1 de abr. de 2020

Apple compra app de meteorologia Dark Sky e acaba com a versão para Android

A Apple normalmente deixa espaço aos programadores para criarem ferramentas dentro dos seus vários sistemas operativos. É uma forma de dar a ganhar a quem mantém com saúde plataformas que trazem muito dinheiro à empresa. Contudo, de vez em quando, a Apple melhora as aplicações nativas indo ao mercado comprar software que acrescenta tecnologia. Este é o caso da app Dark Sky. Esta é uma das melhores aplicações no que toca à informação meteorológica.
Esta aplicação, nunca esteve disponível para o mercado português no iOS. Além disso, esta app estava disponível em Android, situação que a Apple vai mudar. Um fã da Apple já fez mesmo umas imagens de conceito da app nativa iOS.
Imagem app Dark Sky comprada pela Apple

App Dark Sky será o recheio da nova App Tempo para iOS 14?

A Apple surpreendeu o mercado com uma grande jogada para melhorar a sua aplicação de previsão meteorológica. Desta forma, a empresa comprou a popular app Dark Sky. Esta compra vaticina também o futuro desta aplicação para os dispositivos Android, será o fim do Dark Sky para o sistema operativo Google.
Além disso, com esta tomada de posição e dado que a API desta empresa era usada noutras aplicações, software como Carrot Weather, entre outros, também deixarão a Play Store. Esta aquisição foi confirmada num post do blog da empresa. As vantagens são muitas, apontadas pelos responsáveis que referem que a desvantagem será o fim da versão Android.
Imagem app Dark Sky para iOS comprada pela Apple

Tecnologia agora da Apple irá inviabilizar vários outros programas

A API do Dark Sky já está fechada a inscrições. Como tal, esta deixará de funcionar, tal como até agora funcionava, oficialmente em 2022. Conforme já foi referido, com esta ação, várias outras aplicações serão afetadas, como o popular Carrot Weather, extensões de tempo do Google Chrome, DuckDuck Go, Microsoft, Runkeeper, Yelp, entre outros.
Por enquanto, a Dark Sky para iOS permanecerá disponível para compra, mas a Apple certamente terá planos de lançá-la no iOS nativamente num futuro próximo, mas não se sabe se será já no iOS 14. Contudo, a app Tempo do iOS não recebe atualizações de monta desde o iOS 7. Naquela época, a aplicação ainda era alimentada pelo Yahoo Weather antes de mudar para o The Weather Channel com o iOS 8.
No que diz respeito ao Dark Sky para Android, a app já deixou de estar disponível para download e os utilizadores existentes terão de encontrar uma alternativa de software meteorológico substituto a partir de 1 de julho de 2020.

Preço de aquisição não foi disponibilizado

Não foram disponibilizados os valores que estão por trás desta aquisição. Também não houve grande informação, aliás, só houve mesmo esta da Dark Sky:
Hoje, temos algumas notícias importantes e emocionantes para partilhar: a Dark Sky juntou-se à Apple. O nosso objetivo sempre foi fornecer ao mundo as melhores informações meteorológicas possíveis, ajudar o maior número possível de pessoas a permanecer secas e seguras e fazê-lo de uma maneira que respeite a sua privacidade.
Não há lugar melhor para atingir estes objetivos do que na Apple. Estamos emocionados por ter a oportunidade de alcançar muito mais pessoas, com muito mais impacto, do que jamais poderíamos sozinhos.
O que acontece aos nossos produtos existentes?
App para iOS – No momento, não haverá alterações no Dark Sky para iOS. Ele continuará disponível para compra na App Store.
App Android e Wear OS – A aplicação deixou de estar disponível para download. O serviço para utilizadores e assinantes existentes continuará até 1 de julho de 2020, quando a aplicação será encerrada. Os assinantes que ainda estiverem ativos naquele momento receberão um reembolso.
Local na rede Internet – As previsões meteorológicas, mapas e incorporações continuarão até 1 de julho de 2020. O site permanecerá ativo além deste período, em suporte a clientes da API e aplicações para iOS.
API – O nosso serviço de API para clientes existentes não será alterado hoje, mas não aceitaremos novas inscrições. A API continuará a funcionar até o final de 2021. Como parte desta transição, o uso do Dark Sky pela Apple está sujeito à Política de Privacidade da Apple, que pode ser encontrada em apple.com/privacy.
Obrigado!
Aos nossos clientes, familiares e amigos, agradecemos o seu apoio nos últimos oito anos. Esperamos continuar a criar ótimos produtos, portanto, fique atento…
Equipa Dark Sky

E se a app Tempo passasse a ser assim?

