26 de abr. de 2020

Por dentro, o novo iPhone SE é muito semelhante ao iPhone 8 [vídeo]

O mais recente membro dos produtos da Apple, o iPhone SE, foi apresentado no passado dia 15 de abril. Este novo iDevice apresenta-se como sendo um equipamento low cost, mas bastante completo, a um preço de 499€.
No entanto, agora foi divulgado um vídeo, com a desmontagem do novo iPhone, e que confirma que o hardware deste dispositivo é muito semelhantes ao iPhone 8.
Há cerca de 10 dias, o mercado ganhou mais um smartphone, de uma das marcas mais potentes e respeitadas a nível mundial. A Apple apresentou o já aguardado iPhone SE, caracterizado como sendo um equipamento low cost, com um preço de 499€.
No entanto, apesar de ter um preço bem menor ao que é costume na empresa de Cupertino, isso não significa que este novo iDevice não seja poderoso e capaz.

O hardware do iPhone SE é semelhante ao iPhone 8

O canal do YouTube PBKreviews decidiu gravar um vídeo em que o novo iPhone SE é desmontado. Neste processo, é possível verificar que o interior deste equipamento low cost da Apple é bastante semelhante ao iPhone 8, lançado em 2017.
De referir ainda que o dispositivo testado pertence à iniciativa solidária PRODUCT (RED), cujas vendas vão reverter para a ajuda no combate da COVID-19.
Veja o vídeo:
Após este vídeo, esta curiosa parecença foi também corroborada pelo GSMArena. Neste sentido, uma das conclusões que se retirou desta experiência, é que este novo iPhone pode funcionar com alguns componentes do iPhone 8, e vice-versa. Alguma dessas peças são, por exemplo, o ecrã e a câmara traseira.
Uma das diferenças é o conector de bateria, o que significa que pelo menos este componente não poderá ser trocado entre estes dois iPhones.

Trata-se, assim, de uma boa notícia para quem eventualmente tem um iPhone 8 antigo na gaveta, que possa até já nem funcionar por algum motivo. Assim, caso esteja a pensar comprar o novo produto da Apple, poderá então usar as peças do equipamento antigo, na sua mais recente aquisição.
Fonte: Pplware.

Comprou um iPhone? Vai mantê-lo durante 3 anos! O Planeta agradece

Ciclos de atualização cada vez mais longos têm sido um desafio para todas as marcas Premium de smartphones, com um número crescente de consumidores a sentir que a diferenciação relativamente limitada entre os modelos, de um ano para o outro, não justifica os preços elevados e a troca de equipamento.
Os fabricantes podem ficar desagradados porque vendem menos, mas esta realidade é bastante favorável ao nosso Planeta!
Comprou um iPhone? Vai mantê-lo durante 3 anos! O Planeta agradece
Utilizadores que compram iPhone ficam com eles durante vários anos…
De acordo com dados mais recentes de um estudo realizado pela Consumer Intelligence Research Partners (CIRP) os proprietários de iPhone têm vindo a preferir manter o seu equipamento por um tempo cada vez mais prolongado.
A maioria dos compradores de iPhone troca para um novo equipamento a cada 1-2 anos, mas a proporção daqueles que o fazem com menos regularidade tem vindo a aumentar desde 2016. O estudo mostra-nos que a percentagem por esta opção aumentou de forma constante nos últimos quatro anos: de 12% no primeiro trimestre de 2016, para 28% no primeiro trimestre de 2020.
Reparar o equipamento, em vez de comprar um novo, é a opção destes utilizadores, uma vez que está comprovado que este tipo de smartphones conseguem manter uma boa performance durante quatro ou cinco anos. E está provado também que esta opção é muito mais favorável ao nosso planeta. Sabe-se que 85% a 95% das emissões de CO2 estão associadas à extração dos materiais raros necessários à produção de novos smartphones. Assim, uma boa forma de proteger o futuro do nosso planeta – ou, pelo menos, ter um contributo para a causa – passa, exatamente, por investir na durabilidade do nosso equipamento.
Um ecrã partido, uma câmara avariada ou uma bateria que já não dura um dia inteiro, não são razões para trocar de smartphone. Estes tipos de problemas são possíveis de solucionar em breves minutos.E quando se opta por investir na reparação e na manutenção dos equipamentos – sejam um iPhone ou qualquer outra marca – está-se a contribuir para diminuir a pegada ecológica!

