5 de jan. de 2022

Óculos de Realidade Mista da Apple terão 3 ecrãs e só aparecerão no final de 2022

 Já se falou muito sobre rumores em volta dos hipotéticos óculos de realidade mista que a Apple estará a preparar. Este dispositivo poderá trazer um salto na utilização da Realidade Virtual e Realidade Aumentada. A empresa já por várias vezes deixou pistas sobre a aposta nestas tecnologias, mas nunca falou num "gadget" novo. Contudo, as várias "fugas de informação" parecem apontar para a apresentação deste produto no final de 2022.

Os mais recentes rumores referem que, ao contrário do que já existe, o produto da empresa de Cupertino terá 3 ecrãs, para uma experiência muito mais imersiva.

Ilustração dos óiculos de Realidade Aumentada da Apple

Apple Glass terá 3 ecrãs... mas não chegará tão cedo

Se todos os rumores estiverem corretos, 2022 é o ano em que a Apple finalmente apresentará o seu próprio produto de realidade mista. À medida que obtemos mais informação sobre o que a Apple estará a preparar, fabricamos uma imagem do que será viável em termos tecnológicos. A aliar a estas informações, o analista de tecnologia Ming-Chi Kuo baliza a possível data de lançamento.

Segundo Kuo, a Apple irá lançar o gadget no final de 2022. Contudo, este será um lançamento com unidades limitadas, tendo em conta a própria limitação de componentes.

Numa nota enviada aos investidores, Kuo menciona que o lançamento dos óculos AR/VR da Apple será “adiado para o final de 2022”. Segundo o analista, as entregas mais expressivas do produto não começarão antes do primeiro trimestre de 2023, sugerindo que o dispositivo chegará às lojas com apenas algumas unidades disponíveis para os clientes.

Conforme já havíamos referido anteriormente, numa informação partilhada pelo analista, a Apple já tinha partilhado internamente este atraso. Tal como Kuo, que já havia dito numa nota anterior que a Apple previa atrasos na produção dos "Apple Glass" para realidade mista. 

Segundo as previsões, espera-se que estes óculos tenham hardware e design mais avançados que os seus concorrentes.

 

Óculos de realidade mista terão 3 ecrãs em vez de dois

Um relatório recente previu que os óculos de AR/VR da Apple terão uma “configuração inovadora de três ecrãs”. Segundo a informação, a tecnologia da Apple irá combinar dois ecrãs Micro OLED e um painel AMOLED.

Outros rumores sugerem que o dispositivo será equipado com sensores avançados para deteção de ambiente e gestos, além de um poderoso chip.

Não devemos esquecer que a Apple eventualmente estará também a trabalhar numa tecnologia de condução óssea para melhorar a privacidade e não só. Neste gadget de realidade mista será um trunfo.

Fonte: Pplware.

Google paga à Apple para não lançar um motor de pesquisa? Processo em tribunal diz que sim

 Apesar de serem concorrentes diretas em várias áreas, a verdade é que a Google e a Apple são duas empresas que, muitas vezes, trabalham de forma muito próxima, com parceria de longos anos. Mas há agora um novo processo com acusações graves e até um pouco estranhas.

Uma ação coletiva anti-concorência foi apresentada, alegando que a Apple e a Google violaram as leis da concorrência nos Estados Unidos na forma como lidam entre si, incluindo os pagamentos que mantém a pesquisa da Google como padrão nos produtos da Apple.

Google Apple pesquisa tribunal processo

Há um novo processo em tribunal

nova reclamação apresentada em tribunal afirma que a Google e a Apple concordaram que a gigante de Cupertino desistiria de desenvolver o seu próprio motor de pesquisa para evitar a competição direta com a sua rival. Estes acordos teriam sido conseguidos em reuniões secretas entre executivos das empresas.

O processo também alega que houve um acordo secreto em que a Google iria dividir os seus lucros, resultantes das pesquisas, com a Apple. Como resultado, esta teria de dar um tratamento preferencial à gigante das pesquisas em todos os dispositivos.

