24 de ago. de 2023

Apple e Samsung preparam lançamento de anéis inteligentes; veja os detalhes


 Uma nova patente registrada recentemente sugere que a Apple pode estar mais perto de lançar sua linha de anéis inteligentes. Conforme os documentos, o dispositivo vestível traria funções semelhantes a algumas encontradas nos relógios da marca, como os alertas de notificações.

O registro surge pouco tempo depois da notícia de que a Samsung estaria desenvolvendo um dispositivo semelhante. A gigante sul-coreana já teria iniciado os primeiros testes do produto, que pode se chamar “Curio”, conforme a marca registrada pela empresa junto ao Escritório de Propriedade Intelectual do Reino Unido na terça-feira (22).

Reunimos aqui as principais informações disponíveis, até o momento, sobre estes smart rings.

Anel inteligente da Apple

Patente mostra sensores presentes no anel inteligente da Apple.Patente mostra sensores presentes no anel inteligente da Apple.Fonte:  Escritório de Marcas e Patentes dos EUA/Reprodução 

A nova patente do smart ring da Apple traz algumas pistas a respeito do que o wearable será capaz de fazer, como se conectar a uma ampla gama de aparelhos, de smartwatches a celulares, passando por fones Bluetooth, tablets e PCs. O pareamento permitiria controlar tais dispositivos com toques no anel, por exemplo.

Descritos pela gigante de Cupertino como “dispositivos de comunicação diários discretos”, no documento enviado ao Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos, os anéis devem trazer feedback tátil, vibrando ao receber um alerta ou na ativação de funções. Este sensor fica em uma “joia” na parte superior, que também esconde o processador.

O Apple Ring, como a novidade tem sido chamada não oficialmente, também seria capaz de interagir com dispositivos de realidade virtual, de acordo com o Apple Insider, sem a necessidade de um controlador. Recursos de monitoramento da saúde são outras possíveis adições ao wearable, cuja aparência é semelhante à de um anel convencional.

Anel inteligente da Samsung

O 'Galaxy Ring' deve ser focado nos rastreamentos de atividades físicas e saúde.O 'Galaxy Ring' deve ser focado nos rastreamentos de atividades físicas e saúde.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Por sua vez, o Samsung Galaxy Ring, nome que também não é oficial, aparentemente consiste em um dispositivo mais voltado para o rastreamento do condicionamento físico e das condições de saúde — batimentos cardíacos, sono etc. Dessa forma, ele seria uma opção mais parecida com o Oura Ring, cujos dados monitorados são visualizados no celular.

Mas isso não quer dizer que o futuro wearable da Samsung não tenha funções semelhantes às especuladas no modelo da Apple, como os alertas de notificação por vibração. Conforme o SamMobileo aparelho está em fase avançada de desenvolvimento e pode ter a produção em massa iniciada ainda este ano.

Como o anel inteligente precisa obter as certificações para o rastreamento da saúde, é provável que ele seja lançado somente em 2024, segundo os rumores, havendo chances de ser chamado de “Curio”, como informado anteriormente. O modelo da Apple também é esperado para o próximo ano.

Fonte: Tecmundo.

macOS Ventura tem falha de segurança revelada há 10 meses e Apple parece não ligar

 A Apple tem fama de ser rápida e muito eficiente a resolver problemas de segurança nos seus sistemas operativos. Muitas vezes em silêncio, trata de colmatar e corrigir as falhas encontradas. Esse parece não ser agora o cenário, com uma falha grave a existir no macOS Ventura e a aparentar não ter a atenção da Apple.

macOS Ventura Apple falha segurança

O macOS Ventura é o mais recente sistema da Apple dedicado aos computadores. Como as restantes propostas, procura trazer para os utilizadores o máximo das funcionalidades, ao mesmo tempo que dá a melhor interface e a maior segurança.

Este último ponto parece agora colocado em causa, com uma falha grave a existir, sem parecer ter a devida atenção. Foi reportada à Apple há 10 meses e ainda não teve a atenção necessária das equipas de programadores e nem foi resolvida, o que era o esperado.

Quem descobriu a falha foi o investigador Jeff Johnson e esta foca-se na forma como o macOS Ventura gere o acesso das aplicações aos ficheiros. Aqui falamos tanto de outras apps e do próprio sistema, que devem ficar isolados e longe de qualquer acesso.

macOS Ventura Apple falha segurança

O macOS Ventura conta com o sandbox e com a Gestão de aplicações para efetuar o controlo, mas aparentemente este não existe. A prova de conceito foi apresentada, e facilmente qualquer app consegue aceder ao que não deveria, por questões de segurança e privacidade.

O mais estranho neste caso é que Jeff Johnson reportou o caso à Apple e até à data, 10 meses depois, não teve nenhuma resposta. A gigante de Cupertino também parece não ter dado atenção à falha, uma vez que esta continua presente nas mais recentes versões do sistema operativo.

O revelar desta falha, agora, pressiona a Apple para a resolver. O investigador de segurança deu mais do que tempo para a sua solução aparecer, algo que insiste em ficar para trás.

Fonte: Pplware.