Em Portugal, por exemplo, iServices é uma das empresas de referência na área de reparação de equipamentos.
Fonte: Pplware.

Outra vez Apple? Há uma nova mensagem que bloqueia o iPhone, iPad ou os Mac

Apesar de não ser normal, por vezes existem falhas nos smartphones que levam a que mensagens ou emails os afetem, de forma mais ou menos permanente. São casos pontuais, mas que acabam por ser ampliados e depressa propagados entre os utilizadores.
A Apple e os seus utilizadores têm sido dos mais afetados com estes problemas, que rapidamente se resolvem. Uma nova situação dessas parece estar agora a acontecer, com um simples conjunto de carateres de mensagem a bloquear o iPhone, o iPad ou os computadores Mac.
mensagem iPhone iPad carateres Mac falha

Uma falha nos sistemas operativos da Apple

Depois de algum tempo livre de problemas com mensagens, a Apple parece estar agora com uma nova situação em mãos. Do que foi descoberto, e tem sido reportado pela Internet, um simples conjunto de carateres em Sindhi em conjunto com a bandeira italiana.
Não se sabe ao certo que terá levado à descoberta desta sequência problemática, mas a verdade é que esta esteve a ser propagada em mensagens pelo Telegram. Claro que rapidamente chegou a outras redes e a outros serviços.
Uma simples mensagem bloqueia o iPhone, o iPad ou o Mac
Das informações existentes, este problema está tanto no iOS como no macOS, afetando assim o iPhone, o iPad ou o Mac. Também qualquer app que corra nestes sistemas pode causar a falha. A piorar a situação, basta uma notificação de mensagem para o problema se manifestar.
Mesmo sendo uma situação anormal, esta não tem um impacto permanente. Como se pode ver no vídeo abaixo, partilhado no Twitter, os equipamentos ficam sem responder alguns minutos, passando depois a funcionar de forma normal.

Uma sequência de carateres que bloqueia os equipamentos

Em algumas situações anormais, estes podem mesmo ficar bloqueados de forma permanente, tendo depois de ser reiniciados manualmente. Não se conhecem outros casos de problemas maiores associados a esta falha.


Algo de positivo acaba por surgir neste problema. Do que foi testado, a versão 13.4.5 do iOS, que está ainda em testes, parece ser imune ao problema da mensagem. Isto leva a crer que a Apple já tinha conhecimento da situação e que, entretanto, tem a solução pronta.
Fonte: Pplware.

Testes de benchmark mostram que Apple terá abrandado A13 Bionic no iPhone SE

Com o novo iPhone SE, a Apple quis criar uma alternativa mais barata para o seu smartphone. Mesmo com restrições no hardware, fez questão de manter alguns elementos chave e que são hoje a imagem do seu equipamento.
Com o SoC A13 Bionic presente, esperava-se que esta nova proposta tivesse um desempenho próximo dos modelos de topo. O problema é que os primeiros testes de benchmark mostram o contrário. As prestações deste processador foram abrandada e está ao nível de equipamentos com alguns anos.
iPhone SE benchmark A13 Bionic processador Apple

Benchmak do iPhone SE abaixo do esperado

Uma das armas de propaganda da Apple para o novo iPhone SE é o seu processador. O processador A13 Bionic veio diretamente do iPhone 11 Pro e a marca diz que este é mais rápido de sempre num smartphone(, e ponto final).
Esta presença prometia prestações acima de muitos outros, mas, na verdade, não é isso que está a acontecer. Testes de benchmark mostram que afinal está mais próximo do que o iPhone XS e o XS Max, de 2018, conseguem.
iPhone SE benchmark A13 Bionic processador Apple

Processador A13 Bionic testado pela Antutu

Estes valores surgem agora de forma oficial pela Antutu e dão ao SE uma pontuação abaixo dos 500.000 pontos. Este é, do que já vimos antes, inferior ao que os iPhone de 2019 têm conseguido.
Do que se pode ver nos testes realizados, tanto o processador como o GPU ficam abaixo do esperado, e provavelmente prometido pela Apple. O único elemento que aproxima o iPhone SE dos modelos de 2019 é mesmo a velocidade da sua memória, que consegue 77.968 pontos.
iPhone SE benchmark A13 Bionic processador Apple

Era esta a ideia da Apple para este smartphone?

