8 de out de 2015

10 novidades do OS X El Capitan, já disponível para computadores da Apple

O sistema operacional OS X El Capitan chegou hoje para computadores da Apple. Além de um papel de parede novo, o sistema ganhou funções bem úteis e, caso o seu computador rode a versão Yosemite, ele estará apto para receber a atualização.
Você pode baixar a atualização indo direto para a Mac App Store. Selecionamos abaixo as principais funções e melhorias que estão presentes no novo OS.

1) Tela dividida

1453479176623213228
O El Capitan copia o Windows com um recurso que permite dividir a tela com dois aplicativos — é uma função parecida com a divisão de tela disponível para iPads no iOS 9. Para usar, basta clicar e segurar o botão verde da janela e arrastá-lo para um dos cantos da tela, ou abrir o Mission Control (F3) e arrastar as janelas desejadas para uma das opções no topo da tela.

2) Use o Mail em modo tela cheia e com gestos

O app Mail no El Capitan recebeu novas funções: em modo tela cheia, você pode temporariamente dispensar emails para a parte inferior da tela, por exemplo, e (assim como no iOS) você pode deslizar com dois dedos no trackpad em itens para receber uma lista de ações para tomar. O Mail também avisa quando encontra contatos e eventos dentro das mensagens.

3) Fixe e silencie abas no Safari

1453479176938544044
O Safari agora tem a habilidade de fixar abas do lado esquerdo, assim como no Chrome e Firefox — apenas clique e arraste uma aba específica para a esquerda. Além disso, as abas que fazem barulho agora mostram um ícone de volume e podem ser silenciadas com um clique.

4) Envie vídeos pelo AirPlay

Antes da chegada do El Capitan, você precisava compartilhar uma tela de navegador inteira caso quisesse enviar um vídeo online para uma Apple TV pelo AirPlay. Agora, você pode mandar apenas o vídeo: dentro do Safari, clique no botão AirPlay no rodapé de um vídeo no YouTube e escolha um dispositivo. Ele funciona com o YouTube agora, e outros sites serão suportados no futuro.

5) Anotações com mais recursos

O app Notas para iOS 9 ganhou uma recente remodelação e o mesmo acontece com a versão para El Capitan. Agora é possível criar listas de tarefas, importar mapas e fotos, adicionar formatações extras e mais. Ele ainda não está no mesmo nível que o Evernote, mas as mudanças são mais do que bem-vindas, e ele atualiza o Notas no iOS 9 e no iCloud.

6) Encontre o cursor com mais facilidade

Mova os dedos rapidamente sobre o trackpad, ou agite o mouse rapidamente, e o cursor se expandirá de tamanho para que você possa localizá-lo com facilidade na tela – algo muito útil para monitores de alta resolução.

7) Delete arquivos sem acessar a lixeira

1453479177040062636
Alguns usuários gostam da segurança e finalidade de poder deletar um arquivo sem precisar passar pela lixeira — é uma função presente no Windows há um bom tempo — e agora é possível deletar arquivos permanentemente ao apertar Option+Command+Delete. Também é possível deletar os arquivos ao selecioná-los, segurar o botão Option e escolher a opção Deletar Imediatamente do menu Arquivo.

8) Esconda a barra de menu

1453479177241436588
Isso dificilmente mudará sua vida, mas o Mac OS X 10.11 agora permite esconder automaticamente a barra no topo da interface, da mesma forma que é possível esconder a barra de aplicativos no rodapé (ou na lateral), dando mais espaço à tela. Vá até Preferências do Sistema no menu Apple, e no menu Geral ative a opção para esconder automaticamente a barra de menu.

9) Edite os metadados das fotos

1453479176722153132
Com tantos aplicativos dependendo de metadados armazenados em suas fotos, faz sentido que o OS X permita que você edite as geolocalizações delas — além de vários outros dados — direto do El Capitan. Ao ver uma foto no app Fotos, clique no botão de informação e então arraste o pino de localização para um novo local. Ou, se não houver nenhum local presente, clique em “Escolher uma localização”.

10) Receba direções de transporte público no Mapas

1453479176999125164
Assim como o Notas, o Mapas recebeu uma atualização para igualá-lo a versão do iOS 9, e a mudança mais significante é a presença de direções de transporte público. Isso ainda está limitado a poucas cidades e não funciona no Brasil. Ao buscar por instruções entre dois lugares diferentes, clique no botão Trânsito e o Mapas lhe dará uma lista de opções para escolher (clique em Detalhes para instruções passo a passo).

E quem pode atualizar?

Caso o seu computador já rode o Yosemite (ou até mesmo qualquer versão do Mountain Lion), você pode atualizar para o El Capitan sem problemas. Confira a lista completa de computadores que podem atualizar para o novo OS:
MacBook (13 polegadas, de alumínio, do final de 2008), (13 polegadas, a partir do início de 2009), (12 polegadas, a partir do início de 2015)
MacBook Pro (13 polegadas, a partir da metade de 2009), (15 polegadas, a partir metade/final de 2007), (17 polegadas, a partir do final de 2007)
MacBook Air (a partir do final de 2008)
Mac Mini (a partir do final de 2009)
Mac Pro (a partir do final de 2008)
iMac (a partir da metade de 2007)
Entretanto, algumas funções específicas, como o Airdrop, só funcionarão em máquinas lançadas a partir de 2012.
O OS X El Capitan já está disponível para download na Apple Store. É só abrir o app, logar e baixar a atualização (6 GB) e instalá-la — mas lembre-se de fazer backup, pois nunca se sabe se algo terrível acontecerá durante a instalação.
Fonte: Gizmodo.