6 de nov. de 2021

iPhone 13: Já há um “truque” para trocar o ecrã e não perder o Face ID

 Quando o iPhone 13 foi lançado e começou a chegar a alguns especialistas em reparações, percebeu-se que ao trocar o ecrã do novo iPhone fora dos canais oficiais, o Face ID deixava de funcionar. Contudo, já se descobriu uma técnica para realizar a operação sem que com isso se perca o Face ID ou tenha de se pagar à Apple para o fazer.

Basicamente o que a iFixit descobriu foi que ao “transplantar” um pequeno chip do ecrã, no momento da substituição deste componente, poderia "enganar" o sistema e assim deixar todos os sistemas operacionais, com um painel OLED de terceiros.

Imagem iPhone 13 Pro Max

Já há um truque para "enganar" o iPhone 13

Em setembro passado, uma análise mais profunda, realizada por um conhecido Youtuber dedicado às reparações, revelou uma realidade que não era esperada. Ao trocar o ecrã do iPhone 13 fora dos canais oficiais, o Face ID deixa de funcionar.

Ao tentar fazer a troca dos ecrã, o dispositivo dava conta dessa mudança e alertava que o componente não era genuíno, como tal, o Face ID estaria desativado.

Assim, e depois de várias semanas em volta do assunto, o canal iFixit trouxe mais detalhes sobre como fazer a alteração com qualidade. Isto é, de acordo com o site, a restrição só acontece devido a um pequeno chip do ecrã. Este chip é capaz de autenticar o painel OLED ao número de série do dispositivo.

Portanto, caso o código do componente seja diferente do esperado, o smartphone não irá reconhecer o painel como genuíno, mesmo que seja original, conforme mostra o vídeo.



Apple dificulta colocação de componentes por terceiros

A Apple por várias vezes já referiu que as limitações impostas nos seus dispositivos à utilização de componentes não oficiais, deve-se à política de compromisso de qualidade com os utilizadores. Por outras palavras, a empresa não quer que terceiros, não autorizados, coloquem componentes que não sejam certificados Apple.

Ao longo dos anos, a empresa já tentou de várias maneiras fazer esta restrição, desde o botão Home, passando pelo leitor de impressões digitais, até à bateria.

Além disso, a empresa quer beneficiar os seus serviços e o dos seus parceiros. Este procedimento é realizado através de uma app conhecida como Apple Services Toolkit 2, restrita a parceiros da empresa de Cupertino.

Imagem chip do ecrã do iPhone 13

Contudo, descobriu-se que ao “transplantar” o chip do ecrã antigo para o novo, o Face ID funciona corretamente. No entanto, o processo não é simples e requer ferramentas especiais para remover o chip do painel antigo sem o danificar e soldar o mesmo no novo ecrã.

Em resumo, o processo além de mais trabalhoso, torna-se mais caro às assistências que irão necessitar de mais conhecimento, especializar-se no método e terão de investir em ferramentas para o fazer. No fim de contas, resta saber se o que se poupa no novo painel não oficial irá chegar para pagar o serviço desta natureza.

 

Preços de substituição do ecrã do iPhone 13

A Apple, na sua página de informação, tem os preços praticados para a substituição dos ecrãs dos vários modelos de iPhone. Os preços apresentados são para o mercado dos Estados Unidos e para unidades já sem garantia.

Apesar de noutros mercados haver discrepâncias, estes valores servem de guia para percebermos o valor deste serviço:

  • iPhone 13 Pro Max -  329 dólares (cerca de 285 euros)
  • iPhone 13 Pro - 279 dólares (cerca de 241 euros)
  • iPhone 13 - 279 dólares (cerca de 241 euros)
  • iPhone 13 mini - 229 dólares (cerca de 200 euros)

Os preços não são de todo amigáveis, mas não se enganem, todos os smartphones com este tipo de ecrã têm preços altos porque o painel em si é caro.

Fonte: Pplware.

