3 de jul. de 2024

Parceiro taiwanês da Apple revela as boas para o iPhone 16

 Estamos a poucas semanas da apresentação do novo iPhone 16. O mercado está confiante que a Apple venderá muito, graças à inclusão da IA nos seus dispositivos. Nessa mesma linha de pensamento um parceiro taiwanês da Apple veio agora revelar dados importantes sobre o novo iPhone para 2024.

Ilustração do iPhone 16 com SoC A18

De facto, muitas unidades começarão a ser produzidas em massa no final deste mês, enquanto aguardam a montagem final com a instalação do iOS 18. É por isso que a última fuga de informação recebida da cadeia de fornecimento de processadores pode ser considerada altamente credível e está em linha com o resto da estratégia iniciada pela Apple em conjunto com a Apple Intelligence.

Apple quer mais chips para o iPhone 16

O processador do próximo iPhone 16 será fundamental, pois terá que suportar o Apple Intelligence e atender aos requisitos técnicos. Lembre-se de que, com os modelos atuais, apenas o iPhone 15 Pro suportará a IA da Apple.

É por isso que a Apple aumentou a sua previsão de procura e deu uma ordem ao fabricante taiwanês TSMC para aumentar a produção de processadores do iPhone 16 para 100 milhões de unidades. Portanto, estamos a falar num aumento de 10 a 20% em relação à previsão de procura anterior para o iPhone 15.

Estes indícios confirmam que a Apple espera vender um maior número de unidades, apoiada pela procura do Apple Intelligence e pelas outras melhorias que o iPhone 16 e o 16 Pro irão receber, como a câmara ou os ecrãs.

Que tipo de tecnologia trarão os chips A18 e A18 Pro

Este ano teremos uma linha dupla de chips para a família iPhone 16. Pela primeira vez, haverá um modelo "normal" e um modelo Pro. Este ano, tivemos o chip A17 Bionic no iPhone 15 Pro e o chip A16 no iPhone 15, daí a falta de compatibilidade com o Apple Intelligence.

Para dar as mesmas características e funcionalidades à gama iPhone 16, estes seriam os processadores que cada modelo teria.

Tanto o chip A18 como o A18 Pro serão fabricados num processo de três nanómetros (N3E) e terão 8 GB de RAM. Os modelos iPhone 16 Pro receberão o chip A18 Pro, enquanto o iPhone 16 terá uma versão reduzida do mesmo chip com o nome A18.

Isto deve-se ao facto de todos os iPhone 16 terem de suportar o Apple Intelligence, que requer um Neural Engine pelo menos tão potente como o atual A17 Pro.

Como o A17 Bionic tem o apelido "Pro", não seria possível utilizá-lo no iPhone 16, pelo que seria lançado um chip A18 e um A18 Pro. Isto diferenciaria mais claramente as duas gamas de iPhone, tal como acontece com os Macs.

A revelação e o lançamento do iPhone 16 deverão ocorrer, como é tradição, na segunda semana de setembro.

Quanto ao preço, não são esperadas grandes alterações ou aumentos de preço, quer para tornar o produto mais barato ou mais caro, e será semelhante à atual família iPhone 15 e iPhone 15 Pro. Além disso, o iPhone 16 será apresentado juntamente com um novo Apple Watch Series X, que, segundo os rumores, será uma parte muito importante da apresentação.

Fonte: Pplware.

iOS 18: como usar o truque secreto dos AirPods para fazer karaoke

 Gosta de karaoke? Pode tirar partido dos AirPods para criar um karaoke caseiro com a ajuda do seu iPhone, pois existem funcionalidades ocultas que pode utilizar para se divertir muito com a música. Vamos mostrar como poderá também no iOS 18 tirar partido desta dica. Atenção, funciona em qualquer versão a partir do iOS 14.

Imagem iPhone com app Apple Music na opção de karaoke

Utilizar uma funcionalidade secreta dos AirPods como karaoke

Com o Apple Music, o utilizador pode tirar partido da funcionalidade de karaoke para obter um retorno vocal utilizando o microfone dos AirPods. Vamos ver um dos truques e um pequeno tutorial sobre como tirar partido da função de Associabilidade "Audição" nas definições do telefone.

A ideia é poder cantar a versão instrumental e poder ouvir a sua própria voz em tempo real.

É necessário efetuar algumas configurações. Para tal, ligamos os AirPods ao iPhone. Acedemos à Central de controlo e ativamos a opção "Audição". Se não encontrarmos esta opção na Central de controlo, podemos ativar a mesma nas definições.

Nos dispositivos antes do iOS 18, basta irmos a Definições > Central de controlo e escolhermos a opção na área das funcionalidades inativas, simplesmente clicando no sinal + a verde. Isso fará com que salte para as funcionalidades ativas, na parte de cima.

No iOS 18, temos de ir diretamente à Central de controlo, deslizamos o dedo no ecrã inicial do nosso iPhone desde o canto superior direito até mais abaixo.

  • Abrimos a Central de controlo, no canto superior esquerdo, clicamos no sinal + (mais);
  • Agora vamos à opção Adicionar um controlo;
  • Deslizamos o ecrã até Acessibilidade - audição e escolhemos a opção Audição;
  • Clicamos no ecrã num lugar qualquer para a Central integrar o novo campo.

Feito isto, vamos à opção Audição onde veremos algumas caixas e escolheremos "Áudio em direto".

Desta forma, já ativámos o que nos interessa, onde poderemos ouvir a nossa própria voz nos AirPods. Esta voz, como já referimos, será captada pelo microfone dos auscultadores.

Uma vez ativada esta função, podemos combinar os aparelhos auditivos, um pode ser usado na orelha e o outro como microfone. Ou pode ter os dois auscultadores nas orelhas.

  • Agora abrimos a aplicação Apple Music e escolhemos a música;
  • Procuramos o ícone do microfone no canto inferior direito do ecrã e ativamos o mesmo;
  • Ativada a função de karaoke e podemos desfrutar dela.

Se não usarmos a app Apple Music, também podemos fazer isso com outra aplicação, como o YouTube. Para isso, procuramos uma música em formato karaoke.

Com os recursos ativados desde o início, pode usar o modo Karaoke com AirPods. Lembre-se apenas de o desligar quando terminar, para que os auscultadores voltem ao seu estado normal.

Fonte: Pplware.