Ao terem este comportamento, as duas empresas estariam a trabalhar para suprimir a competição de concorrentes menores. Como resultado estes seriam empurrados para fora do mercado das pesquisas. Como resultado, os valores da publicidade ficam mais elevados do que num sistema justo e competitivo.

Google Apple pesquisa tribunal processo

Receber para não ter um motor de pesquisa

O processo visa a restituição dos pagamentos da Google à Apple e também proibir o acordo de não concorrência entre estas duas empresas. Quer também eliminar o acordo de divisão de lucros, o tratamento preferencial nos dispositivos Apple e o alegado pagamento da Google à Apple.

Por fim, este processo pede que a tanto a Google como a Apple sejam separadas em diferentes empresas e totalmente independentes. 

A diferença neste caso é que as quotas de mercado são muito diferentes do que é usado para comparação. A Apple tem menos de 50% do mercado dos smartphones nos EUA e menos de 10% do mercado dos computadores pessoais.

Google Apple pesquisa tribunal processo

Google e Apple estariam novamente unidas

Do que se sabe, até à data, houve apenas algumas reuniões documentadas entre os CEOs da Apple e da Google na última década.

Além disso, tanto a Google como a Apple afirmam que os pagamentos para que o maior motor de pesquisa da Internet seja o padrão no iOS servem apenas esse fim e os utilizadores podem selecionar outros mecanismos.

Além disso, ao contrário do que afirma o processo, a Apple tem o seu próprio negócio de publicidade, associado à App Store. Também tem o seu próprio mecanismo de pesquisa na Internet, que usa para as pesquisas da Siri e do Spotlight, não sendo acessível pela Internet.

Fonte: Pplware.

Falha no HomeKit da Apple pode deixar o iPhone num loop infinito no arranque

 O iOS é tido, hoje em dia, como um dos mais fiáveis e estáveis sistemas operativos móveis, sendo dedicado ao iPhone. É precisamente aqui que surgiu um problema grave e que pode colocar o smartphone da Apple em problemas.

Em concreto, uma falha no HomeKit da Apple traz um problema ao iPhone que o coloca num loop infinito no arranque. Com esta falha explorada o smartphone da Apple fica inutilizado e sem poder iniciar de forma correta. Felizmente já existe uma solução, mas não oficial.

HomeKit Apple iPhone falha iOS

Uma falha grave do HomeKit da Apple

Designada doorLock, esta é uma falha que está presente no protocolo HomeKit da Apple. Do que foi mostrado pelo investigador Trevor Spiniolas, não é uma falha complicada de criar e que poderá trazer sérios problemas para os utilizadores do iOS e do iPhone.

Se um atacante criar um dispositivo HomeKit com um nome extremamente longo - cerca de 500.000 caracteres - um dispositivo iOS que se ligue a ele deixará de responder. Bastará ler o nome para entrar num ciclo de reinicialização que só é interrompido com o restaurar do smartphone.

iPhone deixa de funcionar por completo

Para piorar a situação, como os nomes dos dispositivos HomeKit são guardados no iCloud, ao configurar a conta num dispositivo restaurado irá trazer o problema de volta. Esta falha só será interrompida quando o utilizador interromper a opção de sincronizar dispositivos domésticos no iCloud.

Embora seja possível que um atacante comprometer um dispositivo HomeKit de um utilizador, este não deverá ser o vetor de ataque escolhido. O mais provável é este ataque ser realizado com a criação de uma rede doméstica falsa e induzir o utilizador a ligar-se a esta por um e-mail de phishing.

HomeKit Apple iPhone falha iOS

Há já uma solução para este problema do iOS

A solução é bem conhecida já e passa por restaurar o iPhone, mas sem que a sincronização do HomeKit seja realizada. Só desta forma não haverá acesso a estes dispositivos com o nome longo. Espera-se, no entanto, que a Apple lance em breve uma correção para esta falha.

A divulgação deste problema surge depois deste ter sido revelado à Apple em agosto de 2021. Até agora a empresa não tomou nenhuma medida, mesmo com várias atualizações do iOS lançadas depois. Assim, e como medida de prevenção, os utilizadores devem ter cuidado aos dispositivos a que se ligam e evitar emails com links que não pareçam fidedignos.

Fonte: Pplware.