18 de dez. de 2023

iOS 17.3 terá proteção extra para iPhones roubados; entenda

 Apple prepara ferramenta no iOS 17.3 para retardar casos de iPhones roubados junto com a senha da tela de bloqueio

Usuários de iPhone terão mais segurança em casos de furtos e roubos. A Apple começou a testar uma proteção extra para dispositivos extraviados no iOS 17.3. Com o recurso, o celular terá um mecanismo para dificultar ainda mais o acesso a dados sensíveis. A solução, conhecida como “Proteção de Dispositivos Roubados” (tradução livre), veio ao mundo nesta terça-feira (12).

Trata-se de um pacote que reforça as medidas de segurança do iPhone, especialmente em casos de roubos e furtos depois que o criminoso descobre a senha do celular.

Entre as áreas impactadas, está o gerenciador de senhas. Hoje, você consegue desbloqueá-lo tanto com o reconhecimento facial ou digital quanto com a senha do celular. Mas, ao habilitar a nova ferramenta, o Face ID e o Touch ID se tornarão obrigatórios para confirmar a identidade de quem está usando o dispositivo.

A medida é essencial para evitar o acesso indevido às contas de redes sociais, e-mails e afins – e também é importante para dificultar 0 uso dos aplicativos de banco.


O atraso, no entanto, não acontecerá em todos os lugares. Quando se está em um local familiar, como em casa ou no escritório, o usuário poderá modificar os dados imediatamente. A medida é similar à prática de uma fintechbrasileira para impedir transferências de valores elevados por Pix em localizações desconhecidas.

Recurso pode ajudar a reduzir casos de furto e roubo

A medida veio à tona em meio a uma crescente de crimes nos Estados Unidos. Segundo o The Wall Street Journal, criminosos passaram a observar os proprietários dos celulares digitando a senha na tela de bloqueio em locais públicos. Assim, com a credencial em mãos, eles roubavam o smartphone para desbloqueá-lo com facilidade.

O processo abre portas para inúmeras possibilidades. Para começar, os criminosos têm acesso à configuração para alterar a senha do iCloud, impedindo o processo para bloquear o aparelho ou apagar seus dados. A estratégia também facilita a entrada em contas de banco e a visualização de outros dados sensíveis.

A tática também é utilizada no Brasil. Mas não se limita à observação de longe: há casos em que, no assalto, o usuário é coagido a entregar a senha da tela de bloqueio junto com o aparelho. Depois, é feita a limpa na conta corrente da vítima.

A Apple, no entanto, não é a primeira empresa a buscar soluções para esse tipo de crime. O Tecnoblog reportou, em janeiro de 2023, que a Motorola desenvolveu um recurso para embaralhar a ordem das teclas na digitação da senha. A ideia é evitar que os bisbilhoteiros de plantão tenham sucesso no roubo da credencial.

Como ativar a proteção extra para roubos e furtos do iPhone?

O recurso da Apple ainda é experimental. Isso significa que apenas quem possui o iOS 17.3, atualmente em fase de testes, tem acesso. Ou seja, vai levar um tempinho até a novidade ser liberada a todos os usuários do iPhone. Além disso, a ferramenta é opcional – pelo menos por enquanto.

Se você instalou o iOS 17.3 Beta, saiba como habilitá-lo, conforme explicado pelo 9to5Mac:

  1. Abra os “Ajustes” do iPhone;
  2. Vá em “Face ID & Código de Acesso”;
  3. Acesse a opção “Proteção de Dispositivo Roubado” (em tradução livre);
  4. Habilite-a.
Fonte: Giz_br


Dica: ative o deslizamento fácil entre mostradores do Apple Watch no watchOS 10.2

 Com a nova versão watchOS 10.2, que a Apple trouxe há alguns dias, apareceram alguns recursos novos, como, por exemplo, a capacidade de registar e ter acesso a dados de saúde com a Siri. No entanto, houve uma pequena novidade que era há muito pedida pelos utilizadores e que foi também integrada nesta última versão. Falamos da opção para ativar o deslizamento fácil entre os mostradores do Apple Watch. Vamos então ver como se faz.

