7 de jul. de 2022

Reino Unido: Apple processada em US$ 1,8 mil milhões por práticas anticompetitivas

 Não há dúvida de que, atualmente, a Apple continua a ser uma das empresas mais poderosas e importantes do segmento tecnológico. No entanto, especialmente por ser uma grande marca, quando existem problemas estes também acabam por tomar proporções igualmente significativas.

Assim, as mais recentes informações indicam que um tribunal do Reino Unido processou agora a marca da maçã em 1,8 mil milhões de dólares devido às práticas anticompetitivas da sua App Store.

Tribunal processa a Apple por práticas anticompetitivas na App Store

Segundo os dados avançados pelo canal The Register, um tribunal do Reino Unido abriu um processo contra a Apple por práticas anticompetitivas na sua loja de aplicações App Store. Esse mesmo processo pode levar a empresa de Cupertino a pagar uma multa de 1,8 mil milhões de dólares, algo como 1,77 mil milhões de euros.

O tribunal aceitou um pedido de Ordem de Ação Coletiva (CPO) contra a marca da maçã, que é nofundo uma admissão ou ordem para litígio de classe semelhante às ações coletivas que existe nos Estados Unidos. Este CPO foi apresentado pela Dra. Rachel Kent, Professora de Educação em Economia e Sociedade Digital no King's College, em Londres e que trabalhou em consultoria e no NHS, tendo realizado pesquisas sobre a intenção dos utilizadores nas plataformas digitais e aplicações.

De acordo com o documento da decisão do tribunal, "em essência, a Dra. Rachel Kent alega que a Apple excluiu toda a concorrência dos potenciais rivais ou reais através dos seus termos e condições restritos, entre outras restrições, impostas no iOS, para que seja dominante (ou consiga uma posição de monopólio) na distribuição de aplicações e serviços de pagamento". A queixosa diz ainda que os programadores são forçados a seguir os regulamentos da empresa.

Como seria de esperar, a marca da maçã nega estas acusações e, como tal, requereu a anulação do julgamento ou, em alternativa, pede um julgamento sumário sobre o valor excessivo pedido. No entanto, e para já, o processo continua em andamento.

Entre os principais argumentos contra a Apple, existe um relatório de custos e lucro líquido da App Store, no qual é indicado que há uma crescente margem de lucro que, segundo se supõe, se deve a um abuso nos preços e sobrefaturação. Segundo a Dra. Kent, o caso pode afetar cerca de 19,6 milhões de utilizadores do iOS no Reino Unido.

Fonte: Pplware.

Lockdown Mode: Apple traz a segurança total ao iPhone com esta novidade do iOS 16

 A Apple tem procurado dar aos seus utilizadores o máximo de segurança e privacidade, tanto no iPhone como nos seus restantes equipamentos. Usa várias formas para o conseguir e recorre sempre a mecanismos bem inteligentes.

Com o iOS 16 já a caminho, a Apple tem mais algumas novidades neste campo da proteção. Chama-se Lockdown Mode (Modo de bloqueio) e quer trazer a segurança total ao iPhone e a outros dispositivos.

Apple iPhone Lockdown Mode segurança iOS 16

Ainda mais segurança para o iPhone

Os casos recentes de problemas de segurança que a Apple tem sofrido, mostram como pode ser simples atacar estes sistemas. O Pegasus do NSO Group foi um dos piores casos e abriram caminho para muitos problemas.

Para combater casos destes e evitar problemas no futuro, a Apple trouxe agora uma novidade para o iOS 16. O Lockdown Mode quer garantir uma proteção total e dar ao utilizador uma ferramenta para se defender a qualquer momento e em qualquer situação.

O que vai trazer o Lockdown Mode?

Com este modo o utilizador desativa várias funcionalidades ou restringe o acesso a outras opções, bloqueando-se. Desta forma, a proteção fica garantida. No seu lançamento, o Lockdown Mode inclui as seguintes proteções:

  • Mensagens: a maioria dos tipos de anexos de mensagens, exceto imagens, é bloqueada. Alguns recursos, como visualizações de links, estão desabilitados.
  • Navegação na Web: Certas tecnologias complexas da Web, como compilação JavaScript just-in-time (JIT), são desabilitadas, a menos que o utilizador exclua um site confiável do Modo de bloqueio.
  • Serviços da Apple: os convites recebidos e solicitações de serviço, incluindo chamadas do FaceTime, são bloqueados se o utilizador não tiver enviado anteriormente uma chamada ou solicitação ao iniciador.
  • As conexões com fio com um computador ou acessório são bloqueadas quando o iPhone está bloqueado.
  • Os perfis de configuração não podem ser instalados e o dispositivo não pode se registar na gestão de dispositivos móveis (MDM), enquanto o modo de bloqueio estiver ativado.

Com estas proteções, o iPhone e outros dispositivos ficam protegidos e longe de problemas. Será o utilizador a ativar, sempre que se sentir ameaçado ou se necessitar de uma segurança adicional.

Como podem ativar esta novidade da Apple

Como dissemos antes, a utilização o Lockdown Mode é facultativa e terá de ser ativada de forma manual. É um processo simples e rápido, que depois garante a proteção total dos utilizadores.

