18 de jun. de 2024

O botão Ação do iPhone 15 Pro fica mais poderoso no iOS 18

 A Apple introduziu um novo botão nos iPhones 15 Pro e Pro Max. Têm a capacidade de executar tarefas diretas, e até podemos transformar ações mais complexas em simples toques nesse botão, recorrendo aos Atalhos. O Botão Ação, contudo, no iOS 18 ganhou ainda mais poder. Vamos ver o que há de novo.

Ilustração dos Controlos do novo iOS 18 para o Botão ação no iPhone

O iOS 18 é um grande lançamento para novas ferramentas de personalização no seu iPhone, permitindo-lhe criar uma experiência mais personalizada do que nunca com o seu dispositivo.

Há uma dessas melhorias que foi criada especificamente para os utilizadores do iPhone 15 Pro e Pro Max. O botão Ação ganha novos poderes e vai além do que já havíamos ensinado nestes guias. Portanto, agora há mais ação!

 

Atualização do botão Ação do iPhone 15 Pro

Quando o iPhone 15 Pro foi lançado pela primeira vez e substituiu o interrutor de silêncio por um botão de ação, esse novo botão era configurável pelo utilizador desde o início.

Atualmente, os utilizadores do iOS 17 podem configurar o botão Ação para ativar um dos seguintes tipos de ações:

  • Modo sem som
  • Concentração
  • Câmara
  • Lanterna
  • Dictafone
  • Reconhecer música
  • Traduzir
  • Lupa
  • Controlos
  • Atalho
  • Acessibilidade

A mais versátil destas opções é a ação Atalho, uma vez que pode definir qualquer atalho da aplicação Atalhos para ser executado quando o botão é acionado. E os atalhos podem fazer muitas coisas.

No entanto, o utilizador que não explora muito o iPhone nunca abre a aplicação Atalhos. Por isso, a Apple criou uma nova opção de botão de ação que retira algum do poder da opção Atalho existente, mas torna-a mais acessível.

Associar os novos controlos do iOS 18 ao botão Ação

Os utilizadores do iPhone 15 Pro e Pro Max com iOS 18 verão uma nova opção quando configurarem o botão Ação na aplicação Definições.

A nova opção tem o nome simples de Controlos. Esta opção inclui o conjunto de controlos existentes que podem ser configurados na nova Central de Controlo.

Aqui estão os controlos atualmente disponíveis no iOS 18 developer beta 1:

  • Calculadora
  • Cronómetro
  • Alarme
  • Casa
  • Carteira
  • Temporizador
  • Modo escuro
  • Ler o código
  • Modo Avião
  • Dados móveis
  • Hotspot
  • Controlo remoto
  • Tap to Cash
  • Procurar o relógio

A lista deverá aumentar com o lançamento público do iOS 18 no outono, uma vez que os programadores terceiros poderão fornecer novos controlos que funcionam na Central de controlo, como botões do ecrã de bloqueio e com o botão de ação do iPhone 15 Pro.

A maior parte destas funções pode ser ativada através da opção Atalho existente. Contudo, a Apple deve facilitar a sua configuração a um conjunto mais vasto de utilizadores.

Fonte: Pplware.

Apple Watch Series 10 será mais fino e terá um ecrã maior

 Estamos a pouco mais de 2 meses da apresentação dos novos dispositivos Apple. Os rumores apontam para uma linha mais delgada de equipamentos, à imagem do que a empresa lançou no novo iPad Pro. Este "emagrecimento" trará ao Apple Watch um aspeto mais distinto, e elegante. A par disso, o relógio poderá igualmente receber um ecrã maior. E os sensores, serão os mesmos?

Apple Watch 10 - Mais fino e mais poderoso

O Apple Watch Series 10 será mais fino e terá um ecrã maior, o que lhe permitirá ter o mesmo tamanho de ecrã que o Apple Watch Ultra. Estes atributos poderão ser fazíveis, como tem os visto.

Também é verdade que os rumores de que o Apple Watch Series 10 (ou Apple Watch X) receberia seria um grande redesenho circulam há anos, mais recentemente com informações que poderá ser mais fino. Na mesma linha de retórica aparece Ming-Chi Kuo, que vem "confirmar" a afirmação de um design mais fino, mas também diz que o tamanho total do ecrã irá aumentar.

