continua a ter um forte desempenho.

iPad volta a esmagar concorrência no primeiro trimestre de 2021

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Apple e Samsung crescem num mercado dominado pelo iPad

participação de mercado global de tablets da marca cresceu 53% no comparativo anual no primeiro trimestre de 2021. Assim, atualmente, a sua participação de mercado total é de 37%. Durante o mesmo trimestre de 2020, as vendas do iPad representaram 30% da participação de mercado.

relatório menciona que a Apple e a Samsung beneficiaram ao longo de 2020 com a diminuição da concorrência no mercado dos tablets. As duas empresas “lançaram e promoveram agressivamente os novos modelos”, enquanto outros fabricantes de tablets “reduziram ou fecharam o negócio”.

A Apple vendeu 33% mais unidades de iPad em todo o mundo em 2020 do que em 2019 e continuou a liderar o mercado, expandindo a sua participação para 37% no primeiro trimestre de 2021. Apesar do efeito fora de temporada, a Apple melhorou o seu desempenho em todas as principais regiões, especialmente no Japão, onde as suas vendas continuaram a atingir recordes históricos.

O gráfico abaixo mostra que as participações de mercado da Samsung, Lenovo e Amazon cresceram desde o 1.º trimestre de 2020. A participação da Huawei caiu de 11% no 1.º trimestre de 2020 para apenas 5% no 1.º trimestre de 2021. As “outras” marcas caíram 10% de participação combinadas, onde a Apple e a Samsung ganharam mais folga.

Imagem da participação no mercado no gráfico da Counterpoint

Counterpoint: 8.ª geração é o que mais vende

Apesar do modelo mais básico do iPad representar a maior parte das vendas de tablets da Apple, a analista da Counterpoint, Liz Lee, explicou que todos os modelos da linha tiveram um bom desempenho.

O iPad básico representou 56% de todas as vendas do iPad no primeiro trimestre de 2021, enquanto os modelos iPad Air 4 e Pro representaram 19% e 18%, respetivamente. O iPad 8 foi o modelo mais vendido, enquanto o iPad Air 4 ficou em segundo lugar.

Imagem iPad de 8.ª geração da Apple

Olhando para o resto do ano, o iPad Pro da Apple com M1 foi bem recebido pelo mercado, mas a falta de chips foi notada. A Apple enfrenta o desafio tanto da escassez de chips quanto dos problemas de produção relacionados o ecrã Liquid Retina XDR.

Imagem iPad Pro com M1

Lee espera que os modelos M1 disparem no terceiro trimestre, uma vez que a cadeia de fornecedores estará já mais estável e a produzir. Isto porque se espera uma grande temporada de férias no quarto trimestre.

Fonte: Pplware.

Ativistas acusam Apple de censurar apps LGBTQ+ em 152 países


 Ativistas estão acusando a Apple de remover aplicativos LGBTQ+ da App Store e de não atuar contra a censura de governos. Em relatório publicado na última segunda-feira (14), o Fight for the Future, grupo de defesa sem fins lucrativos, e o GreatFire, que monitora bloqueios na China, destacam 1377 casos em 152 países. Ao todo, 50 apps voltados a esse público, incluindo os mais populares, se encontram indisponíveis em uma ou mais lojas.

"A maioria das App Stores em que o maior número de aplicativos é bloqueado coincide com países que já estão em posição inferior na lista de direitos humanos para a comunidade queer", destaca o documento, citando Níger e Coreia do Sul, nos quais houve a legalização da orientação sexual, mas que apresentam altos índices de restrições.

Benjamin Ismail, diretor de campanha e defesa do GreatFire, disse ao Protocol que, embora a China seja conhecida pela censura generalizada, é surpreendente que o país proíba mais aplicativos LGBTQ+ na App Store do que outros que criminalizam a homossexualidade. Por lá, foram encontrados 27 casos, enquanto a Malásia registrou apenas sete. A Arábia Saudita lidera com 28 proibições de apps.

