15 de jan. de 2023

Apple dará mais transparência ao processo de remoção de apps


 A Apple prometeu que vai tornar o processo de exclusão de aplicativos da App Store mais transparente, após ser acusada de colaborar com decisões “arbitrárias” ao não questionar pedidos de remoção feitos por governos de países como a China e a Rússia. A medida foi noticiada pelo Financial Times na quinta-feira (12).

Fontes disseram à publicação que a companhia firmou acordo com investidores ativistas, no início deste mês, se comprometendo a detalhar melhor os banimentos de appsrelacionados às solicitações de governos estrangeiros. As informações serão divulgadas no relatório de transparência da Apple.

Já na próxima edição do documento, a gigante de Cupertino deverá divulgar as bases legais para os pedidos feitos pelas autoridades governamentais, juntamente com uma lista de solicitações por país e as categorias dos apps. Porém, não serão fornecidas as explicações sobre as retiradas de apps individuais, contrariando a requisição original dos investidores.

Acionistas da Maçã querem explicações sobre os banimentos de apps solicitados por governos.Acionistas da Maçã querem explicações sobre os banimentos de apps solicitados por governos.Fonte:  Unsplash 

Atualmente, a Apple publica somente a quantidade de apps cada país solicitou a remoção, se a solicitação é baseada em uma violação legal e o status do pedido — cumprido ou não. Esse modelo tem gerado reclamações por parte dos acionistas, pois impede que as decisões da big tech sejam analisadas adequadamente.

Ameaça à liberdade de expressão

Os pedidos de países para a exclusão de apps da App Store podem representar uma ameaça à liberdade de expressão, conforme a petição assinada por quase um terço dos acionistas da Apple. Mudanças na postura da companhia vinham sendo cobradas desde o início do ano passado.

Somente no primeiro semestre de 2021, a China mencionou 34 violações legais e exigiu a retirada de 89 apps da loja do iPhone, com a Maçã atendendo todas essas solicitações, segundo o relatório. Entre os softwares proibidos no país asiático, estão os mensageiros criptografados WhatsApp e Signal.

Fonte: Tecmundo.

DynamicCow: Agora já qualquer iPhone pode ter acesso à Dynamic Island

 A Dynamic Island foi uma das novidades que a Apple revelou na apresentação do iPhone 14 na sua última keynote. Esta área de notificações é exclusiva dos modelos Pro do seu último smartphone e atraiu muito interesse dos utilizadores.

Send uma novidade, depressa chegou ao Android, numa app que simulava esta área. Várias marcas mostraram também interesse em desenvolver esta solução, mas agora há uma novidade. Qualquer iPhone também já pode ter acesso à Dynamic Island, através de uma simples app chamada DynamicCow.

iPhone DynamicCow Dynamic Island Android Apple

Todos querem ter a Dynamic Island

Ainda que tenha uma componente grande de software, a Dynamic Island assenta muito da sua capacidade no hardware que tem presente. A Apple coloca nesta área a maioria das suas notificações e mais alguma informação adicional importante para os utilizadores.

O facto de estar apenas presente nos modelos Pro do iPhone 14 torna-a exclusiva e acessível apenas a quem comprar os modelos mais caros do smartphone da Apple. Deixou, no entanto, de fora os restantes modelos, que mantiveram a solução tradicional e, claro, os modelos dos anos anteriores.

DynamicCow traz a solução para o iPhone

Tal como aconteceu no Android, onde rapidamente um programador criou uma solução de software para simular a Dynamic Island, também agora o iPhone tem acesso a uma proposta. A app DynamicCow veio também solucionar esta lacuna e agora foi otimizada já não requer jailbreak para ser instalada.

Esta solução simula na íntegra o que a Dynamic Island oferece, trazendo para os modelos mais antigos, e o iPhone 14 e 14 Plus, as notificações na nova Dynamic Peninsula. Claro que não é uma solução perfeita e tem algumas falhas que vão surgindo ao longo do tempo.

