7 de out. de 2021

Apple lança iOS 15.1 beta 3: que novidades traz?

 O desenvolvimento dos iOS, assim como do iPad OS, tvOS, watchOS e macOS é contínua. Mas as versões finais chegaram ao público em geral, a Apple já estava a colocar as versões beta disponíveis aos programadores. Há algumas horas chegaram as beta 3. Assim, com o iOS 15.1 beta 3 a empresa de Cupertino juntou várias correções e algumas novidades.

Se tem um perfil de programador, então veja as novidades que vão aparecer no seu dispositivo Apple.

A Apple está a deixar o iOS 15 mais otimizado e equipado com melhoramentos prometidos há algum tempo. Esta nova versão do iOS 15.1 beta 3 vem acrescentar algumas boas funcionalidades.

 

iOS 15.1 beta 3 traz captura de vídeo ProRes nativa para iPhone 13 Pro e Pro Max

A versão beta 3 do iOS 15.1 recém-lançado da Apple apresenta suporte nativo para captação de vídeo ProRes na aplicação Câmara nativa. O recurso chega alguns dias depois de Filmic Pro lançar o suporte de captação ProRes na sua popular aplicação de vídeo.

O Apple ProRes está disponível apenas para iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max. Para ativar o ProRes, vá para Definições > Câmara > Formatos > neste menu ative a opção Apple ProRes.

Imagem iOS 15.1 beta 3 Apple ProRes

Ativar esta opção mostrará os controlos da câmara atualizados para Apple ProRes na aplicação Câmara nativa. É importante relembrar que captar imagens nesta resolução ProRes consome muito espaço de armazenamento. A Apple avisa que um minuto de HDR ProRes de 10 bits equivale a aproximadamente 1,7 GB para HD e 6 GB para 4K.

A captura ProRes é compatível com até 30fps a 4K e até 60fps a 1080p para dispositivos com 256 GB de armazenamento e superior. Se você tiver um iPhone 13 Pro com 128 GB de armazenamento, estará limitado à captura de 1080p a 30 fps.

Imagem Câmara com ProRes ativo

Assim que a opção estiver ativada, abra a app Câmara, vá à opção Vídeo e no canto superior esquerdo ative o botão ProRes, conforme mostra a imagem.

Devido aos requisitos de armazenamento, os utilizadores verão um “Tempo máximo” restante na parte superior do ecrã, que mudará com base na resolução e na taxa de frames que seja escolhida para captar o vídeo ProRes.

Atualmente, não parece que a Apple permita aos utilizadores diferenciar entre diferentes tipos de captação de vídeo ProRes. A app Filmic Pro, por outro lado, oferece suporte à alternância entre quatro sabores populares na família ProRes, como ProRes Proxy, ProRes LT, ProRes 422 e ProRes 422 HQ.

 

iOS 15.1 beta 3 adiciona novo botão 'Auto Macro' para desativar troca de câmara

Com esta versão beta chegou também um novo botão para desativar a foto Macro automática na aplicação Câmara. Com o iOS 15 no iPhone 13 Pro e no iPhone 13 Pro Max, a câmara do iPhone muda automaticamente para o modo macro quando o utilizador se aproxima do assunto.

Isso pode causar uma animação estranha na app Câmara no momento em que o iPhone troca as lentes e, às vezes, simplesmente., o utilizador pode não querer que o modo macro seja ativado. Como tal, a Apple prometeu que lançaria uma opção de software para desativar o modo macro automático.

Ora, como o prometido é devido, aqui está essa opção no iOS 15.1. Portanto, se for a Definições, depois escolher Câmara, irá ver agora um botão Macro automaticamente.  Quando ativado, este recurso irá “mudar automaticamente para a câmara Ultra Wide para captar fotos e vídeos macro.

Se desativar este automatismo, poderá colocar manualmente o seu iPhone 13 Pro ou iPhone 13 Pro Max no modo macro, alternando para a lente 0,5x na câmara e aproximando-se do assunto e, em seguida, tocando para focar.

 

iOS 15.1 beta 3 corrige qualidade de imagem 'Olhe à sua volta' do Apple Maps

Quando a Apple lançou o iOS 15, o recurso Olhe à sua volta do Apple Maps começou a renderizar mais devagar e com imagens desfocadas. Agora, a Apple corrigiu corrigir o problema nesta terceira beta do iOS 15.1.

Imagem Olhar em volta do Apple Maps no iOS 15.1 beta 3

Esta correção é interessante, pois permite ter agora uma qualidade fantásticas dos locais que visitamos virtualmente.

Portanto, esta beta 3 do iOS 15.1 veio trazer várias correções e melhoramentos de funcionalidades. Isto depois das betas anteriores já terem acrescentado algumas boas funcionalidades, como o SharePlay para FaceTime. Não se sabe o que mais ainda virá, mas espera-se que estas novidades saiam todas na versão final que... também não se sabe quando sairá a público.

Fonte: Pplware.

União Europeia está a ultimar processo contra a Apple por violar regras da concorrência

 As grandes empresas tecnológicas, como a Apple ou a Google, são constantemente avaliadas pela União Europeia. Esta quer saber se as regras da concorrência são respeitadas e se todos têm acesso às mesmas condições no mercado.

A Apple poderá ser a próxima a ser investigada e até multada por violar regras da concorrência. Tudo estará no seu NFC e no acesso restrito, quando usado para os pagamentos no Apple Pay.

Apple Pay NFC regras concorrência União Europeia

A Apple sempre foi conhecida por limitar o acesso a terceiros a certos dos componentes do iPhone. O exemplo mais claro é mesmo o módulo NFC, onde apenas a empresa tem acesso e o pode usar para as suas funcionalidades, como o Pay para pagamentos.

