30 de dez. de 2022

iPhone 15 Pro com A17 Bionic poderá ser 35% mais eficiente

 Os iPhone 14 Pro e 14 Pro Max foram lançados com o processador proprietário da Apple A16 Bionic. Este trouxe ao iPhone um alto desempenho, que ultrapassa a performance de qualquer Android do mercado e, evidentemente, as expectativas para o futuro só podem ser elevadas.

O processador A17 Bionic está a ser desenvolvido para os modelos de última geração do iPhone 15 do próximo ano e pode ser 35% mais eficiente em comparação com os chips atuais, graças ao recurso à mais recente tecnologia de processamento de chip de 3nm.

iPhone 15 Pro com A17 Bionic poderá ser 35% mais eficiente, oferecendo maior autonomia

Espera-se que a Apple adote a tecnologia de 3nm para o processador dos iPhone‌s de 2023, que deverá ser chamado de A17 Bionic. O A16 Bionic atual usa o processo de 4 nm da TSMC, que oferece eficiência e desempenho aprimorados em comparação com o chip A15 Bionic, baseado no processo de 5 nm do ano anterior.

A produção em massa dos chips de 3 nm para a Apple pela TSMC já começou esta semana, e segundo o presidente da TSMC, Mark Liu, o processo mais novo irá exigir 35% menos energia, além de oferecer melhor desempenho do que o processador anterior. 

Além do processador A17 Bionic de 3nm para os modelos iPhone 15 Pro e Pro Max, Apple deverá recorrer à TSMC para a produção dos chips M2 Pro e ‌M2‌ Max também de 3nm, para os computadores.

Na semana passada, foram revelados novos desafios que a Apple enfrentou ao desenvolver o chip A16 Bionic para o iPhone 14 Pro e ‌iPhone 14 Pro‌ Max. De acordo a publicação, a Apple tinha planos mais audaciosos para a GPU do chip, naquilo que queria chamar de "salto geracional". Contudo, esses planos iam trazer um consumo excessivo de energia, esgotando a vida útil da bateria rapidamente, além de provocar problemas em termos de gestão térmica.

Estes contratempos, obrigaram a Apple a mudar os seus planos já muito próximo do lançamento do iPhone, pelo que tais mudanças poderão surgir no próximo ano com o iPhone 15.

Fonte: Pplware.

Sistema de localização da Apple ajudou os bombeiros a encontrar vítima de acidente

 A Apple tem nos seus dispositivos, entre eles o iPhone e Apple Watch, um sistema de localização que permite encontrar o equipamento quando perdido ou roubado. Por trás desta tecnologia está a Rede Encontrar (Find My). Acrescentando ainda mais tecnologia, este ano, na linha iPhone 14 e Apple Watch, os utilizadores, se sofrerem um acidente de carro, o sistema alerta os meios de socorro. A cereja em cima do bolo é o inovador sistema de pedido de emergência via satélite. Tudo isto salva vidas e há mais um exemplo.

Uma mulher, depois de sair de casa de familiares, sofreu um grave acidente e mais tarde foi localizada graças ao sistema de localização da Apple.

Imagem bombeiros resgatam mulher ferida localizada graças aos sistema de localização da Apple Encontrar

Mulher foi resgata após a Rede Encontrar denunciar a localização do carro

A Apple introduziu muitas novas características de segurança este ano, tais como SOS de emergência por satélite e também Deteção de acidentes. Contudo, mesmo sem estas características disponíveis no seu iPhone, uma mulher na quarta-feira foi resgatada pelos bombeiros numa ravina após o carro ter sofrido um despiste e a mulher ter sofrido um grave acidente, ficando presa dentro do veículo e inconsciente.

A notícia vem do Corpo de Bombeiros do Condado de San Bernardino, que partilhou o relatório na página oficial no Facebook. Segundo a SBCoFD, os bombeiros foram enviados para uma alegada colisão de trânsito na auto-estrada 18 na cidade de San Bernardino. Lá, encontraram um veículo destruído e caído numa ravina.