Depois do Android, é a vez dos smartphones Apple

Ao contrário da solução Android, esta não é simples de instalar e traz algumas situações mais complicadas. Requer a instalação de um IPA através de sideload. Além disso, suporta apenas o iOS 16 até ao iOS 16.1.2 e explora o MacDirtyCow. Além disso, requer algumas autorizações mais complicadas em termos de segurança.

Mesmo com algumas limitações, em especial no que toca à instalação, o DynamicCow pode ser a solução para todos os que querem ter a Dynamic Island num iPhone que não a tenha nativa. Depois do Android, é agora a vez desta novidade da Apple para o seu iPhone 14 Pro chegar a ainda mais smartphones.

Fonte: Pplware.



Tim Cook pede corte de 40% da sua remuneração enquanto CEO da Apple

 Tim Cook está na liderança da Apple como CEO desde 2011, como sucessor de Steve Jobs, depois da sua morte. O trabalho à frente da empresa tem sido notório e hoje a marca é ainda mais forte e com uma comunidade de fãs e utilizadores que não para de crescer. Não obstante, é necessário responder às exigências dos acionistas e, como tal, foi o próprio CEO que avançou com um pedido de corte da sua remuneração em 40%.

Tim Cook receberá cerca de 49 milhões de dólares em 2023.

Tim Cook pede corte de 40% da sua remuneração enquanto CEO da Apple

Tim Cook vai ganhar menos 40% enquanto CEO da Apple

comité de remuneração da Apple estabeleceu que Tim Cook irá receber, em 2023, 49 milhões de dólares (pouco mais de 45 milhões de euros), um valor 40% inferior ao recebido em 2022, que se situou nos 84 milhões de dólares.

Este corte foi proposto pelo próprio CEO, depois de uma grande parte dos acionistas (46%) em 2022 ter votado contra manter os pacotes salariais aprovados em 2021.

Tim Cook pede corte de 40% da sua remuneração enquanto CEO da Apple

As motivações dos acionistas

O valor de 49 milhões inclui os três milhões de dólares em salário e os seis milhões em bónus, tal como aconteceu em 2022, no entanto, segundo o Financial Times, o valor das remunerações relativo às ações atribuído ao CEO é que será menor. Em 2022, este valor atingiu os 75 milhões de dólares.

Segundo declarações dos acionistas que votaram desfavoravelmente, o valor dos prémios das ações foi o principal motivo para o voto contra, querendo que os incentivos ao CEO da empresa esteja mais em linha de conta com os resultados da Apple.

Fonte: Pplware.

Luz verde a piscar na caixa dos seus Airpods? Saiba como resolver

 Reparou que na caixa dos seus AirPods começou a piscar uma luz verde quando estava prestes a colocá-los para ouvir a sua música ou podcast favorito? Quando este estranho problema acontece,  não consegue ligá-los ao seu iPhone nem a qualquer outro dispositivo. Bastante inconveniente, certo?

Portanto, descubra hoje potenciais soluções que pode experimentar quando na caixa dos seus Airpods começar a piscar uma luz verde.

Imagem AirPods 3 e AirPods Pro atualização de firmware

Não há uma explicação oficial sobre a razão pela qual isto acontece e o que significa. No entanto, as duas razões mais prováveis são que um ou ambos os seus AirPods não são reconhecidos pela sua caixa, ou problemas de firmware. Portanto experimente estas soluções.

 

1. Retirar e reinserir os seus AirPods na caixa

Primeiro, desligue o Bluetooth do dispositivo com o qual planeia utilizar os seus AirPods. Em seguida, retire os seus AirPods da caixa e volte a inseri-los. Agora, feche a caixa, e espere um momento antes de a reabrir para ver se a luz regressa a um verde normal e estático.

