5 de jan. de 2023

iPhones premium da Apple serão produzidos pelo principal concorrente da Foxconn

 A Foxconn é uma das principais aliadas da Apple na produção do iPhone. No entanto, 2022 ficou pautado por inúmeros atrasos na produção, nomeadamente por causa das restrições impostas pelo governo chinês por causa da pandemia. 

A pensar num futuro com disponibilidade mais alargada, a produção dos modelos de iPhone Premium, nomeadamente os Pro e Pro Max, deverá ficar a cargo de um dos principais concorrentes da Foxconn, a Luxshare Precision.

iPhones premium da Apple serão produzidos pelo principal concorrente da Foxconn

Apple poderá mudar de estratégia para produção do próximo iPhone 

O Financial Times (via Reuters) avançou com a notícia de que a produção do iPhone 15 poderá deixar de ficar a cargo da Foxconn, pelo menos nos modelos premium.

As notícias de que a Apple estaria à procura de mais fabricantes para os seus dispositivos não são propriamente uma novidade, principalmente depois de um ano em que a Foxconn trouxe atrasos nas entregas do iPhone 14, motivadas pelas restrições impostas pelo governo chinês por causa da COVID-19, além das muitas polémicas em que esteve envolvida.

Em novembro, a Apple foi mesmo obrigada a alertar os clientes para a quebra de vendas dos modelos premium do iPhone 14, devido aos cortes significativos na produção.

A Apple estará então prestes a assinar contrato com a fabricante chinesa Luxshare Precision Industry Co Ltd, para produzir modelos premium de iPhone, sendo citadas "fontes familiarizadas com o assunto". As duas empresas ainda não se pronunciaram.

As notícias recentes dão também conta de que o ano de 2022 não foi muito positivo para a Apple. A empresa perdeu 1 bilião de dólares, depois de há um ano, ter conseguido atingir uma valorização de 3 biliões de dólares. No fundo, a Apple não escapou à tendência de quebra que se verificou na maioria das empresas tecnológicas no ano que passou.

Fonte: Pplware.

Um ano mau? Apple perdeu um bilião de dólares de valorização em bolsa durante 2022

 A Apple tem sido uma das empresas tecnológicas que melhor prestação em bolsa tem tido. Estes resultados vêm da confiança nos seus produtos e nos números elevados de vendas que tem apresentado ao longo dos vários trimestres do ano.

É de tal forma importante a sua presença em bolsa, que foi uma das primeiras empresas a conseguir uma valorização de 3 biliões de dólares. Esse movimento foi contrariado em 2022 e a Apple acabou por entrar o ano no vermelho. Perdeu um bilião de dólares de valorização em bolsa durante 2022.

Apple bolsa valorização 2022 iPhone

Apple entrou no ano a perder em bolsa

Foi nos primeiros dias de 2022 que a Apple estabeleceu um recorde no que toca à sua valorização em bolsa. Ainda que apenas por algumas horas, a gigante de Cupertino conseguiu na alturaultrapassar a barreira dos 3 biliões de dólares.

Este momento previa um desempenho acima do normal no ano que estava eventualmente a ser iniciado, o que levaria a um crescimento ainda maior em bolsa, como se tinha visto. A verdade é que foi precisamente o contrário a acontecer e a Apple passou parte do ano a desvalorizar.

Um ano depois de ter atingido o seu máximo, a empresa acabou por atingir um novo mínimo. A Apple acabou por perder um bilião de dólares de valorização em bolsa, algo que ninguém estaria à espera.

Apple bolsa valorização 2022 iPhone

Criadora do iPhone seguiu a concorrência

Do que é avançado, esta perda continua resultou sobretudo de problemas na produção do iPhone e de outros dispositivos, que estiveram paradas em muitas das fábricas na Ásia. Houve ainda uma perda de confiança dos investidores no que toca às compras que os consumidores poderiam deixar de fazer.

Embora o valor de mercado da Apple tenha caído consideravelmente, outras grandes empresas de tecnologia sofreram quedas percentuais mais acentuadas. As ações da Amazon e da Meta caíram cerca de 50% e 63%, respetivamente, no ano passado. A Apple, contudo, caiu cerca de 31% no mesmo período.

Ainda assim, a Apple agora junta-se à Amazon num clube exclusivo do qual nenhuma empresa quer naturalmente fazer parte. Falamos da lista das empresas que perderam um bilião de dólares em valor de mercado na bolsa.

Fonte: Pplware.