25 de jan. de 2021

Apple Watch – 5 funcionalidades escondidas que provavelmente desconhece

O Apple Watch é um dispositivo que vai para lá do relógio. É uma máquina que vigia permanentemente os sinais vitais do utilizador e que faz a ponte entre o computador e o iPhone. Portanto, é uma peça tecnológica ímpar e que tem trazido inovadoras funcionalidades ao pulso de quem o usa.

Hoje trazemos 5 funcionalidades que provavelmente não conhece ou não sabe como usar.

Imagem Apple Watch para 5 boas dicas


Tem um Apple Watch? Será que tira todo o proveito do desempenho dessa poderosa máquina? Provavelmente até tira, mas mesmo assim insistimos em lhe mostrar 5 funcionalidades que provavelmente desconhece.

 

1 – Ativar e fazer uma chamada de emergência

Em caso de emergência, utilize o Apple Watch para pedir rapidamente ajuda.

Para ativar e adicionar um contacto de emergência S.O.S. abra a aplicação Watch no iPhone, toque em O meu relógio (menu em baixo dessa janela), vá a SOS emergência, aqui pode ativar e desativar esta funcionalidade assim como adicionar um contacto para ao usar esta função.

Para este contacto ser notificado, toque em Adicionar contacto.

Ligar aos serviços de emergência

Para usar o SOS emergência num Apple Watch que não tenha rede móvel, o iPhone tem de estar por perto. Se o iPhone não estiver por perto, o Apple Watch tem de estar ligado a uma rede Wi-Fi conhecida e as Chamadas por Wi-Fi têm de estar configuradas.

Para efetuar uma chamada:

1 – Mantenha premido o botão lateral do relógio até que surja o nivelador SOS emergência.

2 – Continue a premir o botão lateral. Aguarde até começar uma contagem decrescente e até ser emitido um sinal sonoro. Também pode arrastar o nivelador SOS emergência.

3 – Quando a contagem decrescente terminar, o relógio liga automaticamente aos serviços de emergência.

Quando a chamada termina, o Apple Watch envia uma mensagem de texto com a sua localização atual aos seus contactos de emergência, a menos que cancele esta opção.

Se os Serviços de localização estiverem inativos, serão ativados temporariamente. Se a sua localização mudar, os contactos recebem uma atualização e receberá uma notificação cerca de dez minutos depois.

 

Deteção de queda

Conforme podem ver, neste menu é também possível ativar a opção Deteção de queda.

Se o Apple Watch Series 4 ou posterior detetar uma queda grave enquanto estiver a utilizar o relógio, irá começar a vibrar, tocar um alarme e apresentar um aviso.

Pode optar por contactar os serviços de emergência ou fechar o aviso ao premir a Digital Crown, tocar em Fechar no canto superior esquerdo ou tocar em “Estou bem”.

Se o Apple Watch detetar que está em movimento, irá esperar que responda ao aviso e não entrará automaticamente em contacto com os serviços de emergência. Se o relógio detetar que está inerte há cerca de 1 minuto, irá efetuar a chamada automaticamente.

Quando a chamada terminar, o relógio envia uma mensagem aos contactos de emergência com a sua localização, para que saibam que o relógio detetou uma queda grave e que entrou em contacto com os serviços de emergência. O relógio obtém os contactos de emergência a partir da Ficha médica.

 

2 – Usar o Relógio táptico

Quando o smartwatch da Apple está no modo silencioso, pode indicar as horas no seu pulso com uma série de toques distintos.

  1. Abra a aplicação Definições no relógio.
  2. Toque em Relógio, desloque o conteúdo do ecrã para cima e toque em “Relógio táptico”.
  3. Ative “Relógio táptico” e, em seguida, selecione uma definição – “Dígitos”, “Conciso” ou “Código Morse”.
    • Dígitos: o Apple Watch dá toques longos a cada 10 horas, toques breves a cada hora seguinte, toques longos de 10 em 10 minutos, e depois, toques breves a cada minuto seguinte.
    • Conciso: toques longos do Apple Watch a cada cinco horas, toques breves às horas restantes e depois toques longos de 15 em 15 minutos.
    • Código morse: o Apple Watch indicará cada dígito das horas através de toques em código Morse.

Também pode configurar o “Relógio táptico” no iPhone. Abra a aplicação Watch no iPhone, toque em O meu relógio > em Relógio > Relógio táptico, ative esta opção.

Nota: se a opção “Relógio táptico” estiver desativada, o Apple Watch pode ser definido para enunciar sempre as horas. Assim, para poder usar a opção “Relógio táptico”, vá a Definições  > Relógio e, em seguida, ative “Controlar com modo sem som” em “Enunciar horas”.

 

3 – Fazer compras com o Apple Watch

O Apple Watch é uma ótima opção para fazer pagamentos contactless. Conforme pode ver neste nosso artigo, há já várias instituições bancárias que permitem usar o cartão de débito ou crédito para este tipo de pagamento.

Para pagar uma compra numa loja com o Apple Watch, carregue duas vezes no botão lateral. Em seguida, selecione o cartão.