Ativar opção deslizar entre mostradores do Apple Watch com o watchOS 10.2

Ao longo do tempo, as várias versões do sistema operativo para o smartwatch da Apple trazem formas de utilização, opções de ativar e desativar recursos, que vão sendo melhoradas, e podem nem sempre ser as mais acertadas para cada um de nós. Por isso a empresa deixa muitas vezes opções de personalização. A ideia é sempre a mesma: um tamanho nunca dá para todos!

Neste caso em concreto e com o aparecimento do watchOS 10, aquele deslizar fácil com a coroa digital entre mostradores deu lugar a outra forma de escolher. Mas muitos utilizadores não gostam.

Assim, o que há de novo no watchOS 10.2 é a capacidade de deslizar para a esquerda ou direita nos mostradores do relógio para alternar facilmente entre diferentes configurações.

Antes da atualização desta semana, o watchOS 10 exigia que os utilizadores pressionassem longamente os mostradores do relógio e, em seguida, deslizassem para a esquerda ou direita.


Para ativar a capacidade de deslizar sem pressionar longamente primeiro, siga estas etapas:

  • Abra a aplicação Definições no seu Apple Watch;
  • Desloque-se para baixo e escolha "Relógio";
  • Ativar a definição "Deslizar para mudar de mostrador";

E agora, como refere a Apple "alterne entre os mostradores do relógio deslizando para a esquerda ou direita a partir da borda do ecrã".

Agora é mais fácil mudar de mostrador sem termos de pressionar longamente para invocar esta opção de escolha. É simples, fácil e com isto muitos utilizadores seguramente ficaram mais satisfeitos.

Fonte: Pplware.

Apple alerta para os perigos de usar carregadores não oficiais no Apple Watch

 A Apple tende a ser muito focada em oferecer aos utilizadores a máxima segurança para os seus equipamentos. Mais que a focada no software, quer também garantir a máxima longevidade e proteção para estes. Assim, revelou agora uma nova informação que alerta para os perigos de usar carregadores não oficiais no Apple Watch.

Apple Watch carregadores perigos

Foi num dos seus normais documentos de suporte que a Apple alertou agora os utilizadores do Apple Watch para um novo perigo. A gigante de Cupertino veio focar-se na utilização de carregadores não oficiais e pretendeu mostrar aos utilizadores como estes podem afetar os seus smartwatches.

Nesta sua página, a empresa recomenda carregar o Apple Watch apenas com carregadores fabricados pela empresa. Além destes, a marca recomenda também carregadores que tenham concluído a certificação Apple MFi e usem o selo Made for Apple Watch.

A empresa alertou que se os utilizadores usarem um carregador falsificado ou não certificado, poderá ocorrer um carregamento lento, toques repetidos e uma redução da vida útil da bateria. Nesse mesmo documento, a Apple ensina ainda como identificar carregadores fabricados pela marca e carregadores certificados pela MFi.

Apple Watch carregadores perigos

Exemplos de carregadores fabricados pela marca

Os conectores de carregamento autênticos fabricados pela marca são brancos. Alguns carregadores Apple Watch possuem texto e marcações regulamentares no cabo de carregamento. Os carregadores que não são fabricados pela empresa podem ter cores, textos ou outros designs diferentes na superfície do conector de carregamento.

A Apple apresentou anda instruções para os utilizadores verificarem o fabricante do carregador usando um Mac e o macOS. Para identificar os carregadores de terceiros com a certificação MFi, basta olhar à embalagem do próprio carregador. Os carregadores Apple Watch autorizados apresentam o emblema Made for Apple Watch nas suas embalagens.

Esta informação, no geral, não é nova, mas foca-se agora no Apple Watch. A utilização de carregadores não oficiais e de terceiros tem um impacto negativo e a criadora do Apple Watch quer recordar isso aos utilizadores, para evitar surgirem problemas mais tarde.

Fonte: Pplware.