23 de jul de 2015

Pela primeira vez, dispositivos com iOS vendem tanto quanto PCs com Windows.

Em junho, as vendas de dispositivos móveis da Apple rodando o sistema operacional iOS - iPads, iPods e iPhones - se igualaram às vendas de PCs com Windows pela primeira vez. O resultado foi ressaltado pelo analista de mercado Ben Evans com base em dados da própria Apple e das empresas de consultoria Gartner e a16z.

Desde 2008, as vendas de computadores com o sistema operacional da Microsoft giram em torno dos 300 milhões de unidades anuais. No mesmo período, porém, as vendas de dispositivos iOS dispararam de aproximadamente 10 milhões por ano a quase 300 milhões por ano em junho de 2015, equiparando-se às vendas de PCs com Windows. A evolução das vendas pode ser vista no gráfico abaixo:
O crescimento de dispositivos iOS foi alavancado, principalmente, pelo iPhone. Embora a categoria inclua também os iPads e iPods Touch, esses outros dispositivos viram uma pequena queda em seu número de vendas nos últimos meses. Os smartphones da Apple, por outro lado, vendem cada vez mais. 

Apesar do resultado, o número de computadores com Windows instalado (cerca de 1,5 bilhões) ainda é consideravelmente maior que o número de dispositivos com iOS. A vida útil de um PC, no entanto, é consideravelmente superior à de um smartphone, o que responde em parte pelo crescimento na venda de dispositivos móveis ante a de computadores.

Tim Cook, o CEO da Apple, também mostrou alguma esperança de que o crescimento das vendas de iPhone continuem: junto com a divulgação dos dados trimestrais da empresa, ele mencionou que apenas 27% dos usuários de iPhone haviam comprado um smartphon da última geração da empresa. Por esse motivo, quando a próxima geração sair, ele espera que muitos usuários aproveitarão a oportunidade para fazer o upgrade.

Em comparação, no entanto, o número de dispositivos Android vendidos anualmente é maior que o número de PCs com Windows desde março de 2012.
Fonte: Olhar Digital.