23 de jun. de 2024

Esqueceu-se como se desliga o iPhone? O iOS 18 oferece agora um botão de desligar dedicado

 Temos dedicado alguns artigos a mostrar pequenas e grandes novidades no iOS 18. Dos atalhos, à bateria, passando pelos ícones até às mensagens de satélite. Na verdade, este novo sistema operativo é o campeão nos pequenos bons pormenores. O de ter um botão de desligar é disso um exemplo. Se faz falta? Para os menos afoitos... pode ser complicado o método antigo.

O botão de desligar o iPhone

Já se esqueceu de como se desliga o iPhone? Não é o único. Pode parecer disparatado ter de pesquisar no Google como desligar o dispositivo, mas muitas pessoas fazem-no. Contudo, a Apple está a fazer uma alteração no iOS 18 que, espera-se, tornará este problema uma coisa do passado.

Um dos resultados infelizes do facto de o iPhone ter deixado de ter o botão Início é que desligar o dispositivo se tornou mais complicado do que antes. Existe até uma página de apoio oficial para o ensinar a fazê-lo.

Nos iPhones mais antigos, bastava manter premido o botão lateral para ver a barra de desligar aparecer no ecrã. Mas na atual era pós-botão Home, o botão lateral é agora utilizado para invocar a Siri, pelo que é necessário manter premido o botão lateral e um botão de volume para desligar.

Esta pequena alteração apagou anos de memória muscular e criou confusão, de tal forma que a Apple está a introduzir um botão de desligar dedicado no iOS 18.

Novo botão de desligar adicionado à Central de Controlo

Um dos principais recursos do iOS 18 é uma nova Central de Controlo que coloca muito mais recursos na ponta dos dedos.

Uma adição desconhecida à nova Central de Controlo é um botão desligar no canto superior direito. Se premir esse botão, aparece no ecrã o botão deslizante de ligar/desligar para poder desligar o iPhone.

Fonte: Pplware.

iOS 18: como bloquear e ocultar aplicações do iPhone

 Até ao iOS 17, a Apple apenas fez algumas implementações de privacidade em aplicações como na app Notas, ou na app Fotografias, onde acrescentou a área de imagens ocultas e apagadas com proteção Face ID/Touch ID. Permitiu também com a app Atalhos criar alguns mecanismos de proteção de apps no iOS. Contudo, só agora com o iOS 18 a empresa faz a verdadeira revolução.

Bloquear e esconder aplicações no iOS 18

Esta nova funcionalidade é muito importante. Quer isto dizer que a partir do novo sistema operativo, o utilizador terá a facilidade de desbloquear o iPhone e entregá-lo a alguém para que veja alguma coisa, sabendo que essa pessoa não conseguirá abrir as aplicações que bloqueou.

Se alguém que utilize o iPhone tentar abrir uma aplicação que tenha bloqueado manualmente utilizando o método que vamos descrever a seguir, receberá uma janela pop-up a informar que não é possível aceder à aplicação sem uma autenticação secundária através do Face ID (ou Touch ID no iPhone SE).

É de salientar que, se a Proteção de dispositivos roubados estiver ativa, a introdução de um código para desbloquear uma aplicação não é uma opção, pelo que, mesmo que o iPhone seja roubado e o ladrão saiba o seu código, não conseguirá abrir a aplicação. No entanto, se a Proteção de dispositivos roubados não estiver ativada, é apresentada uma mensagem de código que pode ser utilizada para desbloquear a aplicação após três tentativas falhadas do Face ID.

Ainda não funciona em todas as aplicações

É importante notar que nem todas as aplicações podem ser bloqueadas. No estado atual das primeiras versões beta do iOS 18 e iPadOS 18, a Apple não disponibiliza a opção de bloqueio para aplicações não sensíveis como Mapas, Relógio, Calculadora e Bolsa.

Como tal, quase todos as outras aplicações podem ser bloqueadas, incluindo apps de terceiros.

E como funciona esta opção?

Vamos mostrar passo a passo como bloquear uma app.

  1. No ecrã do iPhone, pressione e segure o ícone da app que quer bloquear;
  2. Clique na opção Require Face ID (or Touch ID). Esta opção haverá de ser traduzida para Exigir Face ID;
  3. Clique em Require Face ID (or Touch ID) para confirmar.

