18 de abr. de 2022

Moldes do iPhone 14 confirmam câmeras e ausência de modelo mini


 Uma foto publicada na rede social chinesa Weibo pode ter revelado o visual da traseira dos modelos da linha iPhone 14, que será lançada pela Apple em 2022.

A imagem, encontrada pelo site MacRumors, possivelmente mostra moldes utilizados por uma fabricante terceirizada de acessórios como capas e películas. Como esses produtos são vendidos quase ao mesmo tempo que os aparelhos, eles trazem informações precisas a respeito do visual do dispositivo final.

Os moldes que supostamente entregam o visual da linha 2022 do iPhone.

A foto mostra ao todo quatro dispositivos, batendo com rumores anteriores sobre uma mudança na composição da linha. A Maçã deve abandonar o modelo mini (tanto pelas baixas vendas quanto pela chegada do iPhone SE3 neste ano) e, em seu lugar, adicionar outra variante Max. Desse modo, a família será composta pelo iPhone 14iPhone 14 MaxiPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max.

Em termos de design, as mudanças não devem ser muito radicais. As câmeras traseiras permanecem parecidas em formato e posição, com pequenos ajustes de largura e espessura por causa da mudança de lentes e sensores — a expectativa é de que a câmera ultrawide seja a mais aprimorada nos novos modelos e o novo sensor principal tenha 48 MP.

Como os moldes não revelam detalhes sobre a parte dianteira dos aparelhos, não é possível confirmar ainda se os modelos Pro de fato vão substituir o "notch" por um furo mais discreto na tela para abrigar a câmera de selfie.

A linha iPhone 14 deve ser apresentada pela Apple em setembro de 2022, seguindo o calendário tradicional de lançamentos da marca.

Fonte: Tecmundo.

Cada vez mais utilizadores do iPhone autorizam a recolha de informação das apps no iOS

 Quando apresentou o iOS 14.5 há cerca de um ano, a Apple quis devolver aos utilizadores o controlo sobre os seus dados. Com a App Tracking Transparency, as apps apenas poderiam obter os dados de quem autorizasse.

Este foi o ponto de partida para uma mudança na indústria, com a Apple a ser fortemente criticada. Agora, e do que é revelado, cada vez menos os utilizadores escolhem a privacidade e acabam por autorizar a recolha de informação das apps no iOS.

iPhone iOS privacidade publicidade App Tracking Transparency

A ideia inicial do App Tracking Transparency era devolver aos utilizadores um controlo total dos seus dados e da sua informação. Para cada app que fosse utilizada os utilizadores têm de autorizar (ou não) a partilha de dados.

Depressa este cenário se mostrou complicado para empresas como o Facebook, que estão a perder dinheiro, por quebras na publicidade. As alternativas demoram a surgir e a privacidade continua a ser uma opção para todos os utilizadores.

iPhone iOS privacidade publicidade App Tracking Transparency

Os dados mais recentes, apresentados pela Adjust, mostram que a escolha dos utilizadores, está a mudar e muito. Os números iniciais de adesão ao App Tracking Transparency revelaram que 15% dos utilizadores aderiram a esta opção, podendo atingir os 5%.

No entanto, e do que revelaram agora, esse número está já nos 25%, quando se olha para a generalidade das apps do iOS. Este número cresce ainda mais quando a avaliação se foca nas apps associadas a jogos para o iPhone. Aqui aumenta para 30%, havendo taxas de adesão em alguns jogos de 75%.

iPhone iOS privacidade publicidade App Tracking Transparency

A razão para esta mudança de comportamento poderá ser explicada de forma simples e lógica. Mesmo sendo cientes da sua privacidade, os utilizadores do iPhone e do iOS entendem as vantagens de terem publicidade personalizada acessível nestas apps.

Esta está longe de ser a prova de que a Apple falhou no App Tracking Transparency, mas mostra bem que há muitos utilizadores que não se importam de partilhar os seus dados. O retorno acaba por ser positivo e a prova disso são os 25% que já aceitaram essa troca.

Fonte: Pplware.

Agora é a App Store do macOS que está sob ataque de programadores mal-intencionados

 A Apple sempre fez questão de ressalvar a qualidade das apps que estão na App Store, a sua loja de apps. Estas passam por um processo de validação muito detalhado, o que elimina de imediato todas as propostas com problemas ou que se querem aproveitar dos utilizadores.