  1. Abrir a app Definições no iOS 16 ou Preferências do Sistema no macOS Ventura e escolha Privacidade e Segurança
  2. No fundo desse menu clique em Modo de bloqueio
  3. Agora pode ler mais sobre este novo sistema de segurança antes de ativar o modo
  4. Por fim, clique em Turn On & Restart

Por agora está apenas na versão beta do iOS 16, bem como no iPadOS 16 e macOS Ventura, mas a Apple irá provavelmente colocá-la na versão final. Para dar ainda mais força ao Lockdown Mode, a Apple trouxe mais de 10 milhões de dólares para os investigadores de segurança que detetem problemas nestas áreas.

Fonte: Pplware.



Rumor: Apple Watch Series 8 terá um ecrã de 50,5 mm

 Ao longo dos anos de mercado do Apple Watch, a Apple foi acrescentando funcionalidades e, por sua vez, o ecrã teve de oferecer mais espaço ao software. Como tal, no Series 1, o ecrã do modelo menor era de 38 mm e o modelo maior tinha 42 mm. Mais tarde, o modelo Series 4 chegou com os tamanhos de 40 mm e 44 mm. Só com a chegada do Apple Watch Series 7 os tamanhos do ecrã passaram a ser 41 mm e 45 mm. Segundo um novo rumor, o Series 8 terá um novo tamanho, 50,5 mm para a versão com um ecrã maior.

São já vários os rumores em volta do novo smartwatch da Apple. Este do ecrã, face ao passado de alterações entre modelos, será que faz sentido?

Ilustração Apple Watch Series 8 com ecrã de 50,5 mm

Apple Watch Série 8 terá um ecrã de 50,55 mm?

Do Series 1 até ao Series 4 passaram-se vários anos e 3 modelos. Do Series 4 até ao Series 7 passaram novamente 3 modelos. Portanto, a seguir esta linha de trabalho da Apple, ainda teríamos de esperar pelo menos 3 modelos, ou 3 anos.

Contudo, face à relevância do Apple Watch na vida das pessoas e do nível de desenvolvimento do próprio watchOS 9, não é de todo disparatado este rumor de um ecrã maior.

Depois de um rumor lançado por Mark Gurman, da Bloomberg, referindo que o novo smartwatch da Apple poderá incorporar um sensor de mediação de temperatura corporal, agora é a vez do alvo ser o ecrã.

De acordo com o relatório, a Apple apresentará três novos modelos do Apple Watch dentro de poucos meses, com os analistas a chamar ao lançamento da Série 8 de "o mais importante em anos".

O analista Ross Young diz que o modelo de 45 mm não será o maior modelo da linha, já que a Apple planeia anunciar uma versão maior com ecrã diagonal de 50,5 mm ou 1,99 polegadas. Esta não é a primeira vez que o analista diz que a nova linha de Apple Watch que chega ainda este ano estará disponível em três tamanhos diferentes.

Até ao momento não está claro se o Apple Watch Series 8 estará disponível em três tamanhos diferentes, 41 mm, 45 mm e 50,55 mm, ou se o novo display maior será reservado para o tão falado modelo “Rugged”, o tal todo-o-terreno!

Finalmente, o analista Jeff Pu também confirmou este relatório ao revelar que a Luxshare será o "único fornecedor" de um modelo Apple Watch de 2 polegadas como topo de gama.

Fonte: Pplware.


Apple lançou a beta 3 do iOS 16, iPadOS 16, macOS 13, watchOS 9 e tvOS 16

 Mais um passo rumo à versão final. Já com os seus sistemas operativos mais do que apresentados, a Apple está agora a afinar cada versão beta trazendo algumas das muitas novidades que apresentou. Tal como no passado, cada nova compilação acrescenta algo, até uma versão final repleta de boas funcionalidades. Assim, está já disponível a beta 3 do iOS 16, iPadOS 16, macOS 13, watchOS 9 e tvOS 16

Tal como já é conhecido como modus operandi, a cada versão beta a empresa de Cupertino acrescenta novidades que "prometeu" na apresentação.

Imagem iPhone 13 Pro Max com iOS 16 beta 3

Beta 3 está disponível para o iOS 16 assim como para o iPadOS 16

A Apple anunciou o iOS 16 na WWDC 2022 e nessa altura lançou simultaneamente a primeira versão beta dos seus vários sistemas operativos para os programadores. Agora, até à versão final que será apresentada em setembro, iremos receber versões beta com algumas das novidades anunciadas no evento WWDC 2022.

Assim, a Apple lançou a beta 3 do iOS 16, iPadOS 16, macOS 13, watchOS 9 e tvOS 16 com várias novas funcionalidades assim como afinações no funcionamento do software.

O número de compilação do iOS 16 beta 3 é 20A5312g.

watchOS 9 beta 3 também está cá

Depois de algumas semanas da segunda semente deste próximo sistema operativo para o Apple Watch, a Apple está a lançar uma nova versão para os programadores  continuarem a testar o que vem a seguir para os relógios da empresa.

A compilação de hoje é XX20R5316fXX. Mais cedo ou mais tarde, a Apple diz que planeia lançar o primeiro beta público, para que mais testadores possam experimentar esse sistema operativo antes de ser lançado ao público em geral no final deste outono. O watchOS 9 é a maior atualização do software Apple Watch em anos.

Nas restantes versões para os computadores da Apple, a Apple TV e para o HomePod também há novidades.

Fonte: Pplware.