Sem qualquer certeza ou confirmação, o mais provável é que a Apple tenha feito underclock ao A13 Bionic. Este processo permite diminuir os consumos de bateria, manter uma temperatura mais baixo, sempre à custa da prestação.
iPhone SE benchmark A13 Bionic processador Apple

No papel o iPhone SE prometia sobretudo muito mais. Com o processador do iPhone 11 Pro Max, o corpo do 8 e as câmaras do XR, este deveria ter uma prestação muito mais próxima dos modelos de 2019. Afinal, e a ter como base estes testes, a realidade pode ser bem diferente.
Fonte: Pplware.

Apple minimiza falha de segurança da app Mail do iOS por não estar a ser explorada

Por norma, e de forma silenciosa, a Apple trata de qualquer falha de segurança do iOS e dos seus outros produtos rapidamente. Não são raras as vezes que só se conhecem depois de resolvidos de forma global e em todos os utilizadores.
É por isso quase estranha a resposta da Apple ao recente problema de segurança. A gigante tecnológica acabou por minimizar esta falha apesar de a admitir. Segundo o que foi revelado, esta posição deve-se ao facto de não estar a ser explorada.
Apple falha iOS segurança explorada

Há uma falha de segurança no iOS

Foi há poucos dias que um novo problema de segurança associado à Apple surgiu. Relatado pela empresa de segurança ZecOps, esta falha permitirá o acesso completa ao iPhone ou ao iPad, de forma silenciosa e com um simples email.
Apesar de reportar o problema, que existe há vários anos, a empresa não foi capaz de dar muitas mais provas da falha e de que esteja a ser explorada ativamente. Também não conseguiu dar um exemplo da forma como o ataque acontece, porque a mensagem forjada é sempre apagada.
Apple falha iOS segurança explorada

Apple minimizou o problema

Para dar algum conforto e suporte aos utilizadores, a Apple acabou por vir a público e apresentar uma explicação para a falha. Admitiu, contudo, que ela existe e que pode ser explorada. No entanto, os sistemas presentes protegem o iOS e os utilizadores.
A Apple leva a sério todos os relatórios de ameaças à segurança. Investigámos minuciosamente o relatório do pesquisador e, com base nas informações fornecidas, concluímos que esses problemas não representam um risco imediato para nossos utilizadores. O pesquisador identificou três problemas no Mail, mas, por si só, são insuficientes para ignorar as proteções de segurança do iPhone e do iPad, e não encontramos evidências de que estes foram usados contra os utilizadores. Esses possíveis problemas serão abordados numa atualização de software futura. Valorizamos a nossa colaboração com os pesquisadores de segurança para ajudar a manter nossos utilizadores seguros e premiar o pesquisador pela sua ajuda
Deu ainda a certeza de que, após a sua investigação, esta falha não está a ser explorada ativamente. Assim, acabou por minimizar a sua existência e tentou transmitir a ideia de que os utilizadores estão protegidos.
Apple falha iOS segurança explorada

Esta não estará a ser explorada por agora

Há ainda um ponto importante que resulta desta declaração da Apple sobre a falha descoberta. A empresa tem já uma solução pronta e que deverá lançar em breve. Isso tinha ficado provado ao ser verificado que no iOS 13.4.5, que está ainda em testes.

Resta assim aos utilizadores do iPhone e do iPad esperar por esta nova versão do iOS, para ficarem protegidos. A confiança da Apple em que esta falha é inócua deverá servir para dar aos utilizadores uma confiança elevada.
Fonte: Pplware.