Segure o Apple Watch a poucos centímetros do leitor de cartões contactless, com o ecrã virado para o leitor.

Um toque suave e um sinal sonoro confirmam que a informação de pagamento foi enviada. Além disso, irá receber uma notificação na central de notificações quando a transação é confirmada.

Em cartões compatíveis, recebe também uma notificação para compras realizadas com qualquer cartão que tenha adicionado à Wallet, mesmo que não tenha sido realizada com o Apple Watch, iPad ou com um dispositivo iOS.

Pode desativar as notificações e histórico para cada cartão dentro da aplicação Wallet. Abra a aplicação Apple Watch no iPhone e toque em “O meu relógio”. Em “Wallet e Apple Pay”, toque num cartão, toque em “Transações” e, em seguida, ative ou desative as opções “Mostrar histórico” e “Permitir notificações”.

 

4 – Efetuar um ECG com a app ECG no Apple Watch

Um eletrocardiograma (também denominado ECG) é um teste que regista a frequência e a intensidade dos impulsos elétricos que fazem o coração bater.

A análise de um ECG permite a um médico obter informações sobre o seu ritmo cardíaco e detetar irregularidades.

Imagem Apple Watch 5 com ECG

Efetuar um ECG

Pode efetuar um ECG em qualquer momento, quando sentir sintomas, como batimento cardíaco acelerado ou uma falha no batimento, quando tiver outras preocupações gerais sobre a sua saúde cardíaca ou quando receber um aviso de ritmo cardíaco irregular.

  1. Certifique-se de que o Apple Watch está bem ajustado e no pulso que selecionou na app Apple Watch. Para verificar, abra a app Apple Watch, toque no separador O meu relógio e, em seguida, aceda a Geral > Orientação do relógio.
  2. Abra a app ECG  no seu Apple Watch.
  3. Pouse os braços numa mesa ou no colo.
  4. Coloque um dedo da outra mão na Digital Crown. Não tem de premir a Digital Crown durante a sessão.
  5. Aguarde. O registo demora 30 segundos. No final do registo, receberá uma classificação e, em seguida, pode tocar em Adicionar sintomas e selecionar os sintomas.
  6. Toque em Guardar para anotar quaisquer sintomas e, em seguida, toque em OK.

Como perceber os resultados

Ritmo sinusal

Um resultado de ritmo sinusal significa que o coração está a bater num ritmo uniforme entre 50 e 100 BPM. Isto ocorre quando as cavidades superiores e inferiores estão sincronizadas.

Um resultado de ritmo sinusal só se aplica a esse registo específico e não significa que o coração bate sempre com um padrão consistente. Também não significa que está saudável. Se não se sentir bem ou tiver quaisquer sintomas, deve consultar o seu médico.

Fibrilação auricular

Um resultado de fibrilação auricular significa que o coração está a bater com um ritmo irregular. A app ECG, versão 1, consegue detetar fibrilação auricular entre 50 e 120 BPM.

app ECG, versão 2, consegue detetar fibrilação auricular entre 50 e 150 BPM. A fibrilação auricular é a forma mais comum de arritmia grave, ou seja, ritmo cardíaco irregular. Se receber uma classificação de fibrilação auricular e não tiver sido diagnosticado com este sintoma, deve consultar o seu médico.

Inconclusivo

Um resultado inconclusivo significa que não é possível classificar a leitura. Isso poderá dever-se a uma das seguintes situações:

  • Na versão 1 da app ECG, o seu ritmo cardíaco está entre 100 e 120 BPM e não está com fibrilação auricular. A versão 2 da app ECG foi também testada num ensaio clínico com aproximadamente 546 indivíduos. Demonstrou uma especificidade de 99,3% em relação à classificação do ritmo sinusal e uma sensibilidade de 98,5% em relação à classificação de fibrilação auricular para os resultados classificáveis.
  • Tem um pacemaker ou um cardioversor desfibrilador implantável (CDI).
  • O registo pode apresentar sinais de outras arritmias ou doenças cardíacas que a app não consegue reconhecer.
  • Determinadas condições fisiológicas podem impedir uma pequena percentagem de utilizadores de criar um impulso suficiente para produzir um bom registo.

 

5 – Usar o modo Espetáculo no Apple Watch

O modo Espetáculo impede o ecrã do Apple Watch de se ligar ao levantar o pulso, por isso permanece escuro. Além disso, também ativa o modo sem som e muda o estado de Walkie-talkie para indisponível, mas continuará a emitir notificações hápticas.

Toque e mantenha o dedo na parte inferior do ecrã, passe o dedo para cima para abrir a central de controlo, toque em  e, em seguida, toque em “Modo Espetáculo”.

Quando o modo Espetáculo está ativado, está visível na parte superior do ecrã.

Para ativar o Apple Watch quando o modo Espetáculo está ativo, toque no ecrã, prima a Digital Crown ou o botão lateral, ou rode a Digital Crown.

Este modo é interessante, por exemplo, para usar durante o sono, para que não tenha de alterar qualquer definição do ecrã. 

Fonte: Pplware.

