15 de mar. de 2022

iOS 15.4 e watchOS 8.5 permitem restaurar um Apple Watch através do iPhone

 Anteriormente para restaurar um Apple Watch tínhamos de recorrer ao próprio sistema operativo do dispositivo para realizar esta operação. Contudo, se o dispositivo estivesse com problemas e o acesso fosse dificultado aos menus necessários, a operação poderia ser mais difícil. Agora, com a chegada do iOS 15.4 e do watchOS 8.5, passa a ser possível restaurar um Apple Watch usando um iPhone.

Esta ação ainda carece de mais informação para se perceber em que cenários pode ser importante o novo método. Mas a Apple já deixou indicações.

iOS 15.4 e watchOS 8.5 permitem restaurar um Apple Watch através do iPhone

Apple Watch cada vez mais simples de gerir com um iPhone

Se existe uma área onde a Apple tem de aumentar a usabilidade é na configuração do Apple Watch. É um processo ainda lento quando o vamos iniciar pela primeira vez, quando o queremos formatar ou o vamos emparelhar. Se tudo o resto é rápido, bem organizado e com uma usabilidade incrível, esta parte da configuração ainda carece de mais velocidade de execução.

Contudo, nota-se uma evolução nos últimos anos. E esta nova ação vem ao encontro de uma melhoria no que toca à tal gestão que falámos anteriormente.

A empresa de Cupertino, para ajudar com esta nova funcionalidade, lançou um documento de suporte. Nele é afirmado que, se um dos seus smartwatches a executar o watchOS 8.5 ou posterior exibir uma animação onde é mostrado um Apple Watch e um iPhone a serem aproximados, os clientes poderão seguir as etapas abaixo para iniciar o processo de restauro:

  1. Certifique-se de que há um iPhone por perto. O iPhone precisa ter iOS 15.4 ou posterior, precisa estar ligado ao Wi-Fi, ter o Bluetooth ligado e tem que estar desbloqueado.
  2. Coloque o Apple Watch no carregador.
  3. Clique duas vezes no botão lateral (o botão abaixo da coroa digital circular) no seu Apple Watch.
  4. Siga as etapas que aparecem no iPhone.

Se as etapas não funcionarem, a Apple aconselha os clientes a verificar a sua ligação Wi-Fi. Especificamente, a Apple diz para tentar usar uma rede de 2,4 GHz em vez de 5 GHz e evitar 802.1X ou redes Wi-Fi cativas, como as de quartos de hotel.

Num memorando interno para as Apple Stores e Apple Authorized Service Providers, a Apple disse que este recurso permite que clientes e técnicos restaurem o watchOS nalguns modelos do Apple Watch sem que o dispositivo precise ser enviado para um Centro de Reparação Apple.

O memorando não especificou quais modelos de smartwatches Apple suportam o recurso.

O documento de suporte da Apple refere que os clientes podem ver um ponto de exclamação vermelho no seu Apple Watch. Se isso acontecer, a Apple diz para pressionar duas vezes o botão lateral e seguir as etapas descritas acima.

Se o Apple Watch continuar a exibir um ponto de exclamação vermelho, os clientes são aconselhados a entrar em contacto com o Suporte da Apple.

Fonte: Pplware.

iPhone 14 sem o chip mais recente? Apple poderá mudar as regras para o novo SoC A16

 Esta alteração na oferta do novo iPhone 14 pode fazer com que os utilizadores tenham um smartphone mais recente, mais poderoso e mais barato. A ideia poderá passar por criar definitivamente uma diferenciação entre um telefone poderoso e um de última versão. Mas como poderá ser isso feito?

Bom, a Apple no iPhone 14 terá uns equipamentos com o processador mais poderoso no mercado atualmente e dois equipamentos com o futuro A16. Venha perceber como a Apple poderá estar a pensar.

Ilustração iPhone 14 Pro Max com SoC A16

iPhone 14 sem SoC A16? Será?

Bom, para já tudo não passa de um rumor, mas não é nada de novo no mundo do iPhone.

O analista da Apple Ming-Chi Kuo informou que alguns modelos do iPhone 14 irão manter o mesmo chip A15 Bionic em vez de serem atualizados para um processador A16 Bionic mais poderoso ainda este ano. Não sendo uma política seguida pela empresa, existem, contudo, várias razões para esta decisão funcionar.

Em primeiro lugar, vários relatórios indicam que a empresa irá finalmente descontinuar o iPhone mini. Sem este telefone, a Apple apostaria num modelo regular de 6,1 polegadas seguido por uma versão Plus/Max maior com ecrã de 6,7 polegadas.

Portanto, neste caso a linha iPhone da Apple seria composta por dois iPhones com ecrã de 6,1 polegadas e dois iPhones com ecrã de 6,7 polegadas.

 

E como seriam diferenciados?

Bem, o processador é uma das possibilidades. Alguns fabricantes de Android já fazem isso com os seus smartphones emblemáticos que não são os realmente premium.