Apple pode lançar um SoC Apple M1 Max de 3nm e CPU de 40 núcleos em 2023, diz rumor

 A Apple respondeu aos rivais com o lançamento dos SoCs M1 Pro e M1 Max, para dar todo o poder aos seus seus MacBooks. Os testes a estes equipamentos são bastante promissores e demonstram que a marca da maçã está focada em crescer a passos largos neste segmento.

Mas parece que a empresa de Cupertino não se fica por aqui. E os últimos rumores da indústria indicam que a Apple já está a planear lançar um processador M1 Max de 3nm com CPU de 40 núcleos já no ano de 2023.

Apple M1 Max de 3nm e CPU de 40 núcleos em 2023?

Segundo os rumores recentes vindos de fontes da indústria, a Apple já está a preparar tudo para o desenvolvimento dos próximos chips sucessores dos potentes M1, M1 Pro e M1 Max. Estes SoCs já lançados da empresa da Tim Cook contam com um processo de fabrico de 5nm, produzidos pela taiwanesa TSMC. Por sua vez, o próximo iPhone 14 contará com um chip de 4nm, mas os futuros MacBooks e iMacs devem apostar na litografia de 3nm.

De acordo com o The Information, os novos rumores indicam que os próximos SoC topo de gama e sucessores do Apple M1 Max vão contar com um processador de 40 núcleos, 4x mais do que o atual que tem 10 núcleos. Os detalhes apontam para que os chips de terceira geração tenham o nome de código Ibiza, Lobos e Palma. Para além disso devem estrear primeiramente nos Macs da próxima geração, nomeadamente nos modelos de 14 polegadas e MacBook Pro de 16 polegadas.

Outras fontes também adiantaram informações semelhantes, acrescentando que também a quantidade de núcleos da GPU do próximo chip seja 4x superior aos atuais. A confirmar-se então a próxima geração dos SoCs da Apple poderá ter a potência de quatro Nvidia GeForce RTX 3070.

Fonte: Pplware.

Apple já resolveu o problema do macOS Monterey que bloqueava os Mac mais antigos

 A chegada do macOS Monterey não tem sido livre de problemas. Estes estão limitados a um número reduzido de utilizadores, mas ainda assim impactaram um lote de equipamentos, que até há pouco não estava bem identificado.

Os casos dos Mac bloqueados estavam a acumular-se e a bloquear esses mesmos computadores. A Apple já encontrou o culpado para este problema e também a solução. Esta está já disponível e não se irá repetir, pelo menos nesta versão. 

Apple macOS Monterey T2 Mac

Tal como a versão anterior, o macOS Monterey tem apresentado problemas estranhos aos utilizadores desta plataforma. O que foi descrito nas redes sociais mostrava que os Mac mais antigos estavam a bloquear e a não conseguir realizar a atualização.

Julgava-se que este problema afetaria apenas os Mac mais antigos, deixando de fora os computadores onde o SoC M1 estava. A avaliação feita pela Apple levou a que as conclusões fossem diferentes e não se baseasse apenas no SoC criado pela empresa.

O que é revelado é que este problema surgiu em alguns Mac com o processador T2, dedicado à segurança. A lista dos computadores com este processador pode ser consultada aqui. Detalha também que afetou apenas um conjunto limitado de utilizadores e não estava espalhado por todos os Mac onde este processador está presente.

A Apple lançou também uma atualização do firmware que alimenta o processador T2, que evita que esta situação aconteça. Não especificou o que foi alterado e como o problema se manifestava junto dos Mac mais antigos e que tinham este processador presente.

Todos os utilizadores afetados são aconselhados a visitar um ponto de suporte da Apple para que sejam apoiados e recuperem as suas máquinas. Fica assim claro que a atualização não resolve o problema quando já aconteceu, mas sim previne que aconteça no futuro.

Está assim resolvido pela Apple um problema que vinha a afetar os Mac nos últimos dias. O macOS Monterey parecia ser a causa, mas a verdade tudo estava no processador T2, apesar de o sistema não estar livre de culpas.

Fonte: Pplware.