Portugal irá avançar com ação judicial contra a Apple por obsolescência programada do iPhone

 A Apple é das marcas que mais tempo de atualizações oferece do sistema operativo no segmento dos smartphones. Contudo, pelo preço que os dispositivos custam e pela importância que estes produtos têm na sociedade moderna, ainda há um sentimento que a empresa de Cupertino poderia dar muito mais. Assim, a associação de consumidores italiana Altroconsumo disse nesta segunda-feira que havia declarado à Apple que havia lançado uma ação coletiva contra a gigante de tecnologia dos Estados Unidos pela prática de obsolescência programada. Portugal também irá ter uma ação do mesmo género.

A entidade de defesa do consumidor pede de indemnização 60 milhões de euros à gigante de Cupertino.

Imagem Apple Portugal

Apple a braços com a obsolescência programada no iPhone 6 e 6S

A Apple tem um vasto leque de smartphones atualizados com o mais recente sistema operativo. Contudo, ao longo dos últimos anos, algumas situações relacionadas com a bateria e com a gestão de consumo, viraram os consumidores contra a empresa. Nesse sentido, algumas entidades viram uma oportunidade para levar a Apple à barra da justiça. Nalguns processos, a Apple já foi condenada e isso parece ter motivado várias outras entidades, de vários países, a avançar também para os tribunais.

Segundo a Reuters, Altroconsumo, uma associação de consumidores italiana, está a processar a Apple e pede uma indemnização de 60 milhões de euros (US$ 73 milhões) em nome de consumidores italianos enganados pela prática de obsolescência programada, algo que já tinha sido anunciado no final do ano passado.

A Altroconsumo disse que o processo protege os proprietários dos iPhone 6 e 6 Plus, 6S e 6S Plus, cujas vendas na Itália totalizaram cerca de 1 milhão de telefones entre 2014 e 2020. A Apple disse num e-mail que nunca fez nada para encurtar intencionalmente a vida útil de qualquer produto da Apple, ou degradar a experiência do utilizador para impulsionar as atualizações dos clientes.

Processos poderão também ser lançados em Portugal

Contudo, dois processos semelhantes contra a Apple já foram movidos na Bélgica e na Espanha pela obsolescência programada de iPhones.

A associação europeia de consumidores Euroconsumers, que coordena as três ações judiciais, disse que também pretende lançar uma ação coletiva em Portugal nas próximas semanas.

Fonte: Pplware.

Depois do alerta, Apple declara que a linha iPhone 12 pode interferir nos pacemakers

 O MagSafe surgiu nos novos smartphones da Apple, os iPhone 12, para ajudar essencialmente no carregamento sem fio. No entanto, o que este hardware, devido aos seus ímanes fortes, pode trazer problemas para quem tem um pacemaker ou interferir mesmo com outros dispositivos médicos.

Este tinha sido um alerta feito há dias através de um estudo médico, e agora é a vez da Apple declarar que realmente pode haver um risco.

Imagem iPhone 12 Pro Max com MagsafeInicialmente, a palavra oficial da Apple era de que o iPhone 12 e o seu MagSafe não faria interferência em dispositivos médicos mais do que os iPhones anteriores. Contudo, foi publicado há dias um dos primeiros estudos médicos que mostra um pacemaker a ser desativado pelo iPhone 12.

Apple: iPhone 12 pode interferir no funcionamento de dispositivos médicos

No documento de suporte da Apple relativo ao iPhone é indicado explicitamente que “o iPhone contém ímanes, assim como componentes e rádios que emitem campos eletromagnéticos. Estes campos eletromagnéticos e ímanes podem causar interferências em dispositivos médicos, como pacemakers e desfibrilhadores.”

No entanto, acrescenta uma informação relevante. A empresa refere que os modelos iPhone 12 contém mais ímanes que as versões anteriores, no entanto, isso não significaria que representassem um maior risco de interferência.

iPhone 12 Pro Max ao lado do iPhone 11 Pro Max

Mas agora a empresa da maçã atualizou esta informação. Na verdade, mantém as afirmações anteriores, mas acrescenta que para evitar possíveis interações com estes dispositivos médicos, é importante manter o iPhone e os acessórios MagSafe a uma distância segura do dispositivo.

Dispositivos médicos, como pacemakers implantados e desfibriladores, podem conter sensores que respondem a ímanes e rádios quando existe um contacto próximo. Para evitar possíveis interações com esses dispositivos, mantenha o iPhone e os acessórios MagSafe a uma distância segura do dispositivo (mais de 6 polegadas / 15 cm de distância ou mais de 12 polegadas / 30 cm se estiver a carregar sem fio). No entanto, consulte seu médico e o fabricante do dispositivo para obter orientações específicas.

Pode concluir-se, de certa forma, que o iPhone 12 e restantes variantes com MagSafe não trarão a uma pessoa com pacemaker um problema acrescido se utilizado com alguma cautela. Por exemplo, ter o smartphone no bolso das calças. Contudo, trazê-lo para posições mais próximas do peito já poderá significar algum risco, mais do que qualquer outro iPhone sem a tecnologia MagSafe.

Tal como a Apple refere na publicação, o melhor mesmo é consultar o seu médico e a própria marca para não correr riscos.

Fonte: Pplware.