1 de jul. de 2024

iOS 18: finalmente é possível utilizar lembretes no Calendário Apple

 Temos, ao longo de vários artigos, explicado detalhadamente algumas das muitas novidades do iOS 18, e mostrado como este sistema operativo traz uma mão cheia de pequenas grandes utilidades. Hoje vamos falar nos Lembretes dentro do Calendário.

As aplicações Calendário e Lembretes da Apple estão tão intimamente relacionadas que é surpreendente que a empresa nunca tenha tentado colmatar esta lacuna.

Isto porque podemos, em qualquer dia, ter uma reunião na escola dos miúdos, ou uma consulta no médico, e ter simultaneamente tarefas necessárias de realizar. Ora temos num lado a agenda da reunião na app Calendário, e nos Lembretes temos a tarefa programada para meter combustível, por exemplo. Mas então porque não pode estar tudo no mesmo dia no Calendário?

Depois de atualizar para o iOS 18 e para as atualizações do macOS Sequoia (que pode atualmente experimentar na versão beta para programadores), já não precisará de saltar entre duas aplicações - os seus lembretes aparecerão automaticamente na aplicação Calendário. Veja como funciona esta novidade.

Como pode ter os seus lembretes na aplicação Calendário

A implementação desta funcionalidade pela Apple é bastante simples. Qualquer lembrete ou evento que crie na aplicação Lembretes e que tenha uma data e hora de vencimento será automaticamente apresentado na aplicação Calendário.

Não tem de fazer mais nada e a funcionalidade está ativada por predefinição, desde que esteja a executar o iOS 18 e o macOS Sequoia. Isto funciona para todos os seus lembretes - a aplicação Calendário até mostra a cor relevante da sua lista no ícone da caixa de verificação.

De facto, como podemos ver, a integração está bem conseguida. O lembrete aparece com uma caixa de verificação, pelo que pode marcá-lo a partir da própria aplicação Calendário! Pode ver os seus lembretes na vista do dia, e até na nova vista do mês, se utilizar a nova funcionalidade de pinch-to-zoom para fazer zoom numa determinada semana.

Assim que um lembrete aparecer no Calendário, pode movê-lo para alterar a hora (tal como faz com um evento) e a alteração será instantaneamente refletida na aplicação Lembretes.

Por outro lado, também é possível criar um lembrete a partir da aplicação Calendário, embora a interface seja um pouco complicada.

Clique no botão Mais na parte superior e mude para o separador Lembrete para criar um lembrete em vez de um evento. Aqui, pode atribuir-lhe um nome, definir uma data e hora e adicioná-lo à sua lista geral de Lembretes.

Lembramos que os lembretes têm um opção muito interessante, que pode ser usada de forma individual. Pode marcar na app Lembretes uma nota referente a determinada localização GPS. Assim, sempre que passar nessa localização, recebe uma notificação.

No exemplo o lembrete dispara quando o utilizador passa pela localização do posto de abastecimento, que fica nas imediações do supermercado. Um ótimo recurso.

Fonte: Pplware.

Apple desenvolve novas formas de facilitar a substituição das baterias do iPhone

 À medida que as novas regras da União Europeia se aproximam, a Apple estará a desenvolver uma nova tecnologia que tornaria as baterias do iPhone mais fáceis de substituir. A mais recente informação dá conta de que a Apple está a investigar a utilização de uma nova tecnologia de “descolamento adesivo induzido eletricamente” para as substituições de baterias.

Apple baterias trocar iPhone

Mais simples trocar as baterias no iPhone

Atualmente, substituir a bateria de um iPhone requer o uso de pinças para remover a bateria existente, mantida no lugar por tiras adesivas. Isso obriga a que seja usada uma “máquina e bandeja especializadas” para pressionar a nova bateria no lugar. O novo processo usará metal em vez de papel alumínio para cobrir a bateria, conforme é agora revelado.

A nova tecnologia – conhecida como descolamento adesivo induzido eletricamente – envolve o revestimento da bateria em metal, em vez de papel de alumínio, como acontece atualmente. Isso permitiria que as pessoas removam a bateria do chassi aplicando uma pequena descarga elétrica na bateria

Os consumidores ainda precisam abrir o iPhone, o que não é um processo fácil devido aos adesivos e parafusos que mantêm o ecrã do iPhone selada no lugar. Mesmo com essa mudança, porém, a Apple ainda recomendará que os utilizadores do iPhone visitem um profissional para substituir a bateria.

Apple baterias trocar iPhone

Apple procura criar novas tecnologias

Se o desenvolvimento desta nova tecnologia de ligação pela Apple ocorrer conforme o esperado, poderá ser experimentada em pelo menos um modelo do iPhone 16 este ano. Segundo a nova informação, ela poderá expandir-se para todas as versões do iPhone 17 no próximo ano.

Informações anteriores revelaram os planos da Apple para adaptar a tecnologia de bateria do iPhone nos próximos anos. Foi revelado que a bateria do iPhone 16 Pro terá um invólucro de metal pela primeira vez. Isso poderá ser um pré-requisito para que o novo processo de ligação funcionasse.

A legislação da União Europeia pode exigir que a Apple torne as baterias do iPhone substituíveis pelo utilizador até 2025. Ainda assim, vão existir várias exceções possa determinar se a Apple será afetada por estas novas regras.

Fonte: Pplware.