27 de mai de 2015

Mensagem da morte: iOS trava ao receber um texto específico.

Descoberto esta semana, um novo bug do aplicativo de mensagens do iOS 8.3 é capaz de travar completamente o sistema a partir de um comando relativamente simples. Basta que você receba uma mensagem de texto específica através de SMS ou do iMessage para que seu iPhone pare de funcionar e precise ser reiniciado.
Após o aparelho ser reiniciado, o app de mensagens para de funcionar automaticamente caso ele seja aberto na visão de listas. Além disso, se você abrir a conversa que iniciou o problema, o aplicativo vai travar caso você decida ler ou iniciar uma nova conversa.
Para resolver o problema, basta responder a mensagem responsável por acionar o bug do iOS. Já a visão de listas volta ao normal após você receber uma nova mensagem de texto ou enviar uma para si mesmo — processo que pode ser feito através do Siri ou do botão compartilhar presente em diversos outros aplicativos.
Segundo um consumidor que conversou com o site MacRumors, a equipe de suporte da Apple já está ciente do problema e afirmou estar trabalhando em formas de corrigi-lo. No entanto, a companhia ainda não divulgou uma previsão de quando uma correção para o bug deve ser liberada para os usuários.

Como resolver o problema

Apesar de não haver uma solução oficial, você pode realizar alguns passos para evitar que o seu aparelho seja afetado, ainda mais agora que tanta gente sabe da falha. O primeiro passo é desabilitar as notificações de mensagens no celular, já que a visualização do conteúdo é suficiente para congelar o iPhone. 
Para isso, siga até Ajustes.  Depois entre em Notificações, Mensagens e desative a opção Permitir notificações, mostrada na imagem abaixo:
Caso você já tenha recebido a mensagem sinistra, o jeito é fazer ela desaparecer da tela. Para isso, mande um texto bem grande ou uma imagem, seja para você mesmo ou para o contato que pregou uma peça no seu aparelho. Isso fará com que a mensagem não seja carregada e o problema desapareça.
Fonte Tec Mundo.