8 de mar de 2016

Apple bloqueia 1º ransomware contra usuários de Mac

Empresa de Cupertino contou com a ajuda de empresa de segurança Palo Alto Networks. Criminosos infectaram um cliente de BitTorrent para enganar usuários.
Com a ajuda de pesquisadores de segurança, a Apple conseguiu bloquear no final de semana um ciberataque direcionado contra usuários de Macs com ransomware.

Acredita-se que esse foi o primeiro ataque focado na Apple com o uso de ransomware, que normalmente tem como alvo máquinas Windows.
As vítimas de ransomware recebem o pedido para pagar uma taxa, normalmente em bitcoin, para ter acesso à uma chave de criptografia para recuperar seus arquivos que foram bloqueados pelos criminosos.
A empresa de segurança Palo Alto Networks afirmou neste domingo, 6/3, que encontrou o ransomware “KeRanger” dentro do Transmission, que é um cliente BitTorrent gratuito para Macs.
O Transmission até publicou um alerta em seu site dizendo que quem baixou a versão 2.90 do cliente deveria “fazer imediatamente o upgrade para a 2.92”.
Não ficou claro como os criminosos conseguiram fazer o upload de uma versão modificada do Transmission no site do aplicativo. Mas comprometer apps legítimos é um método comum nesse tipo de ataque.
“É possível que o site oficial do Transmission tenha sido comprometido e os arquivos foram substituídos por versões maliciosas, mas não podemos confirmar como essa infecção aconteceu”, afirmou a Palo Alto em seu blog oficial.
Fonte: Macworld.