28 de jan de 2016

Apple anuncia recall de carregadores; Brasil é afetado

A Apple lançou hoje um programa de substituição dos carregadores de dispositivos vendidos na Europa, Coreia do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Argentina e Brasil. Trata-se do modelo com dois pinos, conhecido do público brasileiro. 

Para identificar se o seu carregador está habilitado para o recall, a Apple dá a seguinte dica: "Um adaptador para conector de parede tem quatro ou cinco caracteres ou numerais no slot interior onde é conectado a um adaptador de alimentação Apple. Os adaptadores reformulados têm um código regional de três letras no slot (EUR, KOR, AUS, ARG ou BRA)". A imagem abaixo explica melhor.
De acordo com a Apple, os carregadores neste formato podem quebrar e oferecer riscos de choques elétricos quando tocados. No programa de substituição, a empresa lista todos os carregadores de aparelhos Mac e iOS lançados desde 2003 até hoje, incluindo também o kit Apple World Travel Adapter. 

De acordo com a Reuters, a Apple registrou 12 incidentes envolvendo o modelo de carregador em questão ao redor do mundo. Os usuários afetados podem realizar a substituição gratuitamente e consultar o site para mais informações.

Como procederA Apple recomenda procurar a sua Apple Store local, preferencialmente fazendo um agendamento, ou um Centro de Serviço Autorizado. A empresa alerta que será necessário verificar o número de série do Mac, iPad, iPhone ou iPod, então é necessário tê-lo com antecedência. Isso pode ser feito facilmente:

  • Na superfície do produto.
  • No iTunes, se o produto sincronizar com o iTunes.
  • No Mac, selecionando Sobre Este Mac no menu Apple.
  • No iPhone, iPad, iPod touch ou iPod, acessando Ajustes > Geral > Sobre.
Fonte: Olhar Digital.