Esta exclusividade está na base do que se pensa ser um possível processo na União Europeia contra a Apple. O processo, pelo que se sabe, ainda a tomar forma, e não há informação sobre como e quando será apresentado. A única certeza é que a Apple está sob a mira da União Europeia.

Este caso começou a ser explorado em junho do ano passado, quando a União Europeia iniciou uma avaliação à utilização do Apple Pay e o módulo NFC do iPhone. Como se sabe, apenas o sistema de pagamentos da Apple tem acesso a este elemento.

A exclusividade de que goza está a impedir que outros sistemas de pagamentos possam usar esta forma de comunicação. Provavelmente a União Europeia irá tentar obrigar a Apple a abrir o NFC à concorrência, alargando as possibilidades de pagamentos dos próprios utilizadores.

Apple Pay NFC regras concorrência União Europeia

A União Europeia estará agora a redigir o primeiro esboço do que será a sua declaração de objeção a esta situação. Deverá entretanto acusar a Apple de violar regras da concorrência ao limitar o acesso a elementos do iPhone que apenas o Pay tem acesso.

Espera-se que este processo avance no próximo ano, com a notificação da gigante de Cupertino e uma possível definição das regras para que esta situação seja ultrapassada. Será, naturalmente, mais um caso para a empresa resolver, a juntar a todos os outros em que está envolvida com os reguladores de vários países.

Fonte: Pplware.


AirPods recebem novo Firmware e já suportam a funcionalidade Conversation Boost

 A Apple periodicamente traz atualizações aos seus auscultadores da linha AirPods. Além disso, foram prometidas para os Airpods Pro e AirPods Max várias novas funcionalidades que haveriam de chegar nestas atualizações de software. Assim, a Apple lançou o firmware 4A400 que vem substituir a versão 3E756 do modelo Max e a versão 3E751 dos AirPods 2 e Pro.

Com esta atualização, que colocam todos no mesmo patamar de software, chega também aos AirPods Pro a funcionalidade Conversation Boost e a ambos a tão prometida entrada na Rede Encontrar (Find My).

Imagem AirPods e AirPods Pro com novo firmware

O novo firmware permite usar a funcionalidade Conversation Boost

Depois da atualização começar a chegar aos dispositivos, os utilizadores deram conta que a Apple disponibilizou finalmente a funcionalidade Conversation Boost (Amplificação da fala). Relembramos que esta novidade havia sido prometida lá atrás no evento WWDC21.

Na apresentação da novidade, a Apple referiu que esta tecnologia tinha como finalidade ajudar as pessoas com problemas auditivos leves, orientando a sua atenção para a conversa.

Esta tecnologia está a tornar-se popular em vários auscultadores, como, por exemplo, nos Sony. Basicamente o que acontece é que os microfones dos AirPods amplificam a conversa, permitindo que o volume destaque as vozes das pessoas que estão a conversar. Desta forma há uma diminuição do som ambiente, e do ruído, em função das vozes que são destacadas.

Ilustração Conversation Boost nos AirPods Pro

 

Como ativar o modo Amplificação da fala (Conversation Boost)

Para ativar o Conversation Boost, os AirPods Pro devem ser atualizados para a versão de firmware 4A400. As atualizações de firmware do AirPods Pro são instaladas remotamente, mas não há forma de as forçar. Em geral, os AirPods Pro ligados a um iPhone ou iPad devem ser atualizados automaticamente para a versão de firmware mais recente após um curto período de tempo.

Pode ser útil manter o AirPods Pro no seu estojo de carregamento e ligados a uma fonte de alimentação.

Pode verificar o firmware dos ‌‌‌AirPods Pro‌‌‌ seguindo estas etapas:

  • Ligue os seus ‌‌AirPods Pro‌‌ ao seu dispositivo iOS.
  • Abra a aplicação Definições.
  • Toque em Geral.
  • Toque em Informações.
  • Selecione os AirPods‌‌‌‌‌.
    • Observe o número em frente a "Versão do firmware".

      Assim que os AirPods Pro forem atualizados, o modo Amplificação da fala (Conversation Boost) pode ser ativado seguindo estas etapas num iPhone ou iPad que esteja atualizado com o iOS 15 ou iPadOS 15:

      • Abra a aplicação Definições.
      • Toque em Acessibilidade.
      • Escolha Áudio/Visual.
      • Toque em Opções dos auscultadores.
      • Desça para selecionar Modo de transparência.
      • Ative o Modo Transparência.
      • Dentro ative então o novo modo Amplificação da fala  (Conversation Boost).

        AirPods Pro e AirPods Max já estão na Rede Encontrar (Find My)

        Tal como referimos, o novo firmware 4A400 AirPods Pro e AirPods Max que foi lançado recentemente adiciona a integração dos dispositivos na Rede Encontrar (Find My). Esta funcionalidade havia sido prometida em junho pela Apple como sendo um recurso do iOS 15.

        Assim, com a atualização, ‌os AirPods Pro‌ e ‌AirPods Max‌ podemos tirar proveito da Rede ‌Encontrar (Find My‌), permitindo que sejam localizados através da ligação com dispositivos Apple de terceiros.

        Antes, ‌os AirPods Pro‌ e ‌AirPods Max‌ estavam listados na app Encontrar, mas se estivessem fora do alcance do Bluetooth, exibiam apenas a última localização conhecida.

        Através da atualização, a Rede Encontrar fornecerá uma localização aproximada para os AirPods para nos ajudar a entrar no alcance do Bluetooth para rastrear os auscultadores podendo mesmo ser reproduzido um som.

        Fonte: Pplware