16 de jan. de 2022

SysJoker: Este backdoor malicioso dedica-se a atacar o macOS, Linux e o Windows

 O mundo da segurança informática está em constante alerta, fruto de novos ataques e novas ameaças que surgem. Estas não escolhem o momento para surgir e normalmente têm efeitos devastadores para os utilizadores.

A mais recente propostas nesta área tem uma particularidade única, que a torna ainda mais destrutiva. O SysJoker existe e dedica-se a atacar um leque grande de sistemas. O macOS, o Linux e o Windows são as suas vítimas.

SysJoker macOS Linux Windows backdoor

SysJoker é um novo backdoor malicioso

Apesar de ser apenas conhecido agora, o SysJoker não é uma ameaça nova. Do que se sabe, há mais de 6 meses que está a ser usado na Internet para que possa abrir as portas para a chegada de malware aos sistemas mais usados.

A sua particularidade única é mesmo estar desenhado para não se limitar a um único sistema, algo que é normal. O SysJoker sabe-se que tem versões para ser usado no macOS, Linux e Windows, adaptando-se de forma demasiado natural ao sistema onde consegue entrar.

SysJoker macOS Linux Windows backdoor

macOS, Linux e o Windows são as vítimas

Para conseguir ter esta capacidade de adaptação, ele usa vários métodos distintos. No caso do Windows, recorre a uma DLL, que depois recolhe da internet todo o material malicioso, instalando-se e executando-se posteriormente. No caso do Linux e do macOS, que não usam DLLs, existem formas similares de realizar o ataque. 

Quando o SysJoker consegue ficar permanente no sistema operativo, inicia um processo de recolha de informação sobre o sistema e os utilizadores. Posteriormente, e depois de partilhar a sua informação, trata de fazer a infeção com outro malware.

SysJoker macOS Linux Windows backdoor

Só agora começou a ser detetado e atacado

Outro ponto único do SysJoker é a sua capacidade de escapar aos antivírus e aos sistemas de proteção dos sistemas operativos. Para isso, adapta-se e protege-se simulando ser partes do sistema. No limite, e depois de infetar com outro malware, remove-se dos sistemas.

Naturalmente que ao ser descoberta acabou por se tornar visível para as ferramentas de proteção dos sistemas. Aidna assim, poderá estar já presente em muitos sistemas, uma vez que consegue atacar o macOS, o Linux e o Windows.

Fonte: Pplware.

O CarPlay da Apple também já pode ser usado nos carros da Tesla

 Para além dos seus carros elétricos, a Tesla desenvolve também todo o software que estes usam e que é essencial. Entre estas propostas está o sistema de entretenimento destes carros, que muitos gostariam de ver mais aberto e com outras novidades.

Para tentar alterar um pouco este cenários, há programadores a trazer para os carros da Tesla o Android Auto, com um sucesso elevado. Depois do sucesso da versão Android, surge mais uma alternativa. O CarPlay da Apple também já pode ser usado nos carros da Tesla.

CarPlay Tesla carros Android Auto sistema

Já pode usar o Android Auto nos Tesla

Foi perto do final de 2021 que surgiu uma proposta não oficial, mas que muitos queriam testar. O programador Emil Borconi, conhecido por vários projetos na área dos sistemas para carros, apresentou o que poderá ser a chegada do Android Auto aos carros da Tesla.

Este está longe de ser uma proposta oficial, mas recorre ao browser destes carros para aceder a um sistema que controla tudo nesta proposta. Requer um smartphone e uma ligação do carro ao hotspot WiFi deste, para assim ter a integração completa.

CarPlay Tesla carros Android Auto sistema

CarPlay da Apple já chegou a estes carros

Agora, e vindo das mãos do programador Michał Gapiński, surge mais uma alternativa, desta vez focada no CarPlay da Apple. Ainda está longe de ser uma versão totalmente polida e perfeita, mas já pode ser vista a funcionar e com todas as funcionalidades ativas.