Com a Apple possivelmente a seguir esta tendência, não apenas ficará claro para quem realmente deseja o melhor iPhone, mas também impactará – positivamente – aqueles que planeiam atualizar os seus iPhones antigos.

Um exemplo que pode ser explanado seria o da empresa de Cupertino passar a vender o iPhone 14 normal pelo preço do iPhone 13 mini, enquanto o modelo iPhone 14 Plus/Max poderia custar o mesmo que o iPhone 13 normal. Seria uma vantagem clara.

Além disso, a Apple também poderá trazer alguns recursos exclusivos do iPhone 13 Pro para o telefone iPhone 14, como, por exemplo, o sensor de câmara principal maior, fotografia macro e ProMotion.

 

Mas é a primeira vez que a Apple usa esta gestão dos SoCs?

Digamos que nos últimos 10 anos não o tem feito, mas já o fez no passado. Conforme devem estar lembrados, a última vez que a empresa fez esta gestão foi em 2013, quando o iPhone 5S recebeu o A7, mas o iPhone 5C mais barato apenas ostentava o chip A6 do ano anterior.

Mas também já o fez no Apple Watch. Se formos ver os últimos anos, a Apple fez praticamente o mesmo com o Apple Watch Série 4 e Série 5, atualizou a Série 6 com um novo chip para adicioná-lo à Série 7. E não foi isso que parou as vendas do Apple Watch, que continua a vender muito, apesar de o chip ser do ano anterior.

O importante não é fundamentalmente o SoC, mas sim as novidades que o binómio hardware/software conseguem trazer ano após ano.

 

Se quer mais do que o iPhone 14, então compre o iPhone 14 Pro

É aqui que se dará a separação das águas. Se quer um iPhone com maior poder de processamento, qualidades "profissionais" então poderá comprar o iPhone 14 Pro Max. Este será o que os rumores dizem ir receber muita coisa nova.

Assim, seguindo o caminho das pedras, este telefone receberá um design totalmente novo, melhorias incríveis na câmara, mais RAM e... um SoC da série A de nova geração.

A Apple também manterá a opção de 1 TB apenas para utilizadores “profissionais”, acabamento em aço inoxidável e, com certeza, algum truque que estará disponível apenas para os telefones iPhone 14 Pro.

 

Em resumo...

Quem comprar o iPhone 14 terá um excelente smartphone, com uma fantástica duração de bateria, novos recursos da câmara, um processador duas vezes mais rápido que os da concorrência, mas provavelmente 20% mais lento que o modelo Pro de 2022.

Os que apostarem nos modelos iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max... terão o bolo todo e muito mais.

Fonte: Pplware.

Apple lança o novo macOS Monterey 12.3! Atualize já…

 Tal como estava previsto, a Apple lançou hoje o novo macOS Monterey 12.3. Esta é a terceira "grande" atualização do macOS Monterey que foi lançado em outubro de 2021.

Saiba já quais as novidades desta nova versão do macOS Monterey.

A atualização do ‌‌‌‌‌macOS Monterey‌‌ 12.3‌‌ pode ser descarregada em todos os Macs elegíveis. Para tal basta ir ao símbolo da maça, no canto superior esquerdo > Preferências do sistema e basta procurar e proceder à instalação . A Apple também lançou o macOS Big Sur 11.6.5 para utilizadores que ainda não atualizaram para o ‌macOS Monterey‌.

macOS 12.3 chega com a funcionalidade Controlo universal

O macOS 12.3 inclui a funcionalidade Controlo universal, que permite controlar o Mac e o iPad com um único rato e teclado. Esta atualização também inclui novos emoji, seguimento dinâmico dos movimentos da cabeça para a aplicação Música, e outras funcionalidades e correções de erros para o Mac.

Controlo universal (beta)

  • O Controlo universal permite controlar o iPad e o Mac com um único rato e teclado.
  • Possibilidade de digitar texto no Mac ou no iPad e de arrastar e largar ficheiros entre eles.

Áudio espacial

  • O seguimento dinâmico dos movimentos da cabeça está disponível na aplicação Música com AirPods compatíveis em computadores Mac com o chip M1.
  • Definições de áudio espacial personalizáveis para Desativado, Fixo e Com seguimento da cabeça, na central de controlo, com AirPods compatíveis em computadores Mac com o chip M1.

Emoji

  • Novos emoji, incluindo caras, gestos e objetos domésticos, disponíveis no teclado de emoji.
  • O emoji de aperto de mão permite escolher um tom de pele diferente para cada mão.

Esta versão também inclui as seguintes melhorias para o Mac:

  • A aplicação Podcasts disponibiliza um filtro de episódios: temporada, reproduzidos, por reproduzir, guardados ou descarregados.
  • Suporte para italiano e chinês (tradicional) na tradução de páginas web no Safari.
  • A aplicação Atalhos permite agora adicionar, remover ou consultar etiquetas com Lembretes.
  • As palavras-passe guardadas podem agora incluir as suas próprias notas.
  • Melhoria da exatidão das leituras da capacidade da bateria.

