2 de mai. de 2023

Apple Watch poderá finalmente funcionar com vários iPhones e iPads

 O Apple Watch é um enorme trunfo para a venda de iPhones. Isto porque desde o seu lançamento, em 2014, que a Apple o prendeu ao smartphone. Apesar de podermos emparelhar vários relógios num iPhone, o contrário não é possível. Mas isso poderá mudar.

Imagem Apple Watch Ultra com watchOS 9.1

iOS 17 + watchOS 10 = grandes novidades

Os rumores são cada vez mais em volta das muitas novidades do iOS 17 e watchOS 10. Contudo, esta relacionada com a nova política de emparelhamento do relógio pode ser muito importante... a ser verdade!

Segundo um novo rumor, se o utilizador tiver mais do que um Apple Watch, poderá emparelhá-los facilmente com o mesmo iPhone e alternar entre os relógios regularmente.

Imagens de conceito do watchOS 10

Isto cada vez faz mais sentido, dado que a própria gama está mais diversificada. Há quem durante o dia use o Ultra, e durante a noite tenha uma versão menor para monitorizar o sono, servir de despertador e até para outras ações de entretenimento.

Aliás, ajuda sempre a uma gestão também melhor da bateria e dos períodos de recarga para nunca ficar sem bateria.

Mas quando se trata do oposto, a situação é mais complicada. Por exemplo, quando alguém quer levar para um evento desportivo um iPhone mais antigo e menor, tem essa limitação porque não consegue de um momento para o outro emparelhar o seu Apple Watch com este iPhone sem ser com uma carga de trabalhos.

Assim, se o Apple Watch estiver emparelhado com o iPhone pessoal, não funcionará com o outro telemóvel.

Claro que o relógio irá à mesma recolher informações, mas não terá o emparelhamento ou receberá notificações daquele iPhone ativo no momento. Entre outras opções que ficam desligadas.

watchOS 10 pode permitir o emparelhamento com vários dispositivos

De acordo com o leaker @analyst941, que partilhou detalhes precisos sobre a Dynamic Island iPhone 14 Pro no ano passado, a Apple está a trabalhar para permitir que os utilizadores sincronizem o seu Apple Watch com mais de um dispositivo ao mesmo tempo. A informação afirma que o smartwatch funcionará com outros iPhones e até mesmo iPads e Macs.

Não é claro, no entanto, se isto significa que os utilizadores poderão configurar um novo Apple Watch com qualquer dispositivo Apple ou se o processo de configuração continuará a exigir um iPhone.

A ser verdade, há claramente boas notícias, mais ainda porque aplicações como a Saúde, deveria estar disponível em qualquer dispositivo de uso pessoal Apple. E como já se falou nesta app no iPad, tudo estará a alinhar-se nalgum ponto de verdade.

Fonte: Pplware.

WhatsApp começou a dar acesso à função de transformar áudio em texto no iOS

 Há muito que o WhatsApp permite aos utilizadores enviarem mensagens de áudio. Estas são mais diretas que as escritas e agora vão receber uma melhoria, pelo menos no iOS. Esta versão do WhatsApp começou a receber a função de transformar áudio em texto no iOS.

WhatsApp áudio mensagens texto acesso

Muitos utilizadores do WhatsApp preferem comunicar nesta app por mensagens de áudio e não por texto. São mais simples e mais rápidas de usar, uma vez que não é necessário escrever no teclado, bastando ditar a mensagem que se quer enviar.

Claro que esta função tinha espaço para ser melhorada e para receber novidades, como já aconteceu no passado recente. Falamos da possibilidade de ouvir estas mensagens de forma mais rápida ou de poder gravar sem estar a carregar no botão.

A mais recente versão beta do WhatsApp para iOS traz agora o acesso à função de transformar áudio em texto no iOS. Esta vem ativa por omissão e será mostrada diretamente na notificação das novas mensagens. naturalmente que poderá ser desativada pelos utilizadores a qualquer momento.

WhatsApp áudio mensagens texto acesso

A cifra de ponta a ponta está garantida pelo WhatsApp, pois o processo de transformar áudio em texto acontece localmente, usando pacotes de idiomas. Por isso, esta capacidade está disponível apenas para alguns utilizadores em versões mais recentes do iOS, pois usa APIs fornecidas pelo iOS 16.

Vai também permitir que sejam pesquisadas informações específicas nas mensagens. Quando uma nota de voz é transcrita, o texto é indexado, tornando-o pesquisável. Isso significa que, se um utilizador procurar uma informação numa mensagem de voz longa pode simplesmente pesquisar pela palavra-chave ou frase.

Espera-se que em breve esta novidade chegue ao iOS e a todos os que usam o WhatsApp. Será algo útil e que muitos esperavam há algum tempo, mesmo depois de ter sido iniciado o seu desenvolvimento em 2021 e sem que existissem novidades desde que foi descoberto.

Fonte: Pplware.