"Supomos que a posição da Apple varia em diferentes países e que a empresa se sente mais confortável em ignorar/recusar/atrasar alguns pedidos de determinados governos em relação a outros", salienta. Das 10 App Stores mais censuradas, seis estão presentes em regiões da África subsaariana.

Empresa da Maçã se sentiria mais confortável com alguns governos.Empresa da Maçã se sentiria mais confortável com alguns governos.Fonte:  Freepik 

O que diz a Apple?

Dentre os aplicativos menos disseminados estão weBelong – Find Your Community (indisponível em 144 App Stores); Hinge: Dating & Relationships (135); Qutie – LGBT Dating (115); Adam4Adam Gay Dating Chat A4A (80); e Trans – Transgender Dating (77).

Em sua defesa, a Apple alega haver inconsistências no levantamento e que a companhia não removeu os 27 apps mencionados na China. Além disso, dos 64 elencados, apenas quatro sofreram sanções por questões legais – e desenvolvedoras, geralmente, é que controlam a disponibilidade de suas soluções.

Em alguns casos, complementa a empresa da Maçã, os responsáveis optam por retirar seus apps das lojas para prevenirem problemas com a justiça local ou protegerem seus usuários. Ademais, Grindr e Scruff, ambos LGBTQ+, parecem estar no mundo todo, indica o 9to5Mac.

Por fim, alguns publishers deixaram de apresentar queixas à big tech ao descobrirem que suas aplicações "caíram" por acharem que a discussão não surtiria efeito, explica Ismail, que, ainda assim, reconhece: "outros nos disseram que não colocaram seus apps na China por temerem que isso causasse problemas (e possivelmente colocasse aplicativos inteiros em apuros, inclusive em mais países)."

Fonte: Tecmundo.


Novo iMac com M1 da Apple está a apresentar problemas no alinhamento do ecrã

 O novo iMac com o SoC M1 da Apple mudou completamente a forma como olhamos para os computadores. A sua caraterística mais visível é mesmo a forma como a Apple adotou cores e tornou estas máquinas mais apelativas, longe do que é normal e enfadonho.

Estas máquinas estão já no mercado e a mostrar a sua capacidade, com o novo SoC M1 e o que este traz. No entanto, e do que está a ser revelado, estas máquinas apresentam um problema estranho, com o ecrã a ficar desalinhado.

iMac Apple M1 ecrã problemas

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Apresentado de forma única e totalmente diferente, o iMac da Apple quer romper todos os padrões da indústria para os computadores. Este novo design totalmente diferente e as cores em que é proposto, conjugam-se com o SoC M1 e o poder que este entrega.

As avaliações destas máquinas mostram uma capacidade acima do normal e mostram que a Apple terá acertado novamente. No entanto, e do que está a ser relatado por alguns utilizadores, esta nova proposta tem um problema estranho e que pode complicar a sua utilização.

O que está a ser comunicado em vários canais é um desalinhamento do ecrã deste computador. Isto resulta que o ecrã fica torto, conforme foi descrito, por exemplo, no fórum da Apple e até no Reddit. A diferença poderá ser mínima, mas ao ser medida, torna-se óbvia que está presente.

Um outro exemplo surgiu do YouTuber iPhonedo, que durante o fim de semana lançou um vídeoonde analisa o iMac. Uma das maiores queixas foi mesmo a diferença que existe no ecrã, que fica desalinhado. As medidas realizadas mostravam 8 cm de um lado e apenas 7,6 cm do outro.

iMac Apple M1 ecrã problemas

Do que é descrito, o problema está na montagem do ecrã ao suporte. Os 7 parafusos presentes parecem estar na fonte do problema, sem que possa ser resolvido pelos utilizadores. A Apple poderá recolher as máquinas, se bem que ainda não existe uma avaliação do grau de disseminação do problema.

Não sendo algo que impeça a utilização do iMac, a verdade é que não se esperava um problema destes. Um computador que custa 1500 euros tem a obrigação de ter um nível de qualidade elevado, ainda para mais sendo uma peça da Apple, com os seus níveis de exigência.

Fonte: Pplware.