Os bombeiros referem que a vítima provavelmente passou a noite no veículo acidentado depois de deixar uma reunião familiar. Uma vez que a mulher estava desaparecida e ninguém a podia contactar, os membros da família verificaram a sua localização que o iPhone difunde através da Rede Encontrar (Find My). Este sistema, como referido já anteriormente, permite aos utilizadores partilhar a sua localização atual com amigos e familiares.

A família depois de receber a localização do iPhone da vítima ligou para o 911 (o nosso 112), que rapidamente encaminhou os bombeiros para o local indicado no sistema da Apple. Como o veículo estava a cerca de 200 metros da auto-estrada e a vítima tinha ferimentos graves, os bombeiros tiveram de utilizar equipamento especializado de Busca e Salvamento Urbano (USAR).

A vítima foi então levada para um centro de trauma local e está agora sob cuidados.

Imagem SOS Emergência via Satélite iPhone 14

SOS de Emergência via Satélite do iPhone 14 salvou a vida de duas pessoas

Em meados do mês de dezembro, em Crescenta Valley, foi recebido um alerta dos centros de emergência da Apple, notificando as autoridades sobre um acidente na Floresta Nacional de Angeles. Um carro despenhou-se na ravina ficando preso a mais de 90 metros da estrada.

Uma das ocupantes do carro conseguiu sair e, na ausência de sinal de rede móvel para alertar as autoridades, recorreu então ao serviço SOS por satélite, por mensagem de texto, tendo sido posteriormente acionadas as autoridades.

Para o resgate foi acionado um helicóptero que acabou por retirar as duas vítimas do acidente e levá-las para um hospital local. Este é mais um dos casos que chega à imprensa e que revela a eficácia do sistema.

Fonte: Pplware.

Pplware: Os melhores smartphones de 2022

 O mercado dos smartphones continua em franco desenvolvimento, ainda que as vendas estejam a abrandar. A Apple, Google, Samsung, OPPO, Xiaomi, Nothing... e tantas outras marcaram 2022 com algumas das melhores máquinas e hoje destacamos aqueles que consideramos ser os melhores do ano.

Venha conhecer as nossas escolhas.

Os melhores smartphones de 2022

O melhor smartphone: Apple iPhone 14 Pro

A Apple recebe este ano o prémio para o melhor smartphone de 2022, muito pelas tecnologias que traz e que o destacam dos demais. Na verdade, poderia vir aqui descrito o modelo Pro Max, no entanto, esta é uma versão com ecrã maior e que acaba por ser excluída por muitos utilizadores, por isso mesmo.

O ecrã sem notch, mas com uma zona de câmara dinâmica (Dynamic Island), é desde logo um fator a valorizar. Contudo, a inclusão do sistema de emergência por satélites é sem dúvida um das grandes novidades para o segmento. 

Os melhores smartphones de 2022 segundo o Pplware

Há ainda o processador Apple A16 Bionic, o que oferece o melhor desempenho no segmento; as câmaras com excelentes resultados tanto em vídeo quanto em foto; a autonomia que aumentou; sem esquecer toda a integração com o ecossistema Apple.

O melhor Android: Samsung Galaxy S22 Ultra

Já no mundo do Android, surge o Samsung Galaxy S22 Ultra, que também esteve em confronto com o iPhone da Apple para o lugar de melhor smartphone do ano. 

A Samsung acabou com a sua linha Note de vez e trouxe a S Pen aos Galaxy S, tornando este modelo o mais produtivo do mercado. Além disso, com este Samsung Galaxy S22 Ultra temos acesso a um dos melhores ecrãs integrados num smartphone.

Todos os outros fatores: autonomia, câmara, desempenho, construção e design, são valorizados de forma muito positiva.

O melhor dobrável: Samsung Galaxy Z Fold4 

Seria inevitável não ter aqui mais um Samsung nesta categoria. Apesar de existirem marcas com outras propostas, a Samsung é a fabricante que mais aposta no desenvolvimento deste segmento e é a que mais aposta em lançamentos desenhados para o mercado internacional.