Há algumas implicações quando a app está bloqueada. Um impedimento é quando solicita à Siri para abrir a app ou executar alguma tarefa que envolva essa aplicação.

Também desaparece do alcance do Spotlight a capacidade de pesquisar por esta aplicação, e as notificações desaparecem.

Como bloquear e ocultar aplicações

Quando bloqueia uma aplicação de terceiros utilizando o método acima, tem a opção de a ocultar também. Atente que atualmente não pode ocultar aplicações do sistema como o Safari ou o Fotos.

Esta opção, quando ativada, faz desaparecer do ecrã inicial o ícone e o nome da aplicação e não aparecem nas pesquisas, embora possam continuar a aparecer na aplicação Definições.

Também é criada uma pasta oculta para aplicações ocultas na sua Biblioteca de aplicações, à qual se acede deslizando para a esquerda até ao fim das páginas do Ecrã principal. No entanto, não receberá notificações de aplicações ou chamadas recebidas de uma aplicação de terceiros oculta.

E como podemos desbloquear e revelar as apps ocultas?

Para desbloquear uma aplicação que tenha bloqueado anteriormente, basta premir longamente o ícone da aplicação e escolher a opção "Não exigir Face ID".

Desde que tenha a Proteção de dispositivos roubados ativada, ligar e desligar o bloqueio requer uma verificação do Face ID, pelo que não pode ser desligado sem o seu conhecimento.

Fonte: Pplware.

IA da Apple e outras novidades vão ficar fora da Europa por agora devido às regras da UE

 Foram várias as novidades apresentadas pela Apple no WWDC deste ano, algumas associadas à IA. O interesse revelado foi grande, mas os utilizadores na Europa têm agora um problema. Devido às regras da UE, a Apple terá de adiar a chegada de algumas destas novas funcionalidades que o iOS 18 e outros novos sistemas vão trazer.

Apple Europa DMA UE IA

A IA da Apple vai ficar fora da Europa

Todos os que tinham esperança de testar a Apple Intelligence e outras novidades associadas receberam agora uma má notícia. A Apple terá de colocar em pausa a chegada destas novidades à Europa, fruto da recente Lei dos Mercados Digitais (DMA) e que limita a utilização deste tipo de tecnologias.

Do que a criadora do iPhone revelou, o Apple Intelligence, o serviço Phone Mirroring e as melhorias no SharePlay Screen Sharing vão ser colocadas em pausa na Europa. A justificar a decisão, indicaram que “as incertezas regulamentares causadas pela Lei dos Mercados Digitais” dificultam a implementação destas funções na UE. Afirmaram ainda que “não acreditam” que conseguirão implementá-los para os utilizadores da Europa ainda este ano.

DMA é a razão apontada pela empresa

Nas declarações apresentadas pela Apple, foram ainda mais longe. Indicaram que “estamos preocupados que os requisitos de interoperabilidade do DMA nos obriguem a comprometer a integridade dos nossos produtos de formas que coloquem em risco a privacidade dos utilizadores e segurança dos dados”.

Mas como não há apenas más notícias, a Apple revelou que já trabalha no sentido de permitir a sua utilização. Indicaram que estão “comprometidos em colaborar com a Comissão Europeia na tentativa de encontrar uma solução que nos permita entregar estas funcionalidades aos nossos utilizadores na União Europeia sem comprometer a sua segurança”.

Apple Europa DMA UE IA

Regras da UE já condicionaram outras empresas

Não está claro quanto tempo a Apple precisará para lançar os seus novos recursos do iOS 18 e outros sistemas na Europa. A DMA, lembre-se, também foi referida por outras empresas como a Microsoft como motivo para atrasar alguns lançamentos no passado recente.

O Apple Intelligence é o novo sistema de inteligência artificial para iPhone, iPad e Mac. O iPhone Mirroring é a função que nos permitirá controlar o iPhone a partir do Mac e até partilhar ficheiros. Já a partilha de ecrã SharePlay abre a porta para assumir o controlo do dispositivo de outra pessoa para prestar apoio.

Fonte: Pplware.