O que temos visto, com várias situações, é o oposto. Muitas apps surgem e estão a explorar falhas na App Store, levando os utilizadores a serem enganados. Um novo esquema foi agora descoberto e as apps estão a bloquear o macOS até que sejam feitas compras.

App Store macOS apps Apple

Esta é uma situação nova, mas que aparentemente é aproveitada há algum tempo por alguns programadores. Tal como em situações anteriores, foi o conhecido Kosta Eleftheriou que detetou e reportou esta situação anormal, agora na App Store dedicada ao macOS.

O que foi avaliado, e mais tarde confirmado por outros programadores, é um novo esquema que tenta enganar os utilizadores do sistema da Apple. Escondido em apps que aparentemente são normais, está uma forma de tentar levar os utilizadores a comprarem funções premium nas apps.

Apesar de estar claro que existem estes extras nestas apps, o engano está na forma como é apresentado aos utilizadores do macOS. As apps apresentam de imediato pop-ups que impedem a sua utilização, ao mesmo tempo que parecem também bloquear o macOS e tornam-se quase impossíveis de fechar.

É com esta medida de bloqueio que estes programadores mal-intencionados procuram enganar os utilizadores. Aparentemente, apenas após aceitarem as subscrições mensais destas apps é que esta armadilha é levantada e o macOS volta a estar operacional.

App Store macOS apps Apple

Na verdade, existem formas de fechar as apps, mas que nem todos os utilizadores conhecem. A opção de fechar a app nos menus do macOS está bloqueada, mas existem na própria app atalhos para ultrapassar, mas naturalmente que estão escondidos e quase impossíveis de serem vistos e usados.

Mais uma vez fica provado que o processo de avaliação das apps na App Store da Apple não é tão perfeito como é anunciado. Têm sido muitas as situações de abuso que estão meses a explorar os utilizadores e a retirar destes pagamentos que não deviam acontecer.

Fonte: Pplware.


macOS: Uma app encravou o sistema? Saiba como a “matar”…

 É verdade que o macOS é um dos sistemas operativos mais estáveis do seu segmento. No entanto, nem tudo é perfeito e, às vezes, há aplicações que teimam em "empancar" o sistema.

Hoje ensinamos como podem forçar facilmente o fecho de aplicações no macOS.

macOS: Uma app encravou o sistema? Saiba como a "matar"...

O macOS é um sistema que funciona quase às "mil maravilhas". É rápido, é estável e não encrava. No entanto, se alguma app decidir encravar o sistema, o macOS tem também várias apps para "matar" o processo.

Como matar um processo de uma app no macOS?

Uma das funcionalidades mais usadas para este tipo de situações é o "Forçar Saída". Para aceder a esta funcionalidade, basta que use o atalho de teclas Command-Option-Escape.

Depois basta escolher a app e carregar no botão Forçar saída.

macOS: Uma app encravou o sistema? Saiba como a "matar"...

Monitor de Atividade

Outra das possibilidades é através do Monitor de Atividade que além de oferecer informação detalhadas dos processos, permite também que encerrar processos do sistema. Para usar esta ferramenta basta que carregue em Command + Espaço e escreva Monitor de Atividade. 

Depois é só escolher o processo e carregar no botão Parar.

macOS: Uma app encravou o sistema? Saiba como a "matar"...

 

Matar processos via terminal

Através do terminal do macOS também é possível "matar" processos. Para isso deve usar o comando ps -ax, para ver o número de processo que pretende terminar e em seguida usar o comando kill.

Apple: App Notas tem uma novidade que poucos conhecem

 A aplicação Notas existe desde há vários anos no ecossistema Apple. Do iOS, ao macOS, esta app não é vista com o potencial que tem. Na verdade, existem muitos utilizadores que não fazem ideia de como podem, por exemplo, incluir uma palavra-passe para cada nota, escrever com o Apple Pencil, partilhar com alguém o conteúdo de uma nota, digitalizar um documento e até usar esta ferramenta como um chat, com registo de atividade.

Hoje vamos deixar uma pequena dica que vai abranger algumas ações interessantes, podendo usar este software para partilhar uma nota e criar menções de utilizadores.