Esta versão também inclui correções de erros para o Mac:

  • O áudio podia ficar distorcido ao ver vídeo na aplicação Apple TV.
  • Algumas fotografias e vídeos podiam ser movidos acidentalmente ao organizar álbuns na aplicação Fotografias.

Algumas funcionalidades podem não estar disponíveis em todas as regiões ou em todos os dispositivos Apple. Encontrará informação acerca do conteúdo de segurança das atualizações de software da Apple no site aqui.


Fonte: Pplware.

Apple acaba de lançar o iOS 15.4, iPadOS 15.4, tvOS 15.4, watchOS 8.5 e macOS 12.3

 Conforme era esperado, a Apple acaba de lançar a última versão dos seus sistemas operativos que nas últimas semanas têm estado a ser preparados nas mãos dos programadores. Assim, a Apple lançou agora para todos e nos vários segmentos de dispositivos, o iOS 15.4, iPadOS 15.4, tvOS 15.4, watchOS 8.5 e o macOS Monterey 12.3.

O que há de novo? Há muita coisa e vamos mostrar já de seguida.

O que há de novo no iOS 15.4?

Face ID

  • Opção de Face ID ao usar máscara, no iPhone 12 e posterior.
  • Apple Pay e preenchimento automático de palavras-passe em aplicações e possibilidade de usar o Safari com Face ID ao usar máscara.

Emoji

  • Novos emoji, incluindo caras, gestos e objetos domésticos, agora disponíveis no teclado de emoji.
  • O emoji de aperto de mão permite escolher um tom de pele diferente para cada mão.

Imagem dos novos emojis do iOS 15.4

FaceTime

  • As sessões SharePlay podem ser iniciadas diretamente de aplicações compatíveis.

Siri

  • Siri pode fornecer informação de hora e data quando está offline, no iPhone XS, iPhone XR, iPhone 11 ou posterior.

Cartões de vacinação

  • Suporte para Certificado Digital COVID da UE na aplicação Saúde, que permite descarregar e armazenar versões comprováveis relativas a vacinas contra a COVID-19, resultados laboratoriais e certificados de recuperação.
  • Os cartões de vacinação contra a COVID-19 na aplicação Carteira suportam agora o formato do Certificado Digital COVID da UE.

Esta versão também inclui as seguintes melhorias para o iPhone:

  • Suporte para italiano e chinês (tradicional) na tradução de páginas web no Safari.
  • A aplicação Podcasts disponibiliza filtros de episódios: temporada, reproduzidos, por reproduzir, guardados ou descarregados.
  • Os domínios de e-mail iCloud personalizados podem ser geridos nas Definições.
  • A Câmara no teclado pode ser usada para adicionar texto a Notas e Lembretes.
  • A aplicação Atalhos permite agora adicionar, remover ou consultar etiquetas com Lembretes.
  • As definições de SOS emergência foram alteradas para permitir usar a opção “Manter premido para ligar” para todos os utilizadores. “Premir 5 vezes para ligar” continua disponível como opção nas definições de SOS emergência.
  • A opção de grande plano na Lupa usa a câmara ultra grande angular, no iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max, para ajudar a ver objetos pequenos.
  • As palavras-passe guardadas podem agora incluir as suas próprias notas nas Definições.

Esta versão também inclui correções de erros para o iPhone:

  • O teclado podia inserir um ponto final entre números digitados.
  • As fotografias e vídeos podiam não ser sincronizados com a Fototeca em iCloud.
  • A funcionalidade de acessibilidade Enunciar ecrã podia deixar de funcionar inesperadamente na aplicação Livros.
  • O áudio em direto podia continuar ativado após ser desativado na central de controlo.

 

O que há de novo no watchOS 8.5?

O watchOS 8.5 inclui novas funcionalidades, melhorias e correções de erros:

  • Possibilidade de autorizar compras e assinaturas para a Apple TV.
  • Os cartões de vacinação contra a COVID-19 na aplicação Carteira suportam agora o formato do Certificado Digital COVID da UE.
  • Atualizações dos avisos de ritmo cardíaco irregular para melhorar a identificação de fibrilhação auricular. Disponível nos Estados Unidos, Chile, Hong Kong, África do Sul e em muitas regiões onde a funcionalidade pode ser usada.

O que traz de novo o tvOS 15.4 e HomePod 15.4?



A Apple também atualizou o software da Apple TV e dos HomePod. De acordo com a empresa, o tvOS 15.4 e o HomePod 15.4 adicionam suporte à rede Wi-Fi cativa, o que significa que o utilizador pode usar o seu iPhone ou iPad para ligar a Apple TV e o HomePod a redes que precisam de etapas adicionais de login.

O sistema operativo para os computadores Mac também foi atualizado.

Fonte: Pplware.