18 de dez de 2014

[Hands-on] Skype Translator: um passo rumo a um tradutor universal de voz

Em maio, o Skype anunciou seu tradutor em tempo real, e ficamos impressionados com o recurso, que nos deixa mais próximos do tradutor universal de Star Trek.
Esta semana, o Skype começou a implementar a “primeira fase” do Translator, uma versão beta que traduz sua voz do inglês para espanhol, e vice-versa; e traduz texto em mais de 40 idiomas.
Essa tecnologia na verdade existia há anos, mas em peças separadas. O Skype Translator é o culminar desses esforços, reunindo tudo – reconhecimento de voz, tradução automatizada e aprendizagem de máquina – em um só programa.
Isso poderia quebrar a barreira do idioma, permitindo que nós falemos outras línguas sem nem mesmo conhecê-las. Mas para isso, é preciso que os computadores reconheçam todas as nuances e imperfeições da fala humana. É uma tarefa difícil, mas o Skype Translator quer encará-la.

Como funciona

Na segunda-feira, após o lançamento do Translator Preview, a equipe do Skype publicou um infográfico em inglês mostrando como ele funciona. Basicamente, são cinco passos:
  • reconhecimento de voz: uma rede neural compara a sua voz com trechos de áudio pré-gravados, transformando-a em um texto preliminar;
  • correção de fala: o computador remove palavras repetidas, gaguejadas, e seus “uhmmms”, preparando o texto para a tradução;
  • tradução: o Microsoft Translator converte o texto de um idioma para outro;
  • texto para fala: o texto é lido com uma voz sintetizada para a outra pessoa;
  • aprendizado: quanto mais usuários falam através do Translator, mais esperto ele fica.
Depois de algumas configurações – selecionar seu idioma e seu avatar – você entra no programa do Translator: ele é semelhante ao Skype para Windows 8, mas tem alguns extras. Agora, quando você conversa com um amigo, aparece um botão abaixo do perfil dele. Ao ativar esse botão, o Skype pergunta em qual idioma seu amigo fala e escreve:
Isto é importante porque, se você não ajustar isso direito, o Skype vai tentar traduzir o inglês foneticamente para o espanhol, o que não funciona bem. Configure isso direito (e certifique-se que seu interlocutor fez o mesmo), e então faça a chamada.

A experiência:


Fonte: Gizmodo


Serviço faz retrospectiva das suas fotos mais curtidas do Instagram!

Em razão do final de ano, o Iconosquare (plataforma de gerenciamento de perfis do Instagram) liberou uma funcionalidade que faz uma espécie de retrospectiva em vídeo de usuários do Instagram. No arquivo, basicamente, é feita uma compilação dos melhores momentos do ano – que, segundo o serviço, são suas fotos mais curtidas na rede social.
Para fazer sua retrospectiva, é necessário entrar no site do Iconosquare (iconosquare.com) e fazer login na página com o perfil do Instagram (basta clicar em um botão azul onde está escrito “Sign in with Instagram'').
Após realizar o login, ele mostrará uma mensagem dizendo que “seus melhores momentos de 2014″ já estão disponíveis. O usuário deve, então, clicar no botão “request your video'' (pedir seu vídeo).
Na sequência, ele exibirá uma mensagem dizendo que o vídeo foi enviado em anexo para sua conta de e-mail ligada ao Instagram. No meu caso, o vídeo foi enviado após menos de cinco minutos.
Por fim, baixe o vídeo em seu smartphone e publique nas redes sociais — se quiser, é claro.
Fonte: Giga Blog