Segundo o que escreve numa publicação no seu blog, Kuo continua a dizer que o Apple Watch Series 10 aumentará os seus tamanhos de 41 mm e 45 mm para 45 mm e 49 mm.

A maior destas duas opções faria com que o ecrã normal do Apple Watch tivesse o mesmo tamanho do Apple Watch Ultra.


E sempre virá o Apple Watch Ultra 3?

Por falar nisso, o analista do mercado Apple diz agora que haverá um novo Apple Watch Ultra 3, apesar de anteriormente afirmar que não estava em desenvolvimento. Desta vez, ele diz que as especificações do novo modelo serão "praticamente as mesmas" que o existente.

Contudo, sendo "exatamente igual", ficará complicado para a Apple entusiasmar o utilizador, visto que o salto entre o Ultra 1 e o Ultra 2 já não foi de grande novidade aparente. Portanto, A não ser que haja uma cor nova, que venha equipado com sensores de medição da pressão arterial, o impacto esfumar-se-á na falta de novidade.

Kuo diz ainda que os testes de impressão 3D de componentes do Apple Watch, já divulgados anteriormente, correram bem e "melhoraram significativamente a eficiência da produção" do processo. Para além dos componentes, ele espera que a empresa de impressão 3D BLT acabe por se expandir para a produção de caixas para o Apple Watch.

Ming-Chi Kuo tem um histórico muito bom de informações sobre os planos da Apple. Ultimamente, tem tido tendência para apresentar aquilo a que por vezes chama previsões, em vez de se limitar a relatar o que aprendeu com as suas fontes na cadeia de fornecedores.

Neste caso, ele não diz que é das fontes ou que se trata de uma previsão. No entanto, o facto de detalhar os planos da BLT sugere que o seu relatório se baseia em informações das fontes.

Fonte: Pplware.

watchOS 11 traz as Atividades em tempo real para o Apple Watch

 Esta é uma funcionalidade muito interessante para os dias de hoje e com a forma como os serviços evoluíram e criaram dependências nos dispositivos móveis e vestíveis. Assim, além de muitas novidades no âmbito do desporto e monitorização da saúde e bem-estar, o watchOS 11 traz as atividades em tempo real para o Apple Watch. Mas há mais, muito mais.

Imagem Apple Watch com Atividades em tempo real

Atividades em tempo real vão chegar ao Apple Watch com o watchOS 11

Com as Atividades em tempo real, as aplicações podem mostrar informações em tempo real diretamente no ecrã de bloqueio ou na Dynamic Island.

Para as aplicações com conteúdo frequente e atualizações de estado que vão além do sistema de notificações push existente, as Atividades em tempo real podem ser uma forma mais flexível de manter as pessoas atualizadas sobre eventos, atividades ou tarefas em direto.

Descreve a Apple sobre a funcionalidade.

Com o watchOS 11, a Apple está a trazer as Atividades em tempo real para o Apple Watch de uma forma inteligente. Isso porque o Watch espelha as Atividades em tempo real do iPhone. O processo acontece automaticamente quando há uma atividade em tempo real em execução no iPhone emparelhado com o relógio.

Sem dúvida que se trata de uma ótima notícia, uma vez que nem todas as aplicações iOS têm uma versão watchOS.

Pilha inteligente vai mostrar as Atividades em tempo real

No Apple Watch, as Atividades em tempo real são mostradas na Smart Stack (Pilha inteligente), que pode ser acedida rodando a Coroa Digital para cima. No entanto, o sistema mostra automaticamente a Pilha inteligente com a Atividade em tempo real no topo quando há uma nova atualização de estado.

Para os programadores que pretendam tirar mais partido desta funcionalidade, a Apple disponibiliza APIs com o watchOS 11 para personalizar as Atividades em tempo real com um aspeto específico para o Apple Watch.

O watchOS 11 estará disponível para o público neste outono. Uma versão beta para programadores já está disponível, enquanto uma versão beta pública será lançada no próximo mês. A atualização requer um Apple Watch Series 6 ou post

Fonte: Pplware.