Do que revelou, esta solução é um pouco diferente do que surgiu com o Android Auto. Recorre a um Rasberry Pi, que corre uma versão especial do Android, sendo depois aqui que está toda a interface que o utilizador pode usar e controlar dentro do carro da Tesla.

Uma solução simples para este sistema

O criador desta proposta tem ainda algum trabalho pela frente e vai agora dedicar-se a estabilizar a ligação WiFi. Espera que com esta melhoria consiga melhorar a definição do CarPlay apresentado no ecrã do carro elétrico da Tesla.

Não se espera que a Tesla altere o seu sistema de entretenimento e que o abra ao Android Auto ou ao CarPlay. Ainda assim, estas 2 propostas abrem a porta a que estes fiquem acessíveis sem alterar nada do software destes carros e assim possam surgir problemas.

Fonte: Pplware.

Dica: Configurar o Vodafone OneNumber no Apple Watch Cellular

 A Apple ainda não tem nas informações do Apple Watch Cellular a disponibilidade do serviço eSIM para a Vodafone. Apenas a NOS está referida nas "Operadoras compatíveis". Contudo, desde há algumas semanas, a Vodafone tem um novo serviço que leva ao smartwatch da Apple o poder de fazer e receber chamadas, assim como usar dados móveis, sem necessidade de estar ligado ao iPhone. O processo pode parecer simples, mas tem "algumas particularidades".

O nosso guia vem ajudar os utilizadores a configurar este serviço no relógio da empresa de Cupertino.

Imagem Apple Watch com Vodafone OneNumber

Desde o final de 2020 que em Portugal existe oferta da Apple para smartwatches com cellular. Contudo, a Vodafone só no final do ano 2021 é que disponibilizou também o serviço "cellular" para o utilizador poder ter no seu relógio compatível chamadas e dados como se fosse um smartphone. Quer isto dizer que agora, só com o relógio, os utilizadores com este serviço podem fazer e receber chamadas, ter dados móveis, e muitas outras funcionalidades sem precisar do telefone por perto.

Apesar do serviço estar ativo, na página da Apple, na secção dos Apple Watch, esta informação ainda não existe. Apenas está a NOS presente.

 

Como ativar o serviço OneNumber no Apple Watch

Apesar de parecer fácil esta operação, o utilizador poderá ser confrontado com uma ou duas situações que poderá não saber ultrapassar. Como tal, deixamos este guia passo a passo para usar o seu Apple Watch Cellular para ativar o eSIM dentro do mesmo com o serviço da Vodafone.

 

1 - Atualizar o Apple Watch para a versão watchOS 8.3

Para ativar este serviço, os Apple Watch têm de estar atualizados para a mais recente versão do sistema operativo. Aliás, se tentarem ativar na app Watch, no iPhone, dentro de Rede móvel não irão conseguir instalar o plano móvel sem esta versão.

2 - Ativar o OneNumber no iPhone

Com o watchOS atualizado, vamos agora ativar o plano na app Watch, no iPhone. Nesta app, que gere todo o Apple Watch, vamos a rede Móvel. Dentro vamos escolher o nosso plano Vodafone.

3 - Usar a app My Vodafone a partir da app Watch no iPhone

Depois da app Watch carregar o serviço móvel, entra em cena a app My Vodafone da Vodafone. É dentro desta app que depois o serviço é configurado e ativado.

Contudo, e no nosso caso, houve um erro no processo que obrigou a ligar ao helpdesk da operadora:

A operadora resolveu o problema relacionado com as permissões para os números empresariais. Foi necessário dar permissão ao número que estava a solicitar esta subscrição do serviço de comunicações.

4 - Configurar passos finais para o Apple Watch Cellular

Depois de resolvido o problema, e dadas as devidas autorizações, é vez de fazer login na app My Vodafone e continuar o processo de configuração do serviço.