Apple lança Rapid Secure Response (RSR) para correções rápidas de segurança


 Nesta última segunda-feira (1), a Apple lançou o recurso Rapid Secure Response (RSR) para os consumidores de dispositivos iOS e macOS. O RSR é um tipo de atualização rápida de correções de segurança para os aparelhos da Apple, assim, os usuários não precisam receber o recurso de segurança sem a necessidade de instalar uma atualização de software completa.

Após extensos testes na atualização beta do iOS e macOS, a Apple disponibilizou o Rapid Security Response para corrigir rapidamente as vulnerabilidades de segurança do iPad, iPhone e Mac. Até então, essas correções eram lançadas em atualizações mais completas, contudo, a companhia criou um novo método rápido para proteger os dispositivos dos usuários da Maçã.

“O Rapid Security Responses é um novo tipo de lançamento de software para iPhone, iPad e Mac. Ele oferece importantes melhorias de segurança entre as atualizações de software — por exemplo, melhorias no navegador Safari, na pilha de estrutura WebKit ou em outras bibliotecas críticas do sistema”, é descrito em um comunicado oficial da Apple.

Quando o recurso estiver ativado, a versão do software será apresentada com uma letra após os números, por exemplo, macOS 13.3.1 (a).Quando o recurso estiver ativado, a versão do software será apresentada com uma letra após os números, por exemplo, macOS 13.3.1 (a).Fonte:  iMore 

Como ativar o Rapid Security Response

iPhone ou iPad

  • Vá em "Ajustes" e clique em "Geral";
  • Selecione "Atualização de Software"  e depois "Atualizações Automáticas";
  • Agora, basta ativar a opção "Respostas de Segurança e Arquivos do Sistema".

Mac

  • Selecione o menu Apple e clique em "Configurações do sistema";
  • Clique em "Geral" na barra lateral e clique em "Atualização de software";
  • Clique no botão "Mostrar detalhes" ao lado de "Atualizações automáticas" e ative a opção "Respostas de Segurança e Arquivos do Sistema".

De qualquer forma, o recurso Rapid Security Responses será ativado automaticamente — caso necessário, será requisitada uma reinicialização do dispositivo. Contudo, se você desejar desativar a configuração, as correções de segurança serão incluídas em uma atualização mais completa em algum momento no futuro.

Fonte: Tecmundo.

iOS 17: este poderá ser o novo design das apps Saúde e Carteira

 Os rumores sobre o próximo iOS 17 continuam a aumentar com o passar dos dias. Algumas fugas de informação indicam que a Apple prepara uma nova aplicação que permitirá aos utilizadores registar uma forma de diário para fortalecer a saúde física e mental. Mas há agora novas imagens.

Ilustração iOS 17

Ainda à distância de várias semanas da apresentação do iOS 17, especula-se a introdução de importantes ferramentas de inteligência artificial que permitirão a análise dos treinos realizados e monitorizados com o Apple Watch.

Fala-se também do redesenho que algumas aplicações vão sofrer, como a app Saúde e a Carteira, duas aplicações nativas que já não têm um facelift há algum tempo. Este conceito mostra as novas características de design divulgadas para estas duas aplicações.

iOS 17: Novos mockups do design da app Saúde e Carteira

O utilizador do Twitter @analyst941 parece ter uma visão direta do que acontece nos meandros de desenvolvimento da Apple para o iOS 17.

Na verdade, estas imagens agora partilhadas poderão corresponder mesmo a fugas de informação (e sabemos que todos os anos acontecem estas fugas).

Eventualmente soube de alguns pormenores, poderá ter tido conhecimento da linha de design da Apple para o iOS 17 e publicou duas renderizações com os novos recursos que viu nas apps Saúde e Carteira.

Carteira

Começamos pela app Carteira. Esta permite-nos guardar todo o tipo de cartões de crédito, bilhetes de avião, bilhetes de concertos, de vários meios de transporte, etc.

No novo design, poderemos deslizar para baixo a partir de qualquer lugar para pesquisar toda a aplicação, serão incluídos separadores para classificar todos os cartões e bilhetes, e a ferramenta Apple Cash Savings terá também uma secção específica.

Por último, foi adicionado um novo botão denominado "Todas as transações", com o qual é possível aceder a todas as transações efetuadas com os cartões registados no Apple Pay.

Saúde

A aplicação Saúde é responsável por analisar a nossa condição física graças aos dados introduzidos automaticamente com o Apple Watch ou por aplicações externas quando adicionamos exercícios (e mesmo por introdução manual).

Aparentemente, o ecrã principal com os dados favoritos receberá um novo design e é isso que se vê na imagem. No novo design é possível ver como se passa das linhas de conteúdo do iOS 16 para as caixas maiores.

No interior de cada uma das caixas serão incluídos gráficos, dados e números grandes para podermos resumir a informação e expandi-la premindo sobre ela.

Além disso, com a migração desta app também para iPad e Mac, haverá alguns ajustes para ficar com o look&feel em todas as novas plataformas.

Fonte: Pplware.