12 de set. de 2021

Epic recorreu da decisão de sexta-feira no caso Epic vs Apple

 A Apple e a Epic estão há mais de um ano numa disputa judicial após a Apple detetar que a Epic contornava as regras da App Store e, por esse motivo, expulsou da sua loja a criadora do Fortnite. Na sexta-feira passada, depois de meses em tribunal em trocas de argumentos, o caso teve uma primeira decisão. Apesar de a juíza Yvonne Gonzalez Rogers ter revelado que a Apple terá de fazer alterações importantes na App Store e no sistema de pagamentos, a Epic continuará fora da loja da Apple e ainda terá de pagar 12 milhões de dólares à empresa de Cupertino.

O CEO da Epic Games encarou esta decisão como uma derrota, porque a Apple não será forçada a permitir que os utilizadores façam o sideload das aplicações, ou aceitem outras lojas de apps, ou que tenha de baixar a sua taxa para um valor abaixo dos 30%. Como tal, a empresa de jogos vai recorrer da decisão.

Ilustração Epic versus Apple em tribunal

Há quem veja a decisão proferida na semana passada como uma derrota para a Apple. Contudo, a Apple foi a que saiu vitoriosa, dado que nada a desviará da forma como quer gerir a sua loja de aplicações nem terá de integrar a Epic na sua oferta, conforme era intenção da editora do Fortnite.

Apesar de ainda nada estar resolvido definitivamente, esta decisão foi um duro golpe para a Epic, mas também para todas as empresas que se colocaram ao lado desta numa batalha com a Apple.

Tribunal decidiu que a Epic deve pagar uma indemnização

A Epic Games entrou com um recurso contra a decisão de sexta-feira no seu processo contra a Apple. A empresa solicitou a um tribunal superior que reexamine o caso e anule a decisão do juiz.

Notifica-se que a Epic Games, Inc.... apela ao Tribunal de Recurso dos Estados Unidos para a Nona Circunscrição a partir da sentença final entrada a 10 de setembro de 2021.

Diz o documento.

São dados poucos detalhes sobre a base jurídica do recurso da Epic, mas é provável que esta continue a insistir nas alegações federais antitrust rejeitadas pelo tribunal.

No julgamento, a Epic argumentou que a Apple tinha o monopólio devido à forma como exige que os criadores utilizem o seu sistema de pagamentos para compras dentro do jogo (in app). Mas a juíza Yvonne Gonzalez Rogers decidiu, na sexta-feira, que a Epic deveria pagar indemnizações à Apple por violar as regras ao contornar o seu sistema de compras no jogo, ao mesmo tempo que desfazia as regras mais restritivas da Apple sobre como orientar os clientes para sistemas de pagamento alternativos.

Além disso, a juíza concluiu que a Epic não conseguiu defender a Apple como monopólio no mercado dos jogos móveis, o que acabou por descobrir ser o mercado relevante para as reivindicações da empresa.

As provas sugerem que a Apple está perto do precipício de um poder de mercado substancial, ou poder monopolista, com a sua considerável quota de mercado,

Escreveu a juíza Rogers.

Contudo, a juíza disse que as alegações antitrust falharam em parte "porque a [Epic] não se debruçou sobre este tópico".

Portanto, a estratégia da Epic não sortiu o efeito desejado que seria obrigar a Apple a abrir a mais lojas de apps para iOS e a baixar a taxa de 30%. Conseguiu que a Apple tivesse de aceitar pagamentos de outras origens nas apps do iOS, mas é escasso para tantas exigências.

Fonte: Pplware.


Vibrações dos motores das motos de alta potência podem danificar câmara do iPhone

 O iPhone está equipado com sensores e estabilizadores sensíveis, ainda assim duráveis, que são parte do módulo de fotografia. Segundo um documento emitido pela Apple, o utilizador ao expor o seu iPhone a vibrações de alta amplitude em certas faixas de frequência, especificamente aquelas geradas por motores de motos de alta potência, pode levar a uma degradação do desempenho do sistema de câmaras.

Não é uma situação que aconteça num curto espaço de tempo, mas quando o equipamento está sujeito a estas vibrações durante longos períodos, há hipótese de uma perda de performance.

Ilustração câmara iPhone sujeita a vibrações

Fortes vibrações das motos de alta potência podem danificar câmaras do iPhone

É cada vez mais usual os utilizadores colocarem o seu smartphone preso ao guiador dos motociclos. O iPhone é colocado num suporte e oferece várias informações que o condutor poderá usar. Nalguns casos pode haver um problema.

Segundo um comunicado, a Apple refere que o utilizador ao expor o seu iPhone a vibrações de alta frequência, e durante muito tempo, este comportamento poderá danificar os sensores da câmara permanentemente. A empresa observa ainda que o Estabilizador Ótico de Imagem (OIS) e os sistemas de Auto Fócus (AF) da câmara do iPhone são projetados para durar.

Imagem câmara iPhone 1w Pro Max

Contudo, a exposição direta e durante longos períodos a vibrações de alta amplitude pode danificar ou degradar o seu desempenho e afetar a qualidade geral da foto e do vídeo.

Os motores de motociclos de alta potência ou de grande volume geram intensas vibrações de grande amplitude, que são transmitidas através do chassis e do guiador. Não é recomendado fixar o seu iPhone a motos com motores de alta potência ou de grande volume, devido à amplitude da vibração em certas gamas de frequência que estas geram.

Fixar o seu iPhone a veículos com motores de pequeno volume ou elétricos, tais como ciclomotores e scooters, pode levar a vibrações de amplitude comparativamente mais baixa, mas se o fizer, recomenda-se um suporte amortecedor de vibrações para diminuir o risco de danos no seu iPhone e nos seus sistemas OIS e AF. Recomenda-se também evitar a utilização regular por períodos prolongados para diminuir ainda mais o risco de danos.

Portanto, em causa poderá estar o tipo de suporte que sendo fraco e passando toda a vibração intensa para o equipamento, levará, como disse a Apple, a uma degradação da qualidade da imagem.

Este tipo de problema, que só agora foi detetado, poderá ter acontecido apenas a um nicho de utilizadores. Motos de alta cilindrada, grandes períodos de utilização do smartphone preso ao guiador e suportes de fraca qualidade. Estes parecem ser os requisitos para o iPhone perder performance na câmara.

Fonte: Pplware.