São Paulo -- Depois anos de negociações com empresas de TV, a Apple se prepara para lançar seu próprio serviço de TV por assinatura via internet nos Estados Unidos.
A notícia é do Wall Street Journal, que diz tê-la recebido de pessoas familiarizadas com os planos da Apple. Segundo o jornal, o serviço será lançado na próxima Primavera (brasileira) e vai custar entre 30 e 40 dólares por mês.
É um preço atraente, já que o valor típico de uma assinatura de TV a cabo nos Estados Unidos é 90 dólares mensais.
Os usuários terão acesso à programação sob demanda em dispositivos da Apple como iPhone, iPad e Apple TV, o aparelhinho que permite ver, num televisor, vídeos recebidos via internet.
A Apple deve oferecer cerca de 25 canais de empresas como ABC, CBS e Fox. Ficariam fora os canais da NBCUniversal. A razão, diz o jornal, é uma briga da Apple com a Comcast, que é dona da NBCUniversal.

Apple TV e HBO

Na semana passada, quando anunciou o lançamento comercial do Apple Watch, a Apple baixou o preço do Apple TV nos Estados Unidos, de 99 para 69 dólares (no Brasil, o aparelho custa 359 reais).
A Apple também divulgou que os usuários de seus produtos terão três meses de exclusividade no acesso ao serviço de streaming da HBO, chamado HBO Now, via assinatura avulsa.
Assinantes poderão ver, nos dispositivos da Apple, séries como Game of Thrones – sem que seja necessário ter um pacote de TV por assinatura convencional. A assinatura mensal do HBO Now vai custar 14,99 dólares nos Estados Unidos.
Somando tudo, parece que este será o ano em que a Apple vai ampliar bastante sua presença no mercado de TV. É provável que o novo serviço de TV por assinatura seja lançado apenas no Estados Unidos por enquanto. Deve chegar ao Brasil e a outros países numa etapa posterior.
Tópicos: Apple, Empresas, Tecnologia da informação, Empresas americanas, Empresas de tecnologia, HBO, Rumores tech, TV, TV Online
Fonte: Exame