Os melhores smartphones de 2022 segundo o Pplware

O Samsung Galaxy Z Flip4 foi talvez um dos que melhores vendas teve a nível mundial, contudo, o Z Fold4 é uma máquina com maior destaque e que tem melhorado substancialmente em termos de ecrã, construção e design, a cada novo lançamento.

O mais irreverente: Nothing Phone (1) 

Este ano ninguém ficou indiferente ao lançamento da Nothing. O seu primeiro smartphone Android foi apresentado julho com um grande destaque para a sua traseira que integra um conjunto de luzes LED que permitem uma interação completamente diferente de qualquer outro que exista no mercado.

É facto que em termos de desempenho, câmaras ou autonomia, o Nothing Phone (1) não traz nada de novo ao mercado, mas que foi o mais irreverente do ano, isso foi. Outro aspeto que o destaca é a sua interface de utilizador baseada em Android.

O melhor para fotografia: Huawei Mate50 Pro 

A Huawei não teve de todo um ano feliz no mercado dos smartphones, ainda assim é inegável o seu trabalho no campo da fotografia. No início do próximo ano iremos apresentar os resultados de muitas imagens captadas pelo Huawei Mate50 Pro que comprovarão a atribuição desde lugar. 

Infelizmente, a inexistência de serviços Google ou de um ecossistema robusto como o da Apple não é suficiente para que este smartphone tenha o sucesso merecido em termos de vendas. 

A saber que o Huawei Mate50 Pro está equipado com um módulo de três câmaras na traseira, sendo a principal de 50 MP com abertura que varia entre f/1.4-f/4.0, a câmara periscópio é de 64 MP e permite fazer zoom ótico até 3,5x, e a ultra grande angular é de 13 MP. Grava ainda vídeo a uma qualidade máxima de 4K a 60fps. A câmara frontal tem 13 MP também grava a 4K.

O melhor da gama média: Xiaomi POCO X4 Pro 5G 

As escolhas anterior foram relativamente fáceis de encontrar, contudo, na gama média já é mais complexo. São muitas as opções a preços semelhantes. Considerando que a faixa de preços mais procurada está entre os 250 € e os 300 €, foi por aí que começámos a analisar as propostas existentes no mercado lançadas este ano.

Os melhores smartphones de 2022 segundo o Pplware

O eleito foi o POCO X4 Pro 5G, um smartphone integrado no ecossistema da Xiaomi e que se destaca pelo seu ecrã Super AMOLED com taxa de atualização de 120Hz; tem um processador Snapdragon 695 5G, que garante um desempenho excelente no segmento; tem uma grande bateria com carregamento rápido... mas há mais.

Oferece dois altifalantes para som em stereo e ainda jack de 3,5 mm, tem NFC, Bleutooth 5.1 e Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac. A câmara principal é de 108 MP e tem ainda mais duas (macro de 2 MP e ultra grande angular de 8 MP). No entanto, ao contrário de outros no segmento, como Samsung Galaxy A33 5G, disponível com preço semelhante, não grava vídeo a 4K, mas, na verdade, esta nem uma funcionalidade tão procurada pelos consumidores de smartphones de gama média.

Fonte: Pplware.

Quer um Apple Watch Ultra? Já existe um clone que pode comprar por apenas 34 euros

 Quando a Apple apresentou ao mundo o seu Watch Ultra, revelou um smartwatch que ultrapassa tudo o que é normal a nível de resistência. Para além de tudo o que tínhamos já com o Watch, a empresa criou uma proposta que foi mais além do que é normal.

Também como é normal, a concorrência olhou para esta proposta como algo a ser seguido e, na mente de alguns, como algo a ser copiado. O primeiro clone do Apple Watch Ultra chega agora, vindo de uma empresa indiana e custa apenas 34 euros. É o mesmo? Claro que não!

Apple Watch Ultra Pebble Cosmos Engage clone

Será o Apple Watch Ultra?

Ao longo dos anos temos visto muitos clones de produtos da Apple a chegar ao mercado. Mais do que interpretações de design criadas por outros fabricantes, há empresas que se dedicam a criar qualquer clone de um produto destes. É algo ilegal, mas acaba por ser perfeitamente normal.