 

2. Reinicie os seus auriculares

A segunda solução consiste em reiniciar os seus AirPods. O procedimento envolve simplesmente retirá-los do seu dispositivo emparelhado. Não afetará outras definições nesse dispositivo. Uma vez que reiniciá-los corrige os seus problemas mais comuns, vale definitivamente a pena experimentá-lo quando eles estão a piscar a tal luz verde.

3. Carregue os seus AirPods

Se os métodos acima indicados não funcionarem, volte a colocar os seus AirPods na caixa de carregamento e ligue-os para os carregar corretamente porque uma bateria fraca também pode ser uma razão para a falha de reconhecimento.

Praticar bons hábitos para manter a saúde da bateria ajudará a assegurar um bom desempenho e evitará que a vida útil dos seus fones se destrua rapidamente.

 

4. Limpe os auriculares e a sua caixa de carregamento

É normal que a sujidade, a cera, e o suor se colem aos seus fones ao longo do tempo. Quando volta a inserir os auriculares na caixa, a sujidade acumula-se gradualmente na mesma. Os AirPods sujos também podem ser uma causa de problemas de deteção e, assim, resultar na luz intermitente verde.

Apertar aleatoriamente a caixa também pode danificar os pontos de contacto. Além disso, não se esqueça que os AirPods não são à prova d'água, por isso nunca os lave com tal.

 

5. Atualize o Firmware dos seus AirPods

As atualizações de firmware ocorrem normalmente automaticamente quando os seus AirPods são ligados a um dispositivo da Apple. Mas se estes ainda estiverem a piscar a luz verde, a última solução é verificar se está na última versão e, se não estiver, atualizar o firmware.

Fonte: Pplware.

Apple já trabalha na correção do problema das linhas horizontais no ecrã do iPhone 14 Pro

 Lançado em setembro, o iPhone 14 Pro tem sido um dos smartphones da Apple que mais tem sido vendido. Esperava-se que o foco ficasse nos modelos mais básicos, mas a verdade é que a falta de novidades acabou por levar os utilizadores à escolha mais óbvia.

Este sucesso leva a que este smartphone esteja mais exposto e mais presente junto dos utilizadores, que rapidamente detetaram uma falha no ecrã ao ligar o iPhone 14 Pro. A presença de riscas é uma realidade que a Apple parece estar agora a querer resolver.

Apple iPhone 14 Pro ecrã iOS problema

Reconhecido o problema no ecrã do iPhone 14 Pro

Foi no final do ano passado que as queixas começaram a surgir, reportando que o iPhone 14 Pro, e outros modelos, apresentavam um comportamento anormal. O ecrã deste smartphone teria presente riscos horizontais, que poderiam indicar falhas no hardware.

A avaliação desta situação junto das lojas da Apple mostrou que não existiria nenhuma falha ou problema com este componente. A explicação apresentada apontava para uma situação de uma qualquer falha de software, sem que fosse indicada ou confirmada a sua existência.

Na altura ficou claro que a Apple estaria ciente do problema, mas sem uma certeza de que a iria resolver ou até quando. Uma informação agora acedida, mostra que a empresa está já a trabalhar para resolver esta questão e que a solução vai surgir em breve.

Apple iPhone 14 Pro ecrã iOS problema

Apple vai resolver com uma atualização do iOS

Naturalmente que ainda não existe uma data de chegada para esta correção do problema do iPhone 14 Pro que afeta um lote grande de utilizadores. Estima-se que deverá chegar numa futura atualização do iOS e que deverá ser com o iOS 16.3.

Esta situação não surge de forma oficial, mas sim de contactos internos da Apple que tiveram acesso a um memorando da Apple sobre o tema. Agora, finalmente, a empresa parece finalmente focada em eliminar esta situação no iPhone 14 Pro.

Esta não é uma situação nova na Apple e já antes os seus smartphones tiveram problemas similares trazidos por atualizações do iOS. Nas situações anteriores tudo ficou resolvido com simples atualizações nos equipamentos, como deverá acontecer agora com o iPhone 14 Pro.

Fonte: Pplware.