Conforme podemos ver nas imagens, o processo leva inicialmente alguns segundos, depois até ficar disponível vai demorar cerca de uma hora. Durante esse tempo, o utilizador poderá verificar quais as aplicações que estão no Apple Watch e que poderão tirar proveito dos dados móveis disponíveis no smartwatch.

Conforme podem ver, o processo é simples, apesar de, no nosso caso, ter exigido uma ligação ao serviço de apoio ao cliente da Vodafone.

Fonte: Pplware.





Apple não quer mais ninguém no iOS 14 e força agora a atualização para o iOS 15

 O lançamento do iOS 15 mudou muito no que toca às atualizações do iPhone e outros processos na própria Apple. A versão anterior continuou a ser suportada, principalmente no que toca a correções de segurança.

Esse momento parece agora ter acabado e a Apple abandonou de vez o iOS 14. Quer todos os utilizadores a atualizar em breve e assim garantir que todos estão presentes na última versão do iOS. Não se sabe a razão, mas poderá ter a ver com os números apresentados recentemente.

iOS 15 iOS 14 Apple iPhone atualização

O iOS 14 era ainda uma opção

Até agora, a Apple estava a manter o iOS 14 como um sistema paralelo para os utilizadores do iPhone. Era o utilizador que decidia em que versão queria estar e tinha sempre a possibilidade de não atualizar e continuar a receber atualizações de segurança.

Com o lançamento do iOS 15.2.1 esta semana, este cenário mudou completamente. A atualização do iOS 14 que se esperava ser lançada não surgiu e apenas a possibilidade de instalar a última versão do iOS estava presente para o utilizador.

Apple quer agora todos no iOS 15

Assim, e com esta alteração, a Apple parece estar a empurrar os utilizadores para esta nova versão. Existe apenas a possibilidade de fazer a atualização, dando o salto na versão, ou manter-se onde está a perder a atualização de segurança que é oferecida.

iOS 15 iOS 14 Apple iPhone atualização

Curiosamente, esta situação não se fica apenas nas versões mais recentes. Também as atualizações anteriores do iOS 14 desaparecem e a Apple oferece agora apenas o iOS 15.2.1 para quem está em versões anteriores e quer atualizar o iPhone.

Atualização do iPhone é a única alternativa

Não se conhecem as razões para esta mudança de paradigma da Apple e porque terá abandonado de vez o iOS 14. Desde o lançamento do iOS 15 que a sua adoção tem estado muito longe do que poderia ser esperado e os dados mais recentes provaram isso mesmo.

O iOS 15 é suportado pelos mesmos dispositivos que o iOS 14. Todos os modelos de iPhone recentes, começando no iPhone 6s e iPhone 6s Plus, podem instalar o iOS 15 hoje, com a Apple a prever descartar estes modelos mais antigos com o lançamento do iOS 16 este ano.

Fonte: Pplware.

Apple trabalha em novo visual do iPad Pro 2022 com MagSafe


 A Apple deve lançar nos próximos meses os novos modelos do iPad Pro para 2022. Rumores anteriores apontaram que a empresa estaria experimentando um novo design para o aparelho, com vidro traseiro e carregamento sem fio.

No entanto, o site 9to5Mac teve acesso a fontes familiarizadas com os planos da empresa que alegaram a incerteza no uso do vidro na parte de trás do iPad, visto que tornaria o produto mais frágil. Manter a traseira de alumínio, porém, seria um obstáculo para a compatibilidade do dispositivo com o MagSafe Charger — que permite o carregamento sem fio.

Aparentemente, a solução encontrada pela empresa foi desenvolver protótipos do iPad Pro com um logotipo da Apple maior — similar ao do novo MacBook Pro — e feito de vidro, permitindo que a energia fosse transmitida pela maçã na traseira do aparelho. O modelo ainda contaria com ímãs mais fortes, para evitar acidentes e suportar um carregamento mais veloz.