É assim que surge agora o Pebble Cosmos Engage, que é uma cópia exata do que o Apple Watch Ultra tem para oferecer. Esta semelhança aparentemente fica no que toca ao design, uma vez que não consegue oferecer toda a integração que o seu ecossistema oferece, quer em funcionalidades, quer em serviços adicionais.

Apple Watch Ultra Pebble Cosmos Engage clone

Apenas um clone do smartwatch da Apple

Esta proposta é essencialmente o mesmo que temos no Apple Watch Ultra, com um corpo metálico, uma grande coroa e um botão na lateral e um ecrã planos. Uma das pulseiras incluídas parece ser uma cópia da Ocean Band da Apple, e o relógio exibe mostradores muito semelhantes aos da Apple em materiais promocionais.

O Pebble Cosmos Engage conta ainda com um ecrã de 1,95 polegadas com brilho de 600 nits e funcionalidade de ecrã sempre ativo. Oferece ainda chamadas no relógio através de Bluetooth, carregamento sem fios, monitorização de frequência cardíaca e nível de oxigênio no sangue, contando ainda com assistente de voz com IA.

Apple Watch Ultra Pebble Cosmos Engage clone

Onde comprar o Pebble Cosmos Engage?

Esta é uma proposta que está disponível para compra no site da empresa, por apenas 34 euros (2.999 rúpias, mas que está a variar). Nesse mesmo site podem ser vistas outras propostas muito parecidas com vários smartwatches já conhecidos. Atenção que esta empresa não é a conhecida Pebble que foi uma das precursoras dos smartwatches e que conhecemos bem.

Naturalmente que o Pebble Cosmos Engage está muito longe do que o Apple Watch Ultra traz para os utilizadores. É uma proposta visualmente semelhante, mas que acaba por falhar no mais óbvio, a sua resistência e todo o ecossistema da gigante de Cupertino. Ainda assim, é interessante ver como estas marcas se adaptam ao que os maiores apresentam, para assim atrair os potenciais clientes.

Fonte: Pplware.

Mais uma falha da Apple no iPhone? Exploit permite mudar fonte do iOS sem usar jailbreak

 A Apple mantém o iOS e o macOS fechados a modificações, contudo, através de jailbreak, os utilizadores mais avançados são capazes de entrar no sistema e ajustar parâmetros únicos.

Agora, sem recorrer ao jailbreak, um programador conseguiu algo quase impossível. Criou uma forma de alterar a fonte do iOS para outras que não estão no sistema da Apple. Para isso, explorou com sucesso um exploit que está no sistema do iPhone.

Apple iOS fonte iPhone exploit

Todos os que usam smartphones Android sabem como é simples fazer a mudança de fonte no seu dispositivo. Ainda que não seja algo nativo no sistema da Google, a verdade é que muitas personalizações trazem essa capacidade.

No iOS essa funcionalidade nunca foi disponibilizada e provavelmente nunca será uma proposta da Apple. Ainda assim, recorrendo a uma falha do sistema do iPhone, um programador criou uma solução para mudar a fonte deste sistema.

Com alguma simplicidade é agora possível usar como fonte no iOS as conhecidas DejaVu Sans Condensed, Serif, Mono e Choco Cooky. Esta última será próxima de todos os que já usaram um Samsung, por ser a fonte que a One UI usa de forma recorrente.

Depois de alterada a fonte no iOS, esta é mantida de forma ativa e usada de forma transversão no sistema do iPhone. Isto implica que esteja presente nas interfaces do sistema da Apple, bem como nas apps que estão instaladas no sistema operativo.


Esta novidade mostra como a falha da Apple pode ser explorada para outras funcionalidades. Foi encontrada no iOS 16.1.2 e versões anteriores, o que a pode também limitar na sua utilização, visto que já surgiu uma atualização posterior.

Com a nova versão do iOS, esta porta terá sido fechada, com a Apple a resolver o exploit que era usado. Ainda assim, fica provado que também este sistema tem falhas e que muitas vezes são simples de explorar.

Fonte: Pplware.