Depois destas notícias, alguns utilizadores mais entusiastas desenvolveram imagens de conceito para o que entendem ser esta app agora como app nativa Tempo.
Imagem da app Tempo para iOS com a inserção da nova app
Esta não deixa de ser uma excelente ideia. Embora a app agora comprada não esteja disponível em Portugal, nos locais onde está é muito popular e funciona no iOS, watchOS e iPadOS. Assim, era um passo novo dado pela Apple, ao levar a app Tempo ao iPad, que não tem nenhuma nativa.
Portanto, em junho deveremos conhecer o iOS 14 e… quem sabe, a Apple não faz uma surpresa e melhora esta app que muita gente usa diariamente.
Fonte: Pplware.

Apple libera atualização 13.4.5 do iOS e iPadOS para desenvolvedores

Uma semana após o lançamento do update para iOS iPadOS 13.4 — atualização que introduziu a compatibilidade com mouses e trackpads —, a Apple sinaliza o lançamento de um novo patch complementar, a versão 13.4.5, no seu blog para desenvolvedores.
O update pode ser baixado pelo Apple Developer Center manualmente ou automaticamente (over-the-air) se o perfil do desenvolvedor estiver configurado no aparelho. Por ter teor complementar, a atualização não deve introduzir ferramentas ou novidades notáveis; mas corrigirá bugs e problemas de performance relatados durante essa primeira experiência.
Uma das correções mais aguardadas é no funcionamento do Acesso Pessoal (“Personal Hotspot”, em inglês), que permite o compartilhamento de internet de dados móveis para outros aparelhos, semelhante a um roteador. Já há algumas atualizações, usuários tem reportado instabilidade na ferramenta — com desconexões constantes — e até falhas no acionamento dela.

Junto a esta atualização, a Apple também liberou atualizações para o macOS Catalina (10.15.5) e tvOS (13.4.5). Da mesma forma, a atualização deve se restringir a correções de bugs e aprimoramentos de performance.
Por ser recente, programadores não tiveram tempo para destrinchar a atualização e identificar quais foram as adições e correções. Assim que forem relatadas, reportaremos aqui 

Fonte: Tecmundo.

iPhone 9 pode ser anunciado nos próximos dias

De acordo com o 9To5Mac, uma fonte anônima informou sobre capas para iPhone 9 (ou iPhone SE 2) estarem sendo enviadas para lojas online como a Best Buy. Uma delas, como podemos ver na imagem abaixo, mostra a inscrição “New iPhone 4,7”, 2020”, fazendo menção ao novo smartphone de baixo custo da Apple.
Até poucos dias, os rumores diziam que a companhia poderia adiar o anúncio do iPhone 9, devido à pandemia do coronavírus. Agora, essa nova informação nos faz supor que o aparelho pode ser lançado a qualquer momento, talvez ainda esta semana.

A fonte do site disse que as capas foram enviadas com um aviso que diz que os produtos não devem ser comercializados antes do próximo domingo, dia 5 de abril. Segundo o 9To5Mac, essa instrução pode indicar a possibilidade de o iPhone 9 ser anunciado naquela data; ou em algum dia dessa semana, com previsão de chegar às lojas no dia cinco.
O iPhone 9 pode ser apresentado em duas versões: uma menor, com tela de 4,7” e outra maior, com tela de 5,5”. O design do aparelho imita o do iPhone 8, mas traz hardware atualizado, sendo uma possibilidade dos fãs da Maçã poderem adquirir um smartphone da marca, mais barato que o iPhone 11, e que vai receber atualizações de software por um bom tempo daqui para a frente.
Fonte: Tecmundo.

Apple Watch pode receber modo para crianças com o WatchOS 7

A Apple pode lançar um modo especial de uso para o Apple Watch que otimiza a experiência com o relógio para crianças. A novidade foi descoberta nos códigos do WatchOS 7, nova versão do sistema do vestível que deve ser lançada futuramente pela empresa de Cupertino.
De acordo com os detalhes, o modo para crianças contará com opções de controle parental. Assim, um adulto poderá configurar o uso do relógio inteligente e receber detalhes sobre como o dispositivo está sendo utilizado.
Além disso, o modo para crianças trará alterações no funcionamento dos sensores do relógio e os anéis coloridos que registram as atividades físicas do usuário. Como o mapeamento de medidas como monitoramento cardíaco e calorias podem não funcionar direito com menores de idade, a Apple vai redirecionar a tecnologia para o rastreamento de movimentos.
Com a mudança, os anéis de atividade física vão mostrar quanto tempo a criança ficou em movimento durante o dia, ao invés de exibir o número de calorias queimadas durante o período. Segundo explica o 9to5Mac, a novidade deve incentivar que as crianças pratiquem esportes e atividades ao ar livre após um longo período de tempo em repouso, como assistindo TV ou jogando videogame.
Até o momento, a Apple não comentou oficialmente sobre o assunto, porém, como as novidades foram encontradas no código do WatchOS 7, a tendência é que as funcionalidades eventualmente sejam lançadas pela companhia. A próxima grande versão do sistema operacional do Apple Watch deve chegar ao mercado na segunda metade do ano, quando a Apple possivelmente lançará uma nova edição de seu relógio inteligente.
Fonte: Tecmundo.