Imagem app Notas

Partilhar notas no iPhone, iPad e Mac é um recurso cada vez mais comum. E agora, com a app Notas no iOS 15, o software traz várias melhorias, como menções, colaborar entre os participantes e mais algumas boas opções. Se ainda não conhece estas funcionalidades, está na hora de ver como fazer.

Mencione os seus colegas na app Notas no iPhone

Já abordámos esta aplicação em várias possibilidades, do usar para transformar um documento em PDF, até à proteção do conteúdo de uma nota com palavra-passe. Também é possível partilhar uma nota com vários utilizadores e manter uma conversa, tipo chat, dentro do próprio documento.

Além disso, a usar estas opções de partilha e colaboração, podemos mencionar um participante por forma a ele receber uma notificação.

Conforme podemos ver nas imagens em cima, todo o processo é fácil. Criar um documento, isso é direto e até podemos colocar elementos de organização. Depois, basta abrir nessa nota as definições (nas reticências). Lá o utilizador poderá ver a opção de partilhar uma nota, onde ao pressionar verá as diferentes maneiras de o fazer.

Escolha o destinatário e espere que ele aceite o convite.

A partir desse momento, todas as alterações que o utilizador ou os vários intervenientes fizerem, serão salvas. Para organizar melhor o seu o trabalho, a Apple criou Menções.

Sempre que tiver uma pessoa convidada ou estiver numa nota deste tipo, pode mencioná-la para chamar a sua atenção para qualquer ponto da nota.

Basta fazer o seguinte: coloque o ponteiro onde deseja que esta pessoa veja o comentário. Escreva a letra "@" e verá automaticamente uma sugestão com as pessoas que colaboram nesta nota.

Clique num dos participantes e este escolhido receberá uma notificação no seu iPhone, iPad ou Mac.

A pessoa poderá consultar o registo das edições, quando foram feitas e não perder o foco, para quando a sua atenção é solicitada no documento.

Esta dica toca em várias opções, desde o criar, editar, ferramentas de colaboração, alertas e exportação do trabalho para outros formatos ou plataformas.

Fonte: Pplware.




COVID-19: Restrições na China colocam em risco a produção do iPhone da Apple

 As preocupações com a produção de várias áreas da indústria aumentaram desde que o governo chinês voltou a impor restrições por causa das infeções de COVID-19. Existem surtos por todo o país que estão a obrigar a população a ficar novamente fechada em casa, impedidos de se deslocar para os seus trabalhos.

As interrogações relativas à produção do iPhone voltam a ser colocadas em causa, já depois da própria produção global de dispositivos Apple ser revista em baixa. 

COVID-19: Restrições na China colocam em risco a produção do iPhone da Apple

A Apple, por causa da guerra na Europa, parece ter reduzido em 20% a produção do novo iPhone SE, tal como de outros dispositivos do seu portefólio. No entanto, esta revisão em baixa, poderá ser ainda mais afetada.

Bloqueios da China colocam em causa a produção do iPhone

Os constantes bloqueios da China, motivados ainda pela propagação da COVID-19 poderá colocar em causa a produção do iPhone. A região económica de Zhengzhou está praticamente parada com a população proibida de sair de casa. 

A Foxconn, uma das principais fábricas associadas à produção do iPhone, fica localizada nessa zona, o que poderá afetar fortemente a empresa norte-americana, segundo avança o Bloomberg.

Enquanto que em muitos países, depois de uma campanha de vacinação eficaz, já se vive de uma forma praticamente normal, a China mantém uma política de restrições severas. 

Imagem trabalhador da Foxconn a montar um iPhone 12

Estes bloqueios, por exemplo, chegam depois dos funcionários da empresa serem submetidos a testagem obrigatória. Há também que recordar que ainda há poucas semanas, a empresa foi obrigada a parar em Shenzhen, por causa de surtos de COVID. 

Atualmente, a produção do iPhone ainda não foi afetada, mas já há escassez associada à produção dos MacBooks. 

De relembrar que a Apple lançou o seu iPhone SE 5G há cerca de um mês e meio e todas estas situações que o mundo está a viver poderão afetar as contas da